Maquiagem – Tudo Sobre Batom Mate

5 Set

Na verdade, batom mate nunca sai de moda, mas de vez em quando volta em força e fica, literalmente, nas bocas do mundo. É o caso do Outono que aí vem com várias marcas a lançar colecções só dedicadas a este acabamento (o caso da MAC, como já apresentei aqui) ou com muitos batons mate no rol de lançamentos. É altura de falarmos a fundo do meu tipo de batom favorito!

Gucci Milan Fashion Week  A/W 2012

Gucci Milan Fashion Week A/W 2012

O termo “mate” significa desprovido de brilho. É um acabamento que não reflecte luz nenhuma e é o exacto oposto do gloss – qualquer cor e qualquer tom pode ser mate, o que importa mesmo é o efeito final. Usar batom mate tem as suas vantagens além de estar na moda – a cor geralmente é muito mais pigmentada (ou seja, o batom “pinta” mais) e dura muitíssimo mais tempo. As desvantagens passam pelo facto de que, se for aplicado incorrectamente, pode chamar atenção para qualquer imperfeição do lábio ou da aplicação em si e pelo facto de que podem dar um efeito ressecado aos lábios. O look mate é um pouco mais severo, mas é um clássico inegável.

Há várias maneiras de conseguir um look mate, mas os mais fáceis e comuns passam por comprar um batom que já de si é mate ou, então, deixar o batom e lado e pegar só no lápis. As mais complicadas e “avançadas” passam por colocar pó ou uma sombra da cor do batom por cima do produto aplicado para o tornar mate e mais pigmentado. Seja qual for a técnica escolhida, partir com lábios hidratados é imperativo! As texturas mate tendem a secar os lábios e a fazer com que toda a secura que exista pareça mais evidente – esfoliar regularmente também ajuda. Claro que nem todos os batons mate são criados da mesma maneira e às vezes até dentro da mesma marca diferentes cores ou diferentes linhas, apesar de mate, são diferentes. Hoje em dia as formulações mais avançadas e de mais qualidade aplicam como se fossem cremosas, continuam confortáveis mas efectivamente o batom assenta com um aspecto de pó.

Lápis Sephora!

Lápis Sephora!

Quando se usa um batom mate, a minha melhor dica é esquecer o mate no restante look, em especial se se tratar de uma cor forte ou escura. Não quer dizer que se abuse do glitter (e daí!), mas uma base luminosa com o mínimo de pó possível e sombras com um acabamento, no mínimo acetinado tiram o “peso” a rigidez ao look. Esta dica é especialmente importante para quem já mostra alguns sinais da idade.

Outra coisa importante a saber com batons mate é que é muito importante a precisão no que se está a fazer, já que qualquer erro é grandemente ampliado! O uso de um lápis quando a cor do batom é forte ou, no mínimo dos mínimos, um pincel seja qual for a cor vai garantir um desenho do lábio mais aperfeiçoado.

Apesar de ser raro um batom mate (de qualidade) necessitar de retoque durante o dia a não ser que se coma algo particularmente gorduroso, quando se fizer o retoque deve secar-se bem os lábios com um toalhete de papel e reaplicar o mínimo necessário para o tal retoque ficar apresentável (isto porque o batom mate seca e camada em cima de camada acaba por ficar empastado). Se ainda assim a fixação do batom deixar a desejar, seja porque se comprou um batom de menos qualidade ou simplesmente porque já vai da própria pessoa, um primer de lábios é a receita para o sucesso.

Rouge Allure Matte da Chanel

Rouge Allure Matte da Chanel

O batom mate é o meu favorito, e o vosso, qual é? Cintilante, acetinado, cremoso, com glitter, glossy…?

Anúncios

5 Respostas to “Maquiagem – Tudo Sobre Batom Mate”

  1. Rivania Amorim Setembro 5, 2013 às 3:41 pm #

    Bom dia!!!

    Esse acabamento é o meupreferido também…uso em qualquer estação!!!

    Bjs

    • mickysantos Setembro 5, 2013 às 4:23 pm #

      Hahahaha também eu, se bem que acho mais apropriado no Outono,apesar de não ligar nada a isso 🙂

  2. Coisas e Cenas Setembro 5, 2013 às 4:02 pm #

    O meu acabamento favorito, sem concorrência à vista. 🙂

    • mickysantos Setembro 5, 2013 às 4:24 pm #

      Eu odeio glosses, tinha mesmo que ir para o oposto, certo? 😀

Trackbacks/Pingbacks

  1. Novidades – Tendências De Maquiagem Outono 2013 | Invicta Maquiagem - Setembro 11, 2013

    […] e tons. Desde o vermelho-laranja, ao vermelho Ferrari até ao vermelho Vinho Do Porto, tudo se usa. Mate, glossy, com efeito manchado… Já me alonguei sobre o batom vermelho  não quero tornar-me […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: