As 10 Dicas da Perfeição

18 Out

Hoje convidei a Solange Soares, colega maquilhadora (e que tirou o curso no mesmo sítio que eu!!!). Além de linda, linda, linda, mil vezes linda, é uma excelente profissional e super simpática. Se não conhecem o trabalho dela, por favor passem pelo blog dela! Eu dei há tempos 5 dicas para que a maquiagem parecesse mais elaborada, ficam mais 10 para que tudo seja perfeito.

Uma bonita maquiagem!

Uma bonita maquiagem!

Olá a todos!

O meu nome é Solange Soares, sou maquilhadora profissional, e venho hoje, a convite da Micky, dar-vos alguns conselhos que vos ajudarão a conseguir uma maquilhagem mais perfeita, com um toque profissional. São 10 dicas que têm tanto de simples como de importantes, baseadas em conversas que tive com amigas e clientes e que, por isso, achei que poderiam ser úteis.

Vamos, então, descobri-las.

1. Hidratar e Desmaquilhar

Para além de ser imprescindível para a saúde da nossa pele que a limpemos e hidratemos de manhã e à noite, e que a desmaquilhemos todos os dias (com produtos próprios para o efeito, não com toalhetes, que são muito agressivos), esses cuidados também ajudam a manter a maquilhagem no sítio (porque a pele não vai buscar a hidratação à maquilhagem). Além disso, ela fica com muito melhor aspeto do que se for aplicada por cima de restos do dia anterior. Pela vossa saúde e beleza, nunca se esqueçam destes passos!

2. Naturalidade e Moderação

A maquilhagem serve para nos valorizarmos, mas sem ninguém dar por isso. Se, por exemplo, uma imperfeição se notar ainda mais devido à quantidade de produto que lhe colocamos em cima e ao facto de este estar mal espalhado, o melhor será repensar a tática. Usem pouca quantidade de cada vez e vão acrescentando se for necessário, pois é muito mais fácil acrescentar do que remediar o erro. Esta dica aplica-se a todos os passos da maquilhagem. Sejam pacientes e construam o vosso look pouco a pouco.

3. A Base e o Corretor

Penso que nunca é demais repetir que a base não serve para corrigir imperfeições, e muito menos para bronzear/clarear a pele (não deve ser mais escura nem mais clara do que o tom de pele), mas sim para uniformizar o seu tom (que acaba por não ser o mesmo em todo o rosto devido a diversos fatores). Para corrigir as imperfeições, temos os corretores, que devemos aplicar somente onde é necessário para não comprometer o fator naturalidade. O bronzeado, por sua vez, é assegurado por produtos próprios para o efeito (bronzeadores em pó, em creme…), e que são aplicados em sítios estratégicos do rosto.

4. Sobrancelhas Expressivas

Muitas vezes estamos preocupadas em fazer uma maquilhagem de olhos dramática, mas esquecemos por completo as sobrancelhas, que vão precisamente ajudar-nos a ter uma maior expressividade no olhar. Devemos dar-lhes definição com um tom semelhante ao natural (em lápis, sombra ou gel apropriado) e penteá-las (e fixá-las com um fixador de sobrancelhas, se necessário) para que se mantenham no sítio durante todo o dia.

5. Sombras Mate

A publicidade que é feita às sombras cintilantes, o impacto visual positivo que elas causam, e a grande quantidade de sombras deste tipo que existem no mercado podem levar-nos a crer que elas são as mais adequadas para qualquer maquilhagem, que iluminam qualquer olhar ou que favorecem qualquer pessoa. No entanto, tudo o que tem brilho realça imperfeições, pelo que devem usar estas sombras com precaução. As sombras mate, pelo contrário, podem ser usadas em qualquer tipo de olho, para além de permitirem a concretização de looks mais sóbrios e naturais , de modo que as aconselho a quem está a iniciar-se. Só têm de ter em conta que as sombras claras dão volume, e que as sombras escuras dão ilusão de concavidade.

6. Aspeto Clean

Ao fazermos a maquilhagem de olhos, é muito frequente a queda de algum pó da sombra na zona da olheira, o que prejudica e muito o aspeto final da maquilhagem. Existe a conhecida técnica do “balde do lixo” (depositar uma camada generosa de pó na zona da olheira, onde cairia a sombra, que depois seria limpa juntamente com o pó) que, na minha opinião, deixa demasiado vincadas quaisquer rugas ou irregularidades nessa zona. O melhor será realmente evitar que o pó caia, ao invés de tentar remediar depois. Uma boa solução é a utilização de um kleenex nessa zona, e outra será sacudir um pouco o pincel antes de aplicar a sombra, para retirar o excesso de produto do mesmo. De qualquer forma, se acontecer não esperem até ao final para tentar limpar, mas sim peguem de imediato num pincel fofo limpo ou na chamada “vassourinha” (ver foto) e passem levemente.

pincel vassourinha

7. Simetria

Para que os dois lados do rosto fiquem simétricos, considero que a melhor opção é fazer cada passo da maquilhagem em ambos antes de passar ao passo seguinte. Se não o fizerem, correm o risco de passar alguns deles à frente, e o resultado nunca será o mesmo. Relembro ainda que o primeiro local onde pousarem o pincel será aquele onde ele deixará uma maior quantidade de produto, o que é muito relevante em termos de modelação e também de simetria.

8. Aplicação da Máscara de Pestanas

Este produto é dos mais apreciados, mas é muitas vezes mal aplicado. Muitas meninas optam por colocá-lo apenas de baixo para cima, na tentativa de curvar as pestanas, quando na realidade é importantíssimo que o apliquem também na parte de cima das pestanas. Caso contrário, não só as pestanas ficarão com uma cor diferente dos dois lados, como também poderão ser visíveis resquícios de sombra e pó solto/compacto sempre que olharem para baixo. Se optarem por aplicá-lo também nas pestanas inferiores, esperem um pouco até o produto das pestanas superiores seque, para não causar estragos. Esses estragos, se ainda assim acontecerem, são facilmente remediáveis se limparem com um cotonete seco, mas esperem, uma vez mais, que o produto seque antes de o limparem.

9. Corrigir o Eyeliner

Quando temos pouca prática com o eyeliner, a tendência é a da ir engrossando o traçado em ambos os olhos, até acertar. Esta técnica poderá resultar no chamado “efeito panda”, em que o eyeliner já mais parece uma sombra, uma vez que ocupa toda a pálpebra móvel. Para além de poderem ter mais cuidado com essa situação, tentando sempre começar por um traço bem fininho, há produtos que podem ajudar-vos a remediar o erro depois de cometido. É um produto que existe em várias marcas, em forma de caneta, com ponta branca, e que vos permite apagar o que desejarem e refazer.

caneta dior corrector de erros

10. Produtos de Longa-Duração

Por último, mas não menos importante, aconselho-vos a usar, se tiverem essa possibilidade, produtos de longa-duração. Ao andar com a maquilhagem menos composta poderão causar uma má impressão e ficar com um aspeto desleixado (até porque muitas vezes não há tempo para retoques), algo que certamente não quererão. É preferível terem muito poucos produtos com muita qualidade a este nível, do que uma vasta coleção que não permite um resultado duradouro. Claro que estes produtos não são necessariamente os mais caros, por isso façam escolhas inteligentes.

Espero que tenham gostado!

Anúncios

5 Respostas to “As 10 Dicas da Perfeição”

  1. Vera Outubro 20, 2013 às 1:01 pm #

    Gostei muito de ler as dicas!

  2. silviabiaaivlis Outubro 20, 2013 às 2:08 pm #

    Gostei muito das dicas mas não percebi muito bem a parte de quando diz que também se deve aplicar máscara na parte de cima das pestanas…será que podia explicar melhor? 🙂

    • mickysantos Outubro 20, 2013 às 7:59 pm #

      Olá Silvia! Quando aplicamos máscara geralmente aplicamos só por baixo das pestanas superiores, só pela “frente” dos olhos. O que a Solange quis dizer foi que devemos aplicar também fechando os olhos e aplicando do lado virado para a pálpebra! Espero que faça mais sentido agora!

      • silviabiaaivlis Outubro 21, 2013 às 2:39 am #

        Sim já percebi agora 🙂 Muito obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: