Outubro, mês Internacional da luta contra o cancro da mama

1 Out

O Invicta Maquiagem decidiu, mais uma vez, juntar-se ao mês que é especialmente dedicado à luta contra o cancro da mama. É por isso que, durante este mês, o blog se vai vestir de cor de rosa.

família mãe avó filha

Ano passado falei sobre este tipo de cancro  e até mostrei uma imagem sobre como podemos fazer o auto-exame – sim, podemos, homens e mulheres, de qualquer idade, de qualquer raça, de qualquer credo! Isto porque o cancro de mama pode bater à porta de qualquer um e quando o cancro surge, não afecta só a vida da pessoa doente, afecta a vida de todos quantos gostam dessa pessoa. É muito comum, não é uma doença rara que só dá aos outros, não é algo que se faz por merecer nem é uma maldição – é algo a que todos estamos sujeitos.

É o segundo tipo de cancro mais diagnosticado em mulheres (sendo que o primeiro é o de pele de que tanto falo). 1 em cada 8 mulheres vai ser diagnosticada com este tipo de cancro ao longo da sua vida – é um número assombroso que sinceramente me deixa inquieta, não só por mim, mas também por todas as mulheres que amo, como a minha Mãe, as minhas melhores amigas e tantas outras pessoas a quem quero bem. 1% de todos os casos de cancro de mama acontecem em homens, o que pode parecer muito pouco, mas cada vida conta.

Apenas 5 a 10% dos casos são, hoje em dia, relacionados com causas genéticas e hereditárias. Se for detectado cedo, 90% das pessoas vive 5 ou mais anos depois do diagnóstico o quem, embora não seja perfeito, é muito melhor do que era há uma década atrás. Ao ajudarmos, nem que seja por passarmos informação, estamos a contribuir para que esta percentagem suba e para que estes 5 anos se tornem 10, 20, 30.  O que podemos fazer para não fazemos parte das estatísticas? Para já, sabemos que a melhor maneira é a detecção precoce, com a ajuda do auto-exame e também idas regulares ao médico, o que a partir dos 40 anos inclui mamografias (ou bem mais cedo, caso haja motivos para tal como, por exemplo, cancros anteriores ou casos na família imediata), uma dieta equilibrada e rica em frutas e vegetais, manter um peso saudável, consumo moderado de álcool, largar o cigarro e fazer exercício físico.

A Companhia Estée Lauder (uma das grandes marcas de cosméticos do Mundo) está a lançar uma campanha que julgo valer a pena mencionar, mesmo que seja só para que todos tenham conhecimento de dados importantes e da luta que se trava todos os dias contra este tipo de cancro, seja em casa de pacientes e família e amigos, seja em camas de hospital, seja em laboratórios. Fica aqui o link para a campanha caso tenham interesse, campanha essa que tem por slogan “Juntas Somos Mais Fortes” e que tem também a playlist de vídeos que deixo abaixo.

Porque beleza é importante, mas saúde é muito mais e porque tenho certeza que a cura e o método eficaz de prevenção vai ser descoberto e estar acessível no menor tempo possível, peço a todos os meus leitores que se lembrem não só durante este mês mas especialmente durante o mesmo de que a detecção precoce e a informação são a melhores armas de que dispomos, sempre!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: