Cuidados De Pele – Creme Depilatório

27 Ago

De entre os métodos de depilação não definitiva, o mais confortável para mim é mesmo o creme depilatório. Tenho uma resenha para fazer em breve, mas achei melhor explicar primeiro como funciona este produto.

depilatory cream cream hair removal

Os cremes depilatórios são uma alternativa à lâmina, só aplicáveis ao corpo a não ser que seja explicitamente dito o contrário no rótulo. Este é um método de depilação não definitiva, indolor e com resultados que duram entre 3 a 5 dias. Outro benefício é que removem o pêlo um pouco abaixo da superfície e não precisamente à superfície como uma lâmina.

Em poucas palavras, funcionam porque destroem a estrutura das proteínas do pêlo, tornando-o tão frágil que se desintegra quando é raspado – É exactamente por isso que agora os cremes depilatórios vêm com um paninho, esponjinha ou acessório em plástico que não corta. Os ingredientes que fazem isto são o tioglicolato de sódio ou de cálcio na maioria dos casos – estes ingredientes reagem com as proteínas que fazem do pêlo um fio coeso e é por isso que muitas vezes o creme parece aquecer ou causar calor, sendo também o que dá o cheiro a enxofre característico destes produtos enquanto trabalham.

A parte do corpo em que se aplica o creme e a quantidade de pêlo presente são factores decisivos na eficácia do produto que funciona, por exemplo, muito melhor nas pernas onde o pêlo é de si mais fino e frágil do que nas das axilas. Além disso, porque o creme dissolve proteínas, também acaba por esfoliar a pele, de modo que é sempre preciso uma boa hidratação depois de se usar o produto e evitar a todo o custo produtos esfoliantes ou agressivos, nomeadamente com álcool, depois do uso dos depilatórios químicos.

O mais comum é mesmo este produto vir sob a forma de creme, mas pode ser um spray, um roll on ou uma loção e todos funcionam da mesma maneira. Há várias marcas e várias versões, inclusive para peles sensíveis que é o recomendo que se use sempre, já que este produto não deixa de ser um químico um pouco agressivo. As alergias são comuns e como tal deve-se fazer um teste de alergia numa pequena extensão de pele antes de usar o produto em áreas maiores.

Usar também é simples, basta aplicar (de preferência num local de fácil limpeza, dado que é um processo que pode sujar as imediações) em camada uniforme, esperar o tempo recomendado nas instruções do produto (varia conforme as marcas), raspar suavemente e lavar com bastante água corrente. Depois, já disse, hidratar.

Já experimentaram? O que acharam e que marca usaram?

Anúncios

3 Respostas to “Cuidados De Pele – Creme Depilatório”

  1. Veruska Setembro 9, 2013 às 4:06 pm #

    Gostei muito desta explicação. 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Spray Depilatório Peles Sensíveis da Veet (review) | Invicta Maquiagem - Setembro 9, 2013

    […] Eu tinha dito que tinha uma resenha para fazer e cá está ela! Trata-se do spray depilatório para peles sensíveis da Veet. Para quem não conhece nem sabe como funciona um depilatório químico como este, basta seguir este link. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: