Cabelo – Como Lavar O Cabelo

8 Set

Parece uma tarefa simples, tanta gente o faz todos os dias que não pode ser nenhuma ciência… Ou será que pode?

toddler washing hair

Uma lavagem adequada começa na escolha dos produtos. Hoje em dia diz-se que os melhores champôs são os sem sulfatos e o post do próximo Domingo será exactamente sobre esse componente, mas há quem discorde. Eu, como tenho a pele muito sensível prefiro efectivamente o champô sem sulfatos embora “peque” muito e experimente imensos champôs diferentes com ou sem sulfatos. Por agora, digamos que o champô melhor é o menos agressivo e que o champô de bebé é para ser usado em bebés e em mais ninguém (por ter um pH alto é bom para crianças pequenas mas prejudicial ao cabelo de quem já passou a primeira infância). Um champô adequado ao tipo de cabelo (fino, grosso, liso, encaracolado, sensível) também pode ser uma boa aposta.

Molhar o cabelo não tem dificuldade nenhuma, mas lembro que em especial para cabelos grossos ou com muita densidade (quem tem muito cabelo), é sempre preciso molhar mais do que se imagina! A água não deve ser nem quente, nem fria, apenas moderada e confortável e o jacto não deve ser forte demais, nem tão fraco que mal se sinta a água.

É importante que nos lembremos que o mais importante quando se lava o cabelo é lavar a cabeça, o couro cabeludo. Assim remove-se a oleosidade em excesso e ajuda-se a que a renovação da pele se processe. O champô nunca deve ser aplicado directamente no couro cabeludo, mas sim nas mãos – algures entre o tamanho de uma moeda de 0,10€ e 0,50€, dependendo do champô, do comprimento e de quanto cabelo se tem. Depois, esfregam-se as mãos levemente para que a espuma comece a formar-se e aí sim, devemos lavar a cabeça. Os champôs podem fazer mais ou menos espuma e isto vai da formulação, não sendo necessariamente indicação da qualidade ou do grau de limpeza que proporcionam. O champô deve ser massajado no couro cabeludo com as pontas dos dedos (nada de unhas!) com gentileza (nada de esfegar), durante mais ou menos 30 segundos. Não devemos esquece que a parte da nuca e atrás das orelhas também tem cabelo! O resto do cabelo, o comummente chamado comprimento, pode depois ser lavado rapidamente com o champô que estiver ainda nas mãos ou com a adição do mínimo indispensável de produto.

Para retirar o champô não basta ficar quietinho em baixo do chuveiro, é preciso continuar a dita massagem pelo menos por tanto tempo quanto aquele que se demorou a molhar o cabelo da primeira vez. Deixar resíduos de champô é mau porque faz com que o cabelo pareça sujo mais rapidamente e com que o produto acumule, prejudicando também o aspecto mas, mais importante, a “saúde” dos fios (na verdade são células mortas e não têm propriamente uma saúde para perder, mas tenho certeza que entendem onde quero chegar).

Eu sou da opinião que se o cabelo for bem lavado da primeira vez não é preciso repetir a aplicação, salvo para quem tenha mesmo muito cabelo, espesso e encaracolado (Olá, já nos conhecemos? Quer trocar de cabelo comigo?) ou para quem use muito produto de styling como pastas, gel, pomada, etc. Se a opção for efectivamente repetir a aplicação do champô, então deve atentar-se para o facto de que esta repetição deve ser feita com metade ou menos da quantidade usada anteriormente.

O condicionador não é obrigatório, embora eu use sempre que lavo o cabelo – falando em frequência, o cabelo deve ser lavado no máximo dia sim, dia não e no mínimo duas vezes por semana. Se não se usar um condicionador com regularidade, um spray leave in (condicionador que não se enxagua) ajuda a pentear e a manter o cabelo brilhante e hidratado (falado em leave in, uma boa maneira de acalmar aqueles cabelos frisados que aparecem vindos do nada é aplicar uma dose -vulgo, bombada- de leave in na escova antes de pentear). Uma boa máscara uma vez por semana é aconselhável e até há máscaras com efeito em 1 minuto, por isso não é difícil arranjar um tempinho! Não há nenhuma regra que diga que o condicionador ou a máscara têm que ser aplicados depois do champô – podem perfeitamente ser aplicados antes de lavar o cabelo, o que é útil para quem ache condicionadores demasiado pesados para o seu cabelo e sinta que este fica demasiado “mole”.

Quanto a pentear, o cabelo molhado é muito, mas mesmo muito mais sensível e delicado que o cabelo seco, principalmente porque deixa temporariamente de ter a sua elasticidade característica e como tal não resiste a um puxãozinho menos amoroso. Se o vosso cabelo for fácil de pentear (sorte!), dispensem e evitem pentear molhado mas se for encaracolado ou de outro modo difícil de desembaraçar, um pente de dentes largos ou uma (milagrosa, salva-vidas, fantástica, coisa mais linda, dinheiro mais bem gasto, indispensável) escova Tangle Teezer são as únicas ferramentas que devem usar. Eu sei, eu sei, nunca me ouviram elogiar tanto fosse o que fosse, mas a Tangle Teezer revolucionou a minha vida, eu chegava a chorar ao pentear-me antes de a ter e muitas vezes tive que cortar o cabelo porque ficou preso a outra escova qualquer – imaginem isso e digam-me que também não vos dói na alma pensar num caso assim.

Esfregar o cabelo com a toalha ou torcê-lo está terminantemente proibido!!! O cabelo embrulha-se gentilmente na toalha e espreme-se levemente para que a toalha absorva o excesso de humidade. Para quem tem o cabelo ondulado ou encaracolado, este é um bom passo para encorajar as ondas ou os caracois a formarem-se e secarem perfeitinhos.

E pronto, já está tudo limpinho e cheiroso!!!

Anúncios

8 Respostas to “Cabelo – Como Lavar O Cabelo”

  1. mmsf03 Setembro 8, 2013 às 12:31 pm #

    O cabelo encaracolado pelo menos beneficia em muito de produtos sem sulfatos e sem alguns silicones.. Decidi começar a fazer um método para este tipo de cabelo e a minha vida mudou! Primeiro passo foi deitar todas as escovas ao lixo, agora só o penteio com enquanto tem condicionador no banho (acho que para tem cabelo encaracolado é impossível não usar condicionador),depois de enxaguar bem coloca-se os produtos que se costuma usar (gel próprio, sérum, whatever) e faz-se o plop com uma toalha de microfibras ou uma t-shirt de algodão. No primeiro dia que segui isto fiquei estupefacta coma diferença que fez! Lavar o cabelo e tratar bem dele é sem dúvida uma ciência e para as meninas que tenham o cabelo encarolado ou ondulado recomendo vivamente verificarem o Curly Girl Method!

    • mickysantos Setembro 9, 2013 às 3:09 pm #

      Sabes outra coisa que também tem muita influência é o corte! Não é qualquer cabeleireira que sabe cortar um cabelo cacheado. Por acaso estou para falar no Curly Girl Method e outros semelhantes, estilo no-poo ou low-poo. Mais a título informativo, na verdade 🙂

      • mmsf03 Setembro 9, 2013 às 6:38 pm #

        Seria óptimo que o fizesses, vai ajudar muita gente acredita! Devacurl cutting method, não há melhor 🙂

      • mickysantos Setembro 9, 2013 às 8:04 pm #

        Vou investigar! 😀

  2. Jackeline Monteiro Setembro 9, 2013 às 1:58 pm #

    Amei a fotinha! Obrigada pelas dicas. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cabelos – Sulfatos | Invicta Maquiagem - Setembro 15, 2013

    […] de hoje ajude a esclarecer um pouco o assunto. Mencionei champôs sem sulfatos quando falei em como lavar o cabelo, e hoje, como prometido, vou elaborar […]

  2. Cabelos – 3 Dicas Para Lidar Com Cabelo Oleoso | Invicta Maquiagem - Setembro 29, 2013

    […] que produzem óleo, se sintam compelidas a produzir ainda mais óleo. Aqui estão mais dicas sobre como lavar o cabelo.  O mesmo efeito têm secadores em excesso dirigidos à raiz, o uso de chapéu quando não […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: