Cuidados De Pele – Supermercado vs. Perfumaria vs. Farmácia

17 Set

A eterna guerra! Será que há mesmo diferenças que justifiquem as disparidades de preço?

farmácia perfumaria supermercado

 Haverá vantagens e desvantagens em comprar seja onde for, e cabe a cada um fazer as suas escolhas. Porém, há coisas que devemos saber.

Supermercados – Os preços são mais em conta e os produtos são, muitas vezes, de marcas nossas conhecidas devido à publicidade intensiva. A meu ver as principais desvantagens é que raramente temos testers para conseguir ver texturas e aromas, os produtos são quase sempre facilmente abertos por outras pessoas (já que não há ninguém a tomar conta) e não há maneira nenhuma de termos quem conheça os produtos e nos aconselhe. Mesmo que haja um(a) promotor(a), ele/ela só vos vai recomendar os produtos da marca ou marcas que lá está a representar. Regra geral, relacionamos os produtos de supermercado a uma menor qualidade, e por vezes, com determinadas marcas, até é verdade. Conseguem baixar os preços porque a matéria prima é, em certos casos, de uma menor qualidade e quando os ingredientes são piores, o produto final deixa a deseja. Hoje em dia já se vê uma preocupação maior em recomendar cada produto a cada tipo de pele, o que é muito bom, mas duvidem sempre de produtos com muito pouca informação na embalagem. Se querem e precisam comprar em grandes superfícies e não conhecem o produto em si, façam uso dos recursos que têm disponíveis, nomeadamente na Internet e pesquisem opiniões de outras pessoas! E lembrem-se também que o barato sai caro – em questões de pele principalmente, trata-se de um investimento na nossa saúde.

Farmácia – Os preços são muito semelhantes ao que encontramos em muitos dos produtos de supermercado, mas com uma outra qualidade porque muitas das marcas são recomendadas por profissionais (dermatologistas, esteticistas e farmacêuticos). Muitas vezes até há promoções e há sempre a possibilidade de pedir este ou aquele produto que a farmácia não tem mas pode encomendar. Há um aconselhamento de profissionais treinados para poder ajudar (claro que, como em todo o lado, há bons e maus profissionais), os produtos são apresentados aos funcionários para que entendam bem para quem e para o quê é este novo produto e em alguns produtos há amostras e testers. Posso até ser suspeita (por ser quase Farmacêutica), mas recomendo muitíssimo os produtos de cuidados de pele de farmácia, tanto de rosto como de corpo. Uma boa farmácia vai saber ajudar-vos a escolher e ter sempre aquela atenção especial e “follow up”, perguntando-vos se estão a gostar do produto que vos foi recomendado. Quando alguém me pede indicações de produtos a bom preço, viro-me sempre para as marcas de Farmácia. Faço aqui a ressalva de que nas Parafarmácias que também vendem cuidados de pele é muito raro a pessoa que está atrás do balcão estar preparada para vos ajudar como um Farmacêutico estaria e que quase nunca têm o conhecimento do produto que tem um funcionário de uma Farmácia.

Perfumaria – Uma boa perfumaria tem funcionários qualificados para ajudar, por isso nem quero ir por este debate. Também há a questão da escolha que temos, que é muito maior – não sei até que ponto isso é bom, eu sou daquelas pessoas que, quando tem escolha a mais acaba por não comprar nada e vir para casa de mãos a abanar por não ter conseguido decidir. De resto, a grande diferença entre os produtos de perfumaria e de farmácia é, não o preço, mas a consumidor a que é dirigido. Os produtos de perfumaria têm embalagens mais bonitas e luxuosas, pesadas, brilhantes, de marca, com um perfume agradável… Pagamos tudo isto a peso de ouro (e o facto de a lojista ser comissionista, coisa mais rara em farmácia, também pesa)! Alguns produtos são bons, outros nem tanto (acontece o mesmo no supermercado e na farmácia), mas o luxo da embalagem e da marca, da textura inovadora que nada mais faz do que ser inovadora e diferente para justificar o preço são pagos e bem pagos. Posto isto, confesso-me viciada em produtos de perfumaria, como já devem ter reparado. Shiseido, Clarins, Clinique… Vocês sabem, afinal lêm as minhas reviews e sabem o que compro.

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Supermercado vs. Perfumaria vs. Farmácia”

  1. Paulo Vasco Setembro 18, 2013 às 6:11 pm #

    Escusado será dizer que gostei muito 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: