Maquiagem by Fernando Torquatto (Livro d’O Boticário)

6 Set

“Os livros são os nossos melhores amigos e devem ser respeitados e estimados.” Cresci a ouvir esta frase, lembro-me de a ouvir ainda antes de saber ler e escrever, e ainda hoje a trago comigo. Sou um ratinho de biblioteca, não tenho a menor vergonha de assumir isso, e acho que não é só numa sala de aula com um professor a recitar matéria que se aprende – se se aprende imenso ao praticar e ao observar outros a praticar, a palavra escrita também nos ensina e muito! Já fiz aqui no blog um apanhado do que achei do livro da Bobbi Brown e ficou prometida a minha opinião sobre mais livros de maquiagem. Aqui está o novo livro nesta série, o Maquiagem by Fernando Torquatto, editado e vendido pel’ O Boticário. Para os mais preocupados com questões linguísticas o livro está, sim, escrito em Português do Brasil.

Livro Maquiagem Fernando Torquatto

Livro Maquiagem Fernando Torquatto

O livro é enorme, pesado, folhas grossas e brilhantes, o sonho de qualquer viciado em livros (eu, eu!). Está completíssimo, começa com uma introdução que fala do livro e da razão de ser do mesmo e depois fala um bocadinho sobre História. Entretanto entra na escolha dos materiais (o básico, o que não é tão básico mas facilita a vida, os pincéis e outros extras que vale a pena conhecer). O capítulo quatro é extenso e fala sobre a pele, desde o cuidado mínimo indispensável passando pela base. Começam aqui os passo-a-passo, com dicas gerais de tipos de produto e aplicação até truques muito particulares para quem tenha sardas, para a pele negra e para a pele madura, sendo que se fala da pele e não se dita “regras” de aplicação só por ditar. Uma das coisas que mais me surpreendeu pela positiva foi que, apesar deste livro estar intimamente ligado à marca O Boticário, nunca se força a ideia de que só O Boticário tem produtos bons e que só se vai conseguir um bom resultado com produtos da marca. As fotos são de produtos da marca, há recomendações de onde a onde mas não há aquela pressão para usar a marca.

Um dos looks livro de Fernando Torquatto - Olhos Românticos

Um dos looks livro de Fernando Torquatto – Olhos Românticos

Passamos para o capítulo cinco, os olhos. Quase 90 páginas sobre os olhos. Desde as sobrancelhas e como conseguir uma sobrancelha perfeita às pestanas (cílios) e como escolher a máscara certa e aplicar postiços se for essa a vontade… Há muitos looks diferentes, todos com tutoriais escritos e com o passo-a-passo em fotografias claras e bem tiradas – do mais simples ao mais arrojado, do romântico (ver foto acima) ao smokey eye preto, nada falha. O fotógrafo Brasileiro Jacques Dequeker está de parabéns pelo trabalho magnífico ao longo do livro, a vasta maior das fotos dos looks finais está simplesmente perfeita.

O livro continua, afinal passa das 250 páginas. Há um capítulo sobre lábios que inclui correcções à forma dos mesmos caso necessário e algumas palavras sobre o batom vermelho. O capítulo sobre maçãs do rosto é menorzinho mas o seguinte, sobre contorno e modelagem, compensa, e até tem desenhos para se corrigir e afinar o nariz! Segue-se uma secção sobre dourados e bronzes, tão ao gosto brasileiro, com dois passo-a-passo. Seguidamente temos um capítulo sobre looks casuais, coisas mais para o dia-a-dia, onde se versa sobre pele branca, morena, asiática, madura e negra sendo que todos tê dois looks excepto a pele madura que tem um só nesta secção. Depos looks de noite, para os mesmos tons de pele. Looks de praia (pensem na Gisele Bünchen, Adriana Lima ou outros anjos da Victoria’s Secret), cuidados básicos pré e pós maquiagem (cuidados de pele mais uma vez reforçados) e depois uma pequena secção para ficarmos a conhecer Fernando Torquatto e o grupo O Boticário.

Está difícil imaginar um livro mais completo – ainda assim o livro é bom de ler, a escrita é simples e faz parecer que estão a conversar connosco em vez de nos dar uma aula. Talvez por ser esse o estilo que tento imprimir aqui no Invicta Maquiagem eu seja suspeita em dizer que gosto do tratamento terra-a-terra, mas o facto é que me agrada bastante. Não é um livro maçudo, tem muita fotografia bonita para descansar os olhos e apreciar a beleza de uma boa maquiagem bem fotografada. É um livro dirigido à mulher do dia-a-dia, não há assim nenhuma técnica ou truque miraculosamente revolucionário para quem já está num nível avançado de maquiagem, mas é um livro que pode ajudar uma principiante curiosa e pode inspirar e acompanhar um profissional ou a verdadeira fanática por cosméticos. Porém, não está sem falhas… Vejamos.

DVD e óculos no livro de Fernando Torquatto

DVD e óculos no livro de Fernando Torquatto

Este livro tem também um par de óculos 3D e um DVD. Os óculos surgem porque algumas das fotografias do livro têm efeitos, mas é mais uma coisa artística do que propriamente algo que acrescente algum valor à aprendizagem do tema do livro. Muito sinceramente era dispensável, mas pronto, sempre dá uma aura de modernidade e tecnologia ao livro – devo ser a pessoa que menos acha graça ao 3D no Mundo, mas cada um com as suas esquisitices, não é? Quanto ao DVD, é a mais grave falha deste livro. O DVD tem o making of do livro, são uns meros 15 minutos de filme, nem isso. Já que o livro tem o DVD porque não aproveitar para dar mais dicas exclusivas? Mostrar uma outra técnica que não estivesse no livro ou que precisasse de uma explicação extra ou demonstração? Ou então uma entrevista ao tão talentoso Fernando Torquatto, para o conhecermos melhor. Em 15 minutos de gravação, o mini documentário sobre um dia na vida de um maquiador connhecido ou então dicas sobre como se tornar maquiador… Nem sei, há tantas hipóteses bem melhores! Até acho que o que se mostra no making of não abona nada em favor do livro ou do maquiador porque vemos perfeitamente que a pele das modelos e a maquiagem não está perfeita e que há ali muita edição de fotografia – é bom ser honesto com o photoshop, mas também não era preciso exagerar!

Não concordo cegamente com cada palavra deste livro, na minha opinião há alguns erros e alguns conselhos dos quais discordo, mas não temos que ser todos iguais e achar todos o mesmo de tudo!

Este livro tem um preço um bocadinho salgado (39,99€ segundo o site, mas era mais caro quando o comprei se não me engano), mas tem muita fotografia. Sugiro a quem o quiser comprar (e pode fazê-lo nas lojas O Boticário) que guarde algum talão de promoção ou qualquer coisa assim. Infelizmente os livros em Portugal têm um custo absurdo e não há nada que possamos fazer apesar da diferença de preço de Portugal para o Brasil neste livro ser de cerca de 10€ – acreditem que há bem pior!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: