Cuidados De Pele – Higiene E Cuidados Básicos Semanais e Mensais

22 Out

Ontem falámos do dia-a-dia, dos cuidados que devemos ter connosco mesmos todos os dias e ficou prometido que hoje falaríamos dos cuidados a ter mais espaçados no tempo. A saber:

máscara facial rosto tratamento

  • Lavar e hidratar o cabelo – é aconselhável que se lave o cabelo no máximo em dias alternados e no mínimo duas vezes por semana. Depois de anos e anos a fio a lavar o cabelo todos os dias, estou já desde o início do Verão a tentar habituar-me a lavar dia sim, dia não. Não está nada fácil, nem me sinto bem nos dias em que não lavo o cabelo, por isso eu mais do que ninguém compreende que pode não ser muito fácil adaptarmo-nos a este regime. Saber lavar o cabelo é importantíssimo, mas saber hidratá-lo, em especial para quem usa cabelo longo, também é. Contando que o produto seja de qualidade, que não nos cause alergia e que o nosso cabelo goste dele, está tudo bem. A máscara capilar deve ser feita uma vez por semana e o condicionador deve ser usado com uma frequência dependente do tipo de cabelo – em geral, cabelo quimicamente tratado, muito grosso ou seco deve ser hidratado a cada lavagem tendo em atenção que a máscara não deve chegar às raízes do cabelo;
  • Hidratação profunda ao cabelo – pode ser algo tão simples como colocar óleo de argão no cabelo e dormir com ele, lavando o cabelo na manhã seguinte ou pode ser um tratamento feito no cabeleireiro. Deve, de qualquer modo, ser feita uma vez por mês;
  • Máscara facial- Adoro. Adoro, adoro, adoro fazer máscaras. Se quando era adolescente adorava fazer máscaras de argila (tinha a pele muito oleosa) pela sensação de limpeza que me proporcionavam, hoje em dia adoro máscaras hidratantes pelo conforto que sinto com elas. Caseiras ou compradas, devem ser deixadas por 10 minutos salvo indicação contrária específica e retiradas com água morna a pender para o frio. Já agora, já que se vai tomar tempo para fazer a dita máscara, porque não uma auto-mini-facial? Uma vez por semana, não custa nada e faz muito bem!
  • Tratar das unhas – As unhas das mãos devem ser limadas uma vez por semana (a superstição diz que deve ser à segunda de preferência e nunca à sexta nem tampouco à noite, vai de cada um cumprir ou não). Ainda que se opte por usar as unhas longas, manter tamanhos uniformes e prevenir lascas é sempre bom. As unhas dos pés devem ser tratadas cada 2 ou 3 semanas, já que crescem a um ritmo muito mais lento. Falando em pés, em especial para quem passa muito tempo de pé, tratar também da secura fazendo uma boa esfoliação seguida de hidratação profunda ajuda a aguentar melhor as horas que se passa de pé. Falando em manicure e pedicure, ainda que caseiríssima, é a altura ideal para renovar verniz nas mãos e nos pés, caso se opte por usar o mesmo;
  • Esfoliação – especialmente a corporal! A facial pode ser feita diariamente com os produtos adequados e pode já estar englobada na auto-mini-facial, mas a esfoliação corporal passa mais despercebida. Manter a pele do corpo em boas condições todo o ano ajuda a poupar trabalhos de última hora quando chegar o Verão. Vale, claro, lembrar que depois de toda e qualquer esfoliação é obrigatório usar um hidratante;
  • Corte e retoque (cabelo) – para quem pinte, é necessário manter essas raízes bem controladinhas, pintando a cada 4 a 6 semanas – quanto mais distante do tom natural for a cor escolhida, menos tempo se poderá permitir entre pinturas. Quanto ao corte, cabelos mais curtos ficam desalinhados mais cedo mas o máximo do máximos, todos os cabelos devem passar pela tesoura uma vez a cada 3 meses.
  • Depilação – pode ser feita várias vezes por semana (lâmina ou creme, por exemplo), uma vez por mês (cera) ou não ser feita (no caso de não se querer, claro, e no caso de se ter feito depilação definitiva).
Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Higiene E Cuidados Básicos Semanais e Mensais”

  1. Maria Joao Borges Outubro 30, 2013 às 9:52 pm #

    Eu arrepio me de pensar em lavagens diárias de cabelo. o meu sucumbia a tal. na verdade sinto que ele cresceu rápido desde que o lavo de 2 em 2 dias, as vezes de 3 em 3, e não fica oleoso, nem tao pouco cheira mal. no entanto para esfoliante usava um gel de banho para o efeito mas ressequia me a pele. algum creme em particular para uma boa esfoliação?

    • mickysantos Outubro 31, 2013 às 7:41 pm #

      Sempre que se esfolia é mais do que obrigatório aplicar sempre um bom hidratante por cima. Assim a pele nova terá uma protecção e não secará! Para esfoliantes de corpo mecânicos, por acaso gosto dos da The Body Shop por causa dos cheirinhos adoráveis. Como esfoliantes químicos (que são o que recomendo), nada para mim ultrapassa o IsoUreia da La Roche Posay (em Farmácia).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: