Cuidados De Pele – A Pele De Um Fumador

8 Out

Já sabem que não sou de dar sermões a ninguém sobre fumar, mas os factos são os factos e penso ser bom falamos do que é que o cigarro faz à pele! Afinal, saber não ocupa lugar!

pele fumador lábios fumo

Há duas maneiras rápidas, fáceis e mais do que certas de nos fazer parecer bem mais velhos do que somos e que não incluem maquiagem! Uma é ficar a tostar ao sol, a outra é fumar. O problema maior de fumar é que não afecta só o exterior, afecta até mais ainda o interior.

Fumar de maneira crónica (ou seja, ter o hábito de fumar), priva a pele de oxigénio e nutrientes que são os elementos essenciais para que esta funcione bem. Para começar, há logo uma grande influência no tom de pele: algumas pessoas perdem o tom rosado e saudável das faces, outras pessoas ganham um tom amarelo por toda a pele e, mais comum até, outras pessoas ficam com o tom de pele muito menos homogéneo. Qualquer mancha de origem hormonal ou causada pelo sol vai ficar pior, mais óbvia e aparecer muito mais cedo do que se não se fumasse. Outra grande influência é no colagénio e na elastina, que são responsáveis pela elasticidade da pele; se estiverem em falta ou em deficiência, a pele fica flácida muito mais rapidamente. Mesmo se não houver grandes alterações de peso, a área em torno dos olhos, a zona em baixo do queixo (vulgo, papada), os seios e a parte de baixo dos braços são os primeiros locais a dar sinal da flacidez da pele!

Claro que há a questão das rugas, em especial ao redor da boca, o famoso “código de barras”, mas não é só! As tais rugas em torno dos lábios são causadas pela perda de elasticidade da pele e também pelo movimento constante dos lábios ao fumar, ou seja, é uma agressão dupla. Porém, a restante pele, em especial a do rosto e das mãos, acaba por sofrer também danos vindos de dentro (da falta de sangue para irrigar as células e manter o nível de oxigénio e nutrientes necessário) e de fora, por estar sempre a levar com o fumo. Outra agressão dupla!

Outros malefícios para a aparência incluem o estrago dos dentes (e todos sabemos que um sorriso bonito faz de nós muito mais atraentes), manchas nos dedos, perda de cabelo e há também estudos que relacionam o fumo com uma maior incidência de doenças auto-imunes como a psoríase.

Deixar de fumar é a melhor maneira de por um travão nos danos que se está a fazer à pele (e aos órgãos internos). Há grupos de ajuda e médicos especializados que podem ser uma grande ajuda!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: