O Que É Um Cosmético?

30 Set

Este artigo deveria ter sido escrito láááá longe, quando o blog começou, porém nunca é tarde para uma pequenina nota sobre o nosso tema! É que afinal, apesar de se chamar Invicta Maquiagem (que hoje vejo ter sido um nome não tão bem escolhido), o tema do blog não é só maquiagem. Na verdade fala-se sobre cosméticos quer tenham cor (maquiagem) ou não.

cosmetics cosmeticos definição o que é o que são

A definição de cosmético varia de local para local, de cultura para cultura. Em Portugal (por imposição da UE) e também no Brasil, a lei define cosmético como sendo “qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo humano (epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, modificar-lhes o aspecto, protegê-los, mantê-los em bom estado ou de corrigir os odores corporais.” Isto quer dizer que, em Portugal, os cosméticos englobam desde a pasta dos dentes e o desodorizante e perfume até a cremes e loções passando também pela maquiagem.

A FDA, o órgão que rege estas coisas nos Estados Unidos, diz que um cosmético é algo aplicado ao corpo humano que vise limpar, embelezar, promover a atracção ou alterar a aparência sem afectar a estrutura do corpo e suas funções. Esta definição, estranhamente, excluí o sabão e sabonete. Não sei bem porquê nem encontrei dados, mas penso que é porque ainda há locais onde os cosméticos são proibidos e mal vistos e não me parece que quem quer que seja no seu perfeito juízo queira proibir banhos e sabonetes.

Neste momento, está a trabalhar-se para que os cosméticos passem a o obedecer a um standard Internacional, o que seria muito a nível de ingredientes (alguns são proibidos em alguns países e não em outros), regulamentação de higiene e modos de produção, testes em animais, etc. Seria bom, na minha opinião, que se estabelecesse um consenso e que fosse tudo regulamentado de maneira igual até para podermos usar produtos vindos de outros mercados e estarmos certos de que os nossos interesses estão salvaguardados e que todos estamos igualmente protegidos de elementos que se sabem nocivos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: