Corpo – Receita Caseira Para Odores Nos Pés

7 Out

Não há cá paninhos quentes, na transição entre os sapatos abertos de Verão e os sapatos fechados do Outono, pode perfeitamente acontecer a boa gente. Às vezes o dia começa frio e saímos de casa pensando que se vai manter assim e, de repente, afinal estão 27ºC e nós de botas. Depois, mesmo a quem não é já adolescente, os odores nos pés podem acontecer e apesar de desagradável, é um odor corporal como outro qualquer.

pés odor tirar caseira

Claro que a higiene e a prevenção são necessárias, há até cremes desodorizantes e reguladores da transpiração para os pés, mais adequados a pessoas que suem muito já de si e a adolescentes que estão a passar por uma fase em que o odor forte é normal. Se o odor incomodar muito, é possível ir ao dermatologista pedir um aconselhamento, já que é de notar que o odor forte injustificado advém muitas vezes de infecções fúngicas (micoses e outras) e deve ser investigado e tratado.

Para quem tenha este problema apenas ocasionalmente, há uma receita caseira que gostaria de partilhar convosco. Não há nada mais fácil, é mesmo básico. Contudo, nem toda a gente a sabe!

Basta apenas pegar em 3 ou 4 saquetas de chá preto bem forte (estilo o Lipton da embalagem amarela) e fazer num litro de água. Deve a água estar bem quente  e as saquetas devem ser deixadas lá dentro até a água arrefecer completamente. O chá deve ficar tão forte que seria impossível de beber (nada de tentar!). Uma vez a água à temperatura ambiente, os pés devem ficar de molho uns 10 minutos nesta água. Os taninos do chá perto vão alterar o pH da pele dos pés, ajudando a combater o odor! Em teoria o vinho tinto também resultaria, mas não recomendo por inúmeras razões, todas elas bastante óbvias. Só se deve usar esta técnica em caso de necessidade e não fazer dela um hábito, já que usar sem necessidade alterará o pH da pele de tal forma que a fragilizará. Se houver necessidade de combater o odor de forma habitual e prolongada, vale mais investir num bom creme para o controlo do odor e perspiração (à venda nas Farmácias).

Depois, deve-se lavar os pés em água corrente com bastante sabonete/gel de banho ou então esfoliar – é que o chá assim tão forte mancha a pele mais clara e mais grossa, de modo que se notarem os pés manchados de amarelo e isso for um problema, convém tratar disso. De contrário, a cor sai depois de um ou dois duches, também não é grave nem tão notório assim. Depois, pode-se aplicar um creme de pés ou não, fica a critério.

Aqui está, uma solução simples, rápida e barata para um problema incómodo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: