Maquiadores Famosos – Vavá Torres

4 Ago

Um dos maquiadores Brasileiros com mais nome, hoje o seu trabalho tem mais a ver com caracterização, mas nem só. Vamos conhecer hoje Vavá Torres.

Vavá Torres - maquiador

Vavá Torres – maquiador

Com 16 anos, num subúrbio do Rio De Janeiro, começou a trabalhar como barbeiro e aí teve contacto com o rosto humano de uma maneira um pouco mais técnica do que aquela que todos temos no dia-a-dia. Entretanto, foi para o Exército e lá rapidamente foi servir como barbeiro.  Entretanto, saiu do Exército e voltou ao seu emprego anterior. Ninguém melhor do que o próprio para contar o que aconteceu a seguir:

“Líamos muitos jornais todas às manhãs nas barbearias (Diz ele), um belo dia me encantei com o que vi. Eric Rzepeck um Polonês que era o mestre da caracterização da TV Globo dava uma entrevista onde havia feito uma caracterização (envelhecimento) num ator bastante famoso na época chamado Jardel Filho. Aquilo me impressionou, me encantei e tive a certeza de que era aquilo que eu queria para o meu futuro, desejei ser um maquiador e me especializar em caracterização. Dias após ler a entrevista, decido ir à procura do Eric, não fazia idéia onde ficava a TV Globo, mas mesmo assim me informei e fui decidido a pedir um emprego ao mestre Rizepeck e não me decepcione, pois em dois meses estava na TV Globo como assistente do saudoso Eric Rizepeck, o que me da muito orgulho”

Alguns dos seu primeiros trabalhos foram com actores que hoje são referências (Tarcisio Meira, Ney Latorraca) em produções que marcaram época e fizeram História. Entretanto, houve necessidade de caracterizar Ney Latorraca para um trabalho em que este iria representar seis papeis. Foi convidado um maquiador de caracterização, mas este não podia ficar no Brasil por muito tempo e então  Vavá Torres assumiu o controlo da caracterização.

Depois, como ficou conhecido com este trabalho no qual brilhou, foi convidado para maquiar as famosas Mulatas do Sargentelli numa casa de diversão nocturna em São Paulo. Daqui, fez algumas capas de revistas e o seu nome cresceu ainda mais.

Vavá continua sempre a aprender e a ensinar, e o seu curriculo actual também inclui caracterizações para o Carnaval do Rio De Janeiro.

Deixe uma Resposta

