Maquiagem – Base Oil-Free

8 Nov

Parece simples, uma pele com excesso de óleo deve evitar os óleos nos produtos cosméticos logo deve usar produtos oil-free. Mas será assim tão linear?

base oil-free sem óleo

Os produtos oil-free em geral são adequados a quem tem a pele oleosa ou tendência para desenvolver acne e/ou outras reacções a produtos ricos em óleo. Há óleos adequados a quem tem a pele oleosa, mas estes costumam ser incorporados em tratamentos localizados e específicos (por exemplo óleo da árvore do chá para tratamento localizado de borbulhas) ou, então enquanto parte da limpeza da pele.

O que significa oil-free? Depende (infelizmente), de modo que é importante ler rótulos. Alguns produtos “oil-free” são livres apenas de óleo mineral, outros são só livres de óleos naturais (sendo que podem ter óleos sintéticos) e outros, raros, são completamente livres de óleos. Os produtos oil-free não terão nada com a palavra “óleo” e terão, na maior parte das vezes, ingredientes como propileno glicol, glicerina, e silicones no princípio da lista de ingredientes (entre o lugar 1 e o 5 na lista).

Os produtos oil-free substituem os óleos por substâncias que se comportam como óleos quando aplicados na pele com todos os seus benefícios inclusive o de protecção e de dar elasticidade à pele. Assim, estes “óleos subsitutos” servem de veículo apropriado ao principio activo do produto (ou seja, como uma base para a construção do produto boa e eficaz), mas que como não se misturam com os “verdadeiros” óleos, não são considerados óleos em si. Faz sentido? Fazem tudo o que os óleos fazem menos misturar-se com outros óleos, logo, não são exactamente óleos!

Como nota final nesta parte do artigo, digo apenas que para uma pele com tendência para o acne é muito mais importante um produto não comedogénico do que oil-free já que há óleos não comedogénicos que até vão fazer bem.

Vamos agora às recomendações de bases oil-free, que são três. Para cobertura leve a moderada, a Face & Body da Makeup Forever; para cobertura moderada a alta recomendo uma boa base mineral sem bismuto (a da Bare Minerals tem boa reputação bem como a da The Body Shop e da Bellápierre apesar da marca estar a trabalhar um bocadinho mal em Portugal no momento [Novembro de 2013]) e para cobertura alta, a Dermablend (base) da Vichy.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: