Cabelos – 3 Dicas Para Lidar Com Cabelo Oleoso

29 Set

É aquele cabelo que parece melado e escorrido, não aguenta um dia sem lavar, fica melado por tudo e por nada. Por vezes é acompanhado de uma sensação desconfortável no couro cabeludo e/ou pontas secas. Hoje, 3 dicas para lidar com este problema.

cabelo castanho chocolate

  1. Evitar fricção e calor – Esfregar o couro cabeludo ao lavar não faz “desincrustar” a gordura, apenas faz com que que as glândulas sebáceas, que produzem óleo, se sintam compelidas a produzir ainda mais óleo. Aqui estão mais dicas sobre como lavar o cabelo.  O mesmo efeito têm secadores em excesso dirigidos à raiz, o uso de chapéu quando não absolutamente necessário (casos de muito sol ou de muito frio, fora isso, não se deve usar), esfregar a toalha na cabeça para secar o cabelo, escovar em demasia, etc. etc.
  2. Evitar champô para cabelo oleosos – O champô ideal é um mais suave, isto porque o champô para cabelos oleosos é muito agressivo e a médio e longo prazo acaba por estimular a pele a produzir mais óleo. Já para não falar de alergias e couro cabeludo desidratado, ambas condições que levam o cabelo a ser ainda mais oleoso – é um ciclo vicioso! É a mesma razão pela qual quem tem pele oleosa deve fugir de produtos de limpeza demasiado agressivos. Nas primeiras lavagens o resultado pode deixar a desejar, mas o cabelo acaba por se habituar à nova rotina e novos produtos. Aliás, se experimentarem champô seco, vão ver que o cabelo depois de algumas semanas até se habitua a só ser lavado dia sim, dia não porque as glândulas não sentem necessidade de produzir tanto óleo.
  3. Atenção ao condicionador e tintas – É importante usar condicionador se se tiver o cabelo comprido, claro, a oleosidade da raiz não chega às pontas e não as protege. É importante que se proteja e hidrate o cabelo para que ele seja mais bonito e também no caso de quem pinta o cabelo. Há inúmeras cabeleireiras que recomendam que quem tem o cabelo oleoso pinte ou faça madeixas, eu própria caí pela primeira vez na conversa quando tinha 12 anos – nada mais ridículo, porque a parte do cabelo que efectivamente fica mais seca é o comprimento, que de si já é mais seco e nem sequer produz óleo. O couro cabeludo fica efectivamente mais seco uns dias (e ninguém no mundo pinta o cabelo todas as semanas! E se o faz, não devia), mas além de isso ser causado por um dano químico que já de si é mau, o couro cabeludo depois “vinga-se” e quando recupera da agressão, produz ainda mais oleosidade (tecnicamente é sebo que se chama, mas eu odeio tanto essa palavra, até me põe os nervos em franja!). Voltado ao condicionador e máscara há já condicionadores ligeiros no mercado, mas ainda assim, quem ache que que são muito pesados pode perfeitamente aplicar o condicionador primeiro e o champô depois! Assim, se o champô não for incrivelmente agressivo, o cabelo vai reter a hidratação que precisa sem colar.

Quem tem mais dicas para cabelos oleosos? Por favor partilhem! Em breve falarei de cabelos secos e qualquer dica que possam deixar também será grandemente apreciada!

Anúncios

2 Respostas to “Cabelos – 3 Dicas Para Lidar Com Cabelo Oleoso”

  1. Susana Almeida Setembro 30, 2013 às 12:30 am #

    Em tempos sofri imenso com o cabelo oleoso, até perceber que eu própria também contribuía para o seu estao oleoso por certos ‘pecados’ que até referes! Hoje em ia os conhecimentos são outros e o meu cabelo apesar de ter alguma oleosidade não se manifesta tanto e já não sinto a mesma necessidade de o lavar todos os dias por exemplo =)

    Beijinho*

    • mickysantos Setembro 30, 2013 às 9:35 am #

      Às vezes fazemos coisas que achamos estarem certas e afinal não é bem assim! Obrigada pelo comentário 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: