Perguntas E Respostas 28: Será Que O SPF Do Creme De Dia Chega?

23 Set

A Luzia perguntou via e-mail: 

Olá Micky. Sigo atentamente o teu blog e já me apercebi que dás muita ênfase à protecção solar. Costumas recomendar o uso diário de protector solar e então eu comprei um creme com SPF 15. Achas que chega em termos de protecção solar? E normalmente dizes que é preciso reaplicar o protector solar, eu nunca reaplico o creme (só aplico de manhã e à noite uso outro de outra marca). O que devo fazer? 

Perguntas e Respostas

Olá! Obrigada pelo teu email, se há coisa que eu gosto é receber emails dos meus leitores. A tua dúvida tem toda a razão de ser, na verdade nem sequer há muitos consensos. O SPF 15 bloqueia cerca de 93% dos raios solares e o 30, 97% dos mesmos, de modo que dependendo do teu fototipo, um SPF 15 pode ser perfeitamente suficiente.

Penso que na tua questão te referes mais particularmente a se o facto de usar um creme de dia te protege efectivamente. Há várias teorias, mas vou dizer-te aquela que me parece fazer mais sentido. O creme de dia chega e não chega ao mesmo tempo, depende muito da vida que levamos. Para começar, um creme de qualidade estará feito e estudado para que a quantidade média que se aplica corresponda à quantidade que dá a protecção adequada.

Outra questão prende-se com o facto de que ninguém aplica creme de dia nas orelhas, no pescoço (na mesma quantidade que aplica no rosto), nas mãos e na nuca. Se se tem cabelo comprido e não se usa grandes decotes, o problema das orelhas e nuca está resolvido, o do pescoço e das mãos está menos mal se se evitar o sol em geral mas em particular nas horas de mais incidência de raios solares (das 11h às 16h), porém não será o caso para toda a gente.

Quanto a reaplicar, alguns médicos dizem que se se usar base por cima e que se a base ainda estiver na pele, a protecção solar que se colocou por baixo ainda está em condições de funcionar adequadamente. Não sei se concordo muito com isto, parece-me pouco fidedigno e não encontro grandes estudos quanto a isso…

A minha resposta final é que o creme de dia com protector solar está bem para o uso do dia-a-dia, mas se houver possibilidade de estarmos ao sol sem ser só nas pequenas distâncias do dia-a-dia citadino, então há a necessidade de um protector solar que seja reaplicado especialmente no Verão ou quando está muito sol. Há protectores solares especiais para o rosto, talvez valha a pena investir num se acaso passas muito tempo ao ar livre.

Obrigada pela tua questão!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: