Cuidados De Pele – Higiene E Cuidados Básicos Diários

21 Out

Voltei! Estou de volta ao blog que é também o meu trabalho de certa forma. Estava a habituar-me à boa vida de ter post excelentes escritos por outras pessoas… Enfim, hoje vamos falar de uma coisa muito básica, de cuidados de higiene e cuidados com a pele que devemos ter diariamente. Acredito que seja óbvio para a maioria das pessoas, mas há sempre quem não saiba e vale relembrar.

higiene, cuidado, diário

  • Tomar duche – curto e com água tépida! Duches longos e/ou com água demasiado quente retiram os óleos naturais da pele, sensibilizando-a muito. Por outro lado, duches demasiado curtos não nos vão permitir retirar bem o gel de duche ou sabonete, o que também é péssimo para a pele, deixando-a ressecada e desconfortável. Aproveito para lembrar que, muitas vezes, um duche longo gasta mais água do que um banho de imersão, por isso, se o duche for muito prolongado, lá se vai a ideia de poupar água! A água fria também é inimiga, mas das articulações! Banhos frios repetidos resultam em dor óssea quando a idade avança, por isso, pela saúde futura, é importante moderar a temperatura. Quanto ao gel de banho ou sabonete, desde que este seja suave e não resseque a pele nem cause alergias, é uma questão de qual cheirinho nos agrada mais. Sou grande fã das espumas de banho da Rituals e dos geles de banho d’O Boticário e da Bathique (são caros! Mas duram muito tempo) de modo que recomendo espreitarem estas 3 marcas;
  • Lavar o rosto – não raras vezes, o rosto precisa de cuidados específicos e de um produto de limpeza também ele adequado. Deve, como sempre falamos aqui no Invicta Maquiagem, ser suave e adequado ao tipo de pele. Para pele oleosa, embora a tentação seja tentar remover todo o óleo, um produto demasiado forte vai resultar numa produção de óleo mais acentuada e acaba por haver um ciclo vicioso;
  • Fazer a barba ou depilar – este blog é lido por homens e mulheres, logo não poderia deixar o segmento masculino de parte, porém o que vou dizer aplica-se também às mulheres que escolhem a lâmina como método de depilação. Para proteger e lubrificar a pele, é imprescindível aplicar gel, creme, bálsamo ou espuma de barbear. Na pior das hipóteses, quando não há nada de nada à mão, uma gotinha de condicionador de cabelo ajuda, mas não será a escolha ideal. Dizem-me entendidos masculinos (porque eu, sendo uma doce e delicada menina não faço a barba) que o bálsamo de barbear da Rituals é muito bom e dura imenso porque se usa muito pouco. O facto é que ele é bastante lubrificante e quase desprovido de aroma, por isso acredito que seja bom até para a pele mais sensível e sensibilizada pela lâmina. Para que se corte o pelo rente, deve-se usar uma lâmina limpa e bem afiada, tão nova quanto possível e para evitar pelos encravados deve-se cortar os mesmos no sentido do crescimento – o corte pode até não parecer tão rente, mas será menos propenso a encravar, o que é doloroso para além de inestético;
  • Limpar com a toalha – e não é esfregar!!! Aquele desenho animado em que o personagem se esfregava da cabeça aos pés na toalhinha felpuda é mesmo fantasia. Deve-se secar a pele com ligeiras batidinhas e evitar ao máximo esfregar já que, mais uma vez, isto causa dano à pele. A esfoliação é importante, mas é bom que seja controlada!
  • Hidratar – tecnicamente, todas as peles precisam de hidratação, mas eu sei que há aquela preguiça em especial no corpo! Contra mim falo, na verdade. Porém, depois da exposição solar e nos dias mais frios, é absolutamente imprescindível hidratar o corpo. Seja com um leite, um creme ou uma manteiga, conforme a pele sejam menos ou mais seca, há ocasiões em que não nos devemos distrair. Quanto ao rosto, não há cá dias mais ou menos necessário, mais ou menos importantes. Todos os dias são dias de hidratar, inclusive a pele oleosa. Um bom hidratante deve ser confortável e, mais uma vez, adequado ao tipo de pele.

Aqui estamos mais a falar da pele, em especial do rosto, mas há sempre coisas que nunca podemos descurar! Beleza sem higiene não vale nada de nada. Usar desodorizante, perfume (se escolherem usar), lavar os dentes e lavar as mãos várias vezes ao dia (antes de comer, antes e depois de ir à casinha e entretanto se for necessário). Claro, nem vou mencionar a protecção solar!

Amanhã falaremos de cuidados semanais!

Anúncios

6 Respostas to “Cuidados De Pele – Higiene E Cuidados Básicos Diários”

  1. Ana Cristina Outubro 21, 2013 às 8:10 pm #

    Duches longos… hummm… identifico-me totalmente confesso.
    Adoro ficar debaixo do chuveiro simplesmente a não fazer nenhum.
    Além disso em mim o banho tem um efeito totalmente terapêutico e revitalizador!!!

    • mickysantos Outubro 21, 2013 às 8:58 pm #

      Acontece o mesmo comigo e é um grande esforço não aquecer a água quase até queimar, mas lá que faz mal, lá isso faz!

  2. Susana Almeida Outubro 22, 2013 às 3:38 pm #

    Embora saiba que a gua nao deve ser muito quente sabe tão bem um duchinho quentinho, sei de quem consiga tomar duche de agia fria mas eu nem no Verao dispenso o meu duche morninho =) Beijinho*

  3. Maria Joao Borges Outubro 30, 2013 às 9:46 pm #

    Ultimamente a minha pele tem se ressentido, pois ando a dormir menos. mas de resto vou tendo os cuidados normais, bebo agua, não me esfolo com a toalha, e vou passando creme. mas haverá algum anti cansaço acessível para peles normais que me devolvesse a vitalidade a cara?

    • mickysantos Outubro 31, 2013 às 7:42 pm #

      Dado que não usas base diariamente, posso sugerir um Optivia da Boots (em Farmácia) ou um Ideália da Vichy (em Farmácias)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: