Curso De Maquilhagem True Colours Makeup Fase 1

4 Set

Hoje a novidade é assim mais pessoal, quero contar-vos que concluí o curso de maquilhagem profissional (fase 1) da True Colours Makeup. Que é que isto quer dizer? Quer dizer que já sou maquiadora profissional!

true colours makeup logo

Eu sempre quis tirar o curso de maquiadora profissional, era um sonho que tinha, uma vontade muito grande, mas foi ficando para trás. Entrei para a faculdade, não tinha tempo, não tinha dinheiro disponível… Sei lá, fui criando tantas e tantas desculpas que adiei o curso anos a fio. Entretanto, o Invicta Maquiagem foi crescendo e eu fui recebendo propostas de trabalho que tive que recusar porque não me sentia nada bem ao aceitar um trabalho que não era para mim por ser exactamente profissional – muita gente me disse que eu estava a ser tola em não aceitar, mas os meus princípios falaram mais alto e eu não fui capaz de passar por cima deles. Entretanto recebi uma proposta excelente, uma daquelas oportunidades únicas na vida, e não a pude aceitar exactamente por não ter o curso e não me sentir bem a trabalhar sem formação oficial para tal. Decidi não adiar mais, já estava na altura de arregaçar as mangas, afinal, quem de nós está, hoje em dia, em condições de recusar trabalho remunerado?

Depois de muito pesquisar, decidi-me por um curso que acabou por não se realizar e surgiu, então a True Colours que ia ter em Agosto um curso intensivo. Ainda me debati um pouco mentalmente, afinal a escola ainda não é tão conhecida como outras por aí, mas dei o passo em frente! E agora, depois de tudo, sei que foi a melhor escolha que podia ter feito.

Arrogantemente, pensei que ia para o curso só para ter o diploma no final. Vejo tanta suposta maquiadora a fazer tanta asneira e pessoas que considero extremamente competentes a dizer que aprenderam com a prática e a observar pessoas que estavam num nível mais avançado na altura que achei sinceramente que o curso era mais um pro-form. Enganei-me e enganei-me redondamente. Sim, certo, a primeira aula não teve nada que, por exemplo, já não esteja aqui no Invicta Maquiagem, falou-se de muita coisa que eu já sabia e é verdade que o curso não é absolutamente perfeito (e será algum? Duvido.), mas o facto é que dou o tempo e o dinheiro por muito bem empregues e aprendi, sim, coisas novas.

Como já disse, o curso que eu frequentei é intensivo e tanto quanto sei a True Colours só tem este curso em Agosto – é uma semana das 10 às 19h. Normalmente, é um dia por semana, mas no meu caso foi tudo numa semana. Os cursos intensivos são de loucos, é um ritmo alucinante, mas para quem gosta de gratificação instantânea (eu! Eu!) não há melhor.

No primeiro e segundo dia falamos do fundamento teórico da maquiagem, na pele e nos seus tipos e condições , em como a maquiagem pode alterar visualmente para melhor ou pior uma fisionomia, em como é diferente maquiar uma mulher jovem, uma mulher madura, um homem…  Também praticamos, e sinceramente o primeiro dia foi o mais pesado. Cheguei a casa cansadíssima, com a cabeça em água, tão cansada na verdade que até estava desiludida com o curso e com a arte que escolhi. Nada que uma boa noite de sono não resolvesse, garanto! O terceiro dia era o por mim mais esperado – ia aprender a trabalhar com um aerógrafo! A teoria já eu sabia, queria era mesmo por as mãos na massa. E consegui, adorei, estou mais ou menos viciada e apesar da comparação entre aplicar uma base e pintar um carro com pistola ser inevitável, é delicioso. Não me falem em aerógrafos agora, porque nunca mais me calo. Ao 4º dia, falamos sobre moda e fotografia, looks mais avant-gard, e ao 5º o tema foi maquiagem para noivas. No último dia o tema foi penteados, afinal, a dura verdade é que um maquiador que não é capaz de dar um jeitinho a cabelos está um pouco coxo. É um total de 43 horas de formação mais 24 de estágio (facultativo). Segundo sei, a estrutura e ordem da matéria dada tem ligeiras variações e o curso está sempre a sofrer updates, mas a minha experiência foi essa e é dela que posso falar com conhecimento de causa.

Aprendi pequenos truques, pequeninos “nadas” que diferenciam o trabalho de um profissional de o de um amador. Claro que aprendi também algumas regras de trabalho que nos escapam até termos realmente trabalhado, ou, pior, até termos feito o erro e sermos corrigidos muitas vezes passando uma vergonha. Uma das coisas que mais me agradou foi o facto de ninguém ter pintado o mundo da moda, da maquiagem e dos maquiadores de cor-de-rosa. Eu sei que a indústria não é uma nuvem cor-de-rosa e odeio que encham tudo de um glamour forçado, e na True Colours isso nunca acontece. As coisas são o que são e as pessoas são sinceras em dizer que não é uma carreira fácil e que nem sempre quem é melhor no que faz é o mais requisitado ou mais bem pago. É, também, uma partilha de experiências que não tem preço, não só conhecemos gente nova como ouvimos histórias deste e daquele, sempre relacionadas com o assunto e acabamos por aprender com os erros e sucessos das outras pessoas.

A True Colours fica em V.N. Gaia, na Avenida, mesmo entre as estações de metro do Jardim Do Morro e General Torres. É facílimo chegar lá, para quem não conhece, o metro do Porto é confortável e rápido. A turma era pequena como convém, a True Colours aceita ou aceitava à data da minha inscrição turmas com um máximo de 6 pessoas. É o ideal, assim a formadora pode absolutamente dedicar tempo e atenção aos problemas e dúvidas de cada um. Não tenho nada de negativo a dizer de ninguém, toda a gente envolvida, tanto colegas como formadora, são pessoas impecáveis. Senti-me muito bem acolhida e senti que a formadora e a escola querem apoiar e ajudar em vez de só vender o curso, impingir produtos e largar as pessoas no Mundo como já vi acontecer – senti um interesse na pessoa em vez de sentir um interesse no quanto eu poderia gastar.

Começarei em breve, espero, a fase 2 do curso. É uma fase mais dedicada a trabalhos específicos e não tão próximos da maquiagem de beleza que vemos em noivas, festas, ocasiões especiais, eventos, etc. etc. Atempadamente, se quiserem, falarei de tudo isso em detalhe. Peço desculpa pelo post longo, uma quase-quase review do curso, o assunto um pouco mais pessoal do que aquilo a que vos tenho habituado no Invicta Maquaigem, mas era algo que eu queria mesmo muito partilhar com todos os que me seguem!

9 Respostas to “Curso De Maquilhagem True Colours Makeup Fase 1”

  1. Filomena Setembro 4, 2013 às 4:17 pm #

    É um passo importante na tua caminhada, Parabéns!
    Bjs

  2. Cris Setembro 4, 2013 às 5:53 pm #

    Fico muito contente! Sinceramente, pensei que já tivesses o curso e muito mais, com tanta coisa que (nos) ensinas. Muito boa sorte para o futuro 🙂

    • mickysantos Setembro 4, 2013 às 6:04 pm #

      A minha formação é em Ciências Farmacêuticas (ainda não acabei o curso, mas já não falta tudo), mas há anos de estudo no meu background, sempre quis aprender o máximo possível e devorei tudo quanto era livro, tutorial, revista… Tudo mesmo! Obrigada!!!

  3. Paulo Vasco Setembro 4, 2013 às 11:46 pm #

    Muitos parabéns!

  4. Solange Soares Setembro 5, 2013 às 12:35 am #

    Também tirei lá o curso e gostei muito. =)
    Se quiseres ter 25€ de desconto no nível II do curso, basta que seja eu a inscrever-te (só preciso de nome, e-mail e contacto telefónico).
    Podes contactar-me para o e-mail para mais informações.
    Boa sorte para esta nova fase =)

    • mickysantos Setembro 5, 2013 às 2:02 pm #

      Olá Solange. Já está tudo tratado, mas obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1. As 10 Dicas da Perfeição | Invicta Maquiagem - Outubro 18, 2013

    […] convidei a Solange Soares, colega maquilhadora (e que tirou o curso no mesmo sítio que eu!!!). Além de linda, linda, linda, mil vezes linda, é uma excelente profissional e super […]

Deixe uma Resposta

