Cuidados De Pele – Sinais De Idade

4 Nov

Pois é, muitas vezes a idade de uma pessoa adivinha-se mais depressa pela área do peito e do pescoço bem como pelas mãos do que propriamente pelo rosto. Mas então, se estamos tão preocupados em não deixar que o rosto deixe com que quem nos adivinha a idade nos acrescenta anos, o que podemos fazer quanto ao resto?

sinais de idade outros prevenir

O peito e as mãos revelam mais sinais de idade porque a pele é, de si, diferente na medida em que tem menos glândulas que produzam óleo (que protege a pele e mantém elástica) e porque a textura é diferente. Além disso, é a verdade é que não temos os cuidados com as mãos e o peito que temos com o rosto a nível de tratamento e, em especial de protecção solar! As mãos, em particular, sofrem muito “abuso” ao longo da vida, entre lavagens frequentes com produtos muito fortes e a exposição aos elementos e à poluição, já muito resiste a pele das mãos. O ideal será prevenir e mais do que reparar danos, importa prevenir mais e mais sinais de idade. O pescoço tem a grande vantagem de estar perto da face e até certo ponto coberto e protegido pela sombra da face – assim, qualquer tratamento que se aplique a todo o resto deve ser “estendido” para o pescoço na mesma quantidade proporcional

Os sinais de idade que mais vemos são as manchas (castanhas ou arroxeadas) e flacidez, além do aspecto mais macilento e “sem vida” da pele. As manchas castanhas são causadas primariamente pela exposição solar, são pigmentação normal devido à má protecção. Para isto, há tratamentos despigmentantes tanto de venda livre como prescritos por médicos e há, também, séruns com vitamina C para uso durante a noite. A vitamina C é um anti-oxidante e um bom sérum de vitamina C virá em doses únicas (uma espécie de cápsula para cada uso) ou, na pior das hipóteses, num frasco escuro.

As manchas arroxeadas ou rosadas serão pequeninos derrames, vasos capilares que se romperam. Não é grave a nível da saúde se não forem uma grande extensão, mas são inestéticos. Para isto, só mesmo o dermatologista munido de tratamentos lazer vai poder ajudar. Estas manchas são comuns no peito, em torno do nariz e nas faces, é raro vê-las nas mãos, mas não é, de todo, impossível.

Quanto à textura, à flacidez e ao toque estilo papel crepe/crepom, parecendo que a pele é grossa estilo borracha, seca e enrugada, sem luminosidade e/ou que tem uma espécie de areia fina que escama. Um esfoliante é a melhor escolha, seja ele químico (com ácido glicólico ou salicílico) ou mecânico ou, para casos mais gritantes, um peeling químico feito pelo dermatologista. A microdermabrasão pode ser uma escolha também dependendo da condição da pele, sendo que o aconselhamento deve ser feito caso-a-caso por um bom dermatologista ou uma esteticista qualificada.

Conclusão: é possível prevenir e reparar danos e não deixar que a pele do pescoço, peito e mãos revele a verdadeira idade da pessoa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: