Cabelos – Sulfatos

15 Set

Quem nunca ouviu dizer que os champôs com sulfatos fazem mal ao cabelo e/ou à saúde?  É normal que surjam dúvidas e questões sobre se será um mito ou não, por isso espero que o artigo de hoje ajude a esclarecer um pouco o assunto. Mencionei champôs sem sulfatos quando falei em como lavar o cabelo, e hoje, como prometido, vou elaborar mais.

curly hair modern pin-up short

Os sulfatos são usados para duas coisas distintas. Primeiro para que a água seja mais eficaz ao molhar o cabelo e, consequentemente, que a limpeza do mesmo seja mais profunda. Há toda uma ciência envolvente, que tem a ver com a tensão da superfície da água, mas essencialmente, é isso. O segundo uso dos sulfatos é fazer aquelas bolhas todas e a espuma que toda a gente adora e relaciona mentalmente com a limpeza. Há outras maneiras e outros ingredientes para obtermos uma limpeza eficaz e as tão adoradas bolhas, mas são mais caros e alguns não são exactamente tão eficazes quanto os sulfatos.

Uma das questões essenciais é que as bolhas não são necessárias. Certo, são agradáveis e dão-nos a impressão de que o produto funciona melhor, mas é só psicológico e um produto que faz menos espuma pode perfeitamente limpar tão bem ou melhor do que um que faz montes e montes e montes de espuma. Associamos geralmente a espuma ao luxo, na verdade. Porém, e este é um “porém” muito grande, precisamos que a água seja eficaz a molhar o cabelo, muito em especial se o cabelo for oleoso ou se usarmos bastantes produtos de styling (gel, espuma, etc.). Já agora… Sabiam que os sulfatos são uns dos maiores responsáveis por o champô arder tanto quando entra nos olhos por acidente?

Os sulfatos podem ser irritantes, podem causar alergias e são terríveis para pessoas com problemas de pele com eczema e outras sensibilidades a nível de pele. Há rumores de que eventualmente podem causar cancro, mas não há provas concretas nem estudos fidedignos, de modo que nem vamos entrar por aí, mas há uma alta probabilidade de que a exposição prolongada diminua a “qualidade” do cabelo (que o torne mais fino progressivamente). Ainda assim, os sulfatos são incrivelmente comuns! O condicionar de cabelo também os tem, os produtos de limpeza da casa, o gel de banho e o sabonete das mãos também têm, até algumas pastas de dentes os têm!!!

Quem deve tentar ao máximo evitar sulfatos são pessoas com pele e couro cabeludo sensível, pessoas com caspa, quem tenha o cabelo e/ou o couro cabeludo muito seco, pessoas com cabelo encaracolado (muito em especial quem seja de origem Africana e tenha o cabelo muito cacheado), quem pinte o cabelo ou faça permanentes ou alisamento e pessoas com o cabelo oleoso. Aqui entre nós, isto é quase toda a gente!!! Já vimos a questão da sensibilidade, e a caspa também tem a ver com a sensibilidade. Quando ao cabelo seco, se o cabelo já é seco, tirar-lhe o pouco óleo que tem vai fragilizar e secar ainda mais e não é o que queremos, certo? Quanto ao cabelo encaracolado, o uso de champôs sem sulfatos deixa o cabelo menos quebradiço, mais flexível e com os cachos mais definidos, brilhantes e saudáveis – é uma diferença que se vê quase instantaneamente, é impressionante! Quem pinta o cabelo ou o altera quimicamente de outra maneira tem também o cabelo mais poroso e danificado e os sulfatos ainda vão ajudar ao dano porque retiram a pouca protecção que os fios ainda têm por conta do pouco óleo natural que resta no cabelo depois dos tratamentos químicos. No que diz respeito ao cabelo oleoso, sei que parece esquisito. Estou aqui há tempos infinitos a dizer que o sulfato retira óleo e depois digo que afinal quem tem oleosidade no cabelo não o deve usar? Pois não, porque ao retirar oleosidade a mais ao cabelo e couro cabeludo a reacção deste é produzir ainda mais óleo assim que se adapta e habitua ao produto! Também não me parece a solução adequada ao problema.

Infelizmente, os champôs sem sulfatos não dão uma sensação de cabelo limpo como estamos habituado, o cabelo não faz aquele barulhinho de estar limpo e a sensação ao lavar não é a mesma e muita gente desiste de os usar porque a sensação não é aquela a que está habituada. Mas isto não quer de modo nenhum dizer que o cabelo não esteja limpo! É a apenas diferente.

Hoje em dia é fácil encontrar champôs sem sulfatos, mas recomendo que além de ler só aquela etiqueta no rótulo da frente que diz sem sulfatos leiam também as letrinhas pequeninas, só para ter a certeza! É algo que vale muito a pena experimentar e que pode perfeitamente mudar a nossa relação com o nosso próprio cabelo. Sabem aquele cabelo com  vida própria? Também sai beneficiado por um champô sem sulfatos.

Recomendo que leiam os comentários aqui abaixo. Os leitores têm deixado comentários carregadinhos de informação, que eu agradeço imenso, e que são um excelente complemento ao que já aqui foi escrito.

Anúncios

14 Respostas to “Cabelos – Sulfatos”

  1. mmsf03 Setembro 15, 2013 às 2:39 pm #

    Adorei este artigo!

  2. cris Setembro 15, 2013 às 11:08 pm #

    ola mas afinal quem pinta o cabelo deve ou ñ usar os champô sem sulfatos?

    • mickysantos Setembro 16, 2013 às 11:46 am #

      Peço desculpa se não fui explícita e obrigada por chamares a atenção! Quem pinta o cabelo não deve usar champô com sulfatos porque se o fizer a coloração dura menos. 🙂

  3. Célia Rodrigues Setembro 16, 2013 às 12:11 am #

    Parabéns pelo artigo! Tenho cabelo cacheado e há cerca de um ano que deixei de usar shampoo com sulfato. Aliás, aderi a uma rotina de tratamentos naturais que melhorou muitissimo a saúde do meu cabelo e couro cabeludo.
    O que eu acho que faltou dizer aqui, é que para deixar de usar shampoo com sulfato, é preciso também deixar de usar produtos capilares que tenham óleo mineral, parafina, vaselina, e silicones insolúveis em água.
    Estes produtos só são retirados do cabelo com sulfato, e formam uma capa nos fios que impede a saída de água, mas também impede a entrada de substâncias que poderiam fazer bem ao cabelo.

  4. Mint Julep Setembro 16, 2013 às 11:19 am #

    Podias deixar uns exemplos de shampoos sem sulfatos a preços asseciveis!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    • mickysantos Setembro 16, 2013 às 11:48 am #

      Poder, podia, embora não faça assim muitas recomendações, mas não encontrei nenhum sem sulfatos, com preço acessível e facilmente adquirível/disponível. Ainda estou à procura! Se tu ou outra pessoa conhecer algum, por favor diga!

      • Célia Rodrigues Setembro 16, 2013 às 12:21 pm #

        O único shampoo sem sulfatos que encontrei em Portugal é da Schwarzkopf – Bonacure Hairtherapy Color Save. Vende-se em lojas de produtos para cabeleireiros. No entanto, em sites internacionais, na internet, conseguem-se comprar bons shampoos sem sulfato a preços acessíveis, mesmo pagando os portes.
        Quem abolir os silicones insolúveis, parafinas e óleos minerais, pode lavar o cabelo com um condicionador leve (chama-se co-wash), como, por exemplo, os Ultra Suave da Garnier, que são baratos.

      • mickysantos Setembro 16, 2013 às 1:31 pm #

        Óptimas dicas, obrigada!

  5. Jackeline Monteiro Setembro 16, 2013 às 2:17 pm #

    Olá, ótima dica! Confesso que nunca reparei muito se o shampoo que uso tem ou não sulfatos. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cabelo – Como Estragar O Cabelo Em 5 Passos Simples | Invicta Maquiagem - Setembro 22, 2013

    […] fazer sempre as melhores escolhas, como não usar tintas com amoníaco, evitar processos com formol, evitar os sulfatos se assim o entendermos e ter atenção redobrada à hidratação que o cabelo necessita em especial […]

  2. Invicta Maquiagem - Fevereiro 21, 2014

    […] estes usos.  Faz bastante espuma, mas nada transcendente (o que é bom, significa que não há sulfatos em […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: