Cuidados De Pele – Estrias

6 Ago

Era um tema sobre o qual eu não me tinha alargado aqui no site, e já é hora de o fazer. As estrias podem aparecer a qualquer pessoa, mas são mais comuns em mulheres.

Estrias corpo o que são

Estrias

As estrias podem aparecer em muitos lugares do corpo, mas são mais comuns em locais mais sujeitos a mudanças bruscas aquando do crescimento e ganho de peso. Acontecem porque a derme, uma das camadas de pele, não consegue ser suficientemente elástica para acompanhar as mudanças do corpo. Assim, há pequenos rasgões nas fibras da derme e sangramento microscópico, bem como alguma inflamação. É por isso que as estrias recentes são vermelhas ou arroxeadas e com alguma elevação ou relevo.

Quando a derme estica, a epiderme, a camada mais superficial da pele, também estica, mas como é mais elástica, não “rasga”. Porém, fica muito mais fina, sendo esta a razão pela qual podemos efectivamente ver a marca da estria e não só senti-la.  Quando tudo isto começa a sarar, começamos a ter a estria mais esbranquiçada, que é uma cicatriz. Porque a pele foi agredida, a formação de colagénio modifica, o que também acaba por interferir com a produção de melanina que é o que nos dá a cor à pele.

A melhor maneira de lidar com estrias é evitá-las. Quando se faz uma dieta, quando se engravida, quando se sente que se está a ganhar ou a perder peso, é muito importante a hidratação da pele. Os óleos ajudam a uma elasticidade maior, e assim são a melhor escolha, seguidos de cremes untuosos.

Quando já é tarde demais para prevenir, a solução passa por tratamentos mais drásticos como a cirurgia (em casos muito específicos) ou o laser ou, então, por coisas tão simples como a maquiagem e os auto bronzeadores aplicados com precisão para disfarçar a coloração. Recentemente tem estado em estudo o uso de preenchimento e outros tipo de injecção para lidar com as estrias, mas são processos morosos e incrivelmente dispendiosos e desconfortáveis.

Anúncios

13 Respostas to “Cuidados De Pele – Estrias”

  1. almond_girl Agosto 6, 2013 às 4:52 pm #

    Gostava que desenvolvesses um pouco mais o tema, relativamente à prevenção e às formas específicas de tratamento. Eu tenho um bad case of estrias que não foram prevenidas nem tratadas com a devida antecedência porque me apareceram em tenra idade (13, 14 anos) devido ao crescimento e quando começaram a aparecer eu nem sequer sabia o que eram… Actualmente são bastante inestéticas. Fiquei curiosa sobre essa opção do autobronzeador, se podesses falar mais sobre ele seria bastante útil 🙂

    • mickysantos Agosto 7, 2013 às 7:20 pm #

      Olá! Obrigada pelo comentário.

      Há videos na internet com o tutorial, consiste em “pintar” as marcas esbranquiçadas com auto-bronzeador para que fiquem de cor semelhante à da restante pele. Deve usar-se um auto-bronzeador claro/para pele clara para que a diferença não fique ainda mais óbvia. Se se sentir necessidade de disfarçar a marca do auto bronzeador, então na restante pele aplica-se auto-bronzeador progressivo evitando a zona já bronzeada até que a cor se aproxime tanto quanto possível. Espero ter ajudado 🙂

  2. mmsf03 Agosto 6, 2013 às 4:56 pm #

    Em 2010 tive que ir ao SASU porque estava com muitas dores de barriga e rins e whatnot. A médica que me examinou reparou que eu tinha estrias (tinha engordado bastante nos últimos tempos) e disse-me de uma maneira ligeiramente fria que nunca mais me iria livrar daquilo e que pior, iriam ser sempre incrivelmente visiveis. Admito que saí de lá triste porque realmente era algo que na altura me fazia ficar muito consciente do meu corpo, uma insegurança vá. Facto é que agora em 2013 só se basicamente encostares a cara à minha barriga é que vês um vestigio quase inexistente delas. E algumas basicamente desapareceram. Claro que me sinto muito melhor e neste momento tenho muito mais cuidado com a hidratação e maintenance do meu corpo, mas se te posso ser honesta à medida que os anos vão passando as inseguranças vão desaparecendo. Se bem que estrias, no thanks, previno o máximo que posso. Antes de ficar grávida (ou mal descubra) vou comprar um pote enorme de creme para ver se consigo não ficar com grandes mazelas, mas se assim o for olha.. Paciência! Obrigada pelo artigo interessante!

    • mickysantos Agosto 7, 2013 às 7:34 pm #

      Ser médico não é ser dono da verdade, apesar de muitos médicos se acharem Deus e de muitos pacientes efectivamente acharem que eles o são! Às vezes (e às vezes ainda bem), também se enganam!

      • mmsf03 Agosto 7, 2013 às 7:43 pm #

        A minha médica de familia em Portugal infelizmente era assim do género.. Neste caso ainda bem que a médica do SASU se enganou!

  3. Pulit4 Agosto 7, 2013 às 11:06 am #

    Ah ah, eu ainda era daquelas que pensava que as estrias vermelhas eram de engordar e as brancas de emagrecer lol sou tão inocente às vezes! De qualquer forma nunca foi algo que me preocupasse muito… Raramente ando com o corpo à mostra (faço pouco praia/piscina) e a mim não me faz uma GRANDE confusão… Tb não tenho muitas porque se tivesse seria diferente!
    Obrigada pelo post =) Muah!

    • mickysantos Agosto 7, 2013 às 7:25 pm #

      Eu também faço pouca praia, gosto de estar branquinha hehehe

  4. Jackeline Monteiro Agosto 10, 2013 às 9:10 pm #

    Eu tenho muitas estrias porque fiquei grávida quando era muito nova, o corpo não estava preparado. Fiquei muito gorda. Não há muito o que fazer. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    • mickysantos Agosto 10, 2013 às 11:50 pm #

      Pois é, infelizmente depois do “estrago” feito, é só prevenir o aparecimento de mais!

  5. Susana Almeida Agosto 12, 2013 às 12:10 am #

    Eu infelizmente sou um pouco preguiçosa quanto a cremes de corpo e por descuido esse aspecto e no aumento de peso la apareceram as inesteticas estrias na barriga, espero a longo prazo conseguir minimiza las ao maximo; excelente artigo e concordo com quem refere que podia haver uma maior exploraçao do tema =)

    • mickysantos Agosto 12, 2013 às 9:31 pm #

      Alguma coisa em particular que gostasses de ver em referência ao tema? 🙂

  6. Angela Nogueira Setembro 21, 2013 às 2:29 am #

    Olá, estou dando uma olhada no blog e gostando por enquanto, parabéns. Quanto as estrias, tem uma caneta chamada caneta anti estrias que promete dar um resultado maravilhoso para as estrias vermelhas, (recentes) e satisfatório para as nacaradas, (brancas mais antigas). #fica a dica.

    • mickysantos Setembro 21, 2013 às 7:33 pm #

      Ela prometer, promete, mas daí a resultar…! Ainda não estou convencida pelas reviews que tenho visto. Obrigada pelo comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: