Cabelo – Informação Básica

29 Jul

Depois de muito pensar e de ter sido encorajada por alguns leitores, resolvi falar um bocadinho sobre cabelo! Hoje vou dar alguma informação básica, uma espécie de compilação de informação para ficar de referência a artigos futuros. Afinal de contas, unhas e cabelo (pêlos em geral) também fazem parte da pele!

cabelo trança

Quando pensamos em cabelo, o que vem à ideia é o cabelo que está na cabeça, mas na verdade deveríamos incluir todos os pêlos que temos. A quantidade e a espessura do pêlo varia conforme a localização no corpo, idade, sexo e conforme estamos de boa saúde ou não. A função do pêlo varia conforme a sua localização: se na cabeça serve para aquecer e para proteger um pouquinho uma área são sensível do corpo humano, nas sobrancelhas por exemplo serve para proteger os olhos do suor da testa e de parte das poeiras finas que atingem o nosso rosto no dia-a-dia.

O cabelo vem da sua raiz, que fica na derme. Aqui, as células juntam-se todas e começam a sair progressivamente e acabam por passar parte da derme e a epiderme para onde finalmente o podemos ver. As células são alimentadas por capilares (veias extremamente finas, digamos assim), mas a porção de cabelo que podemos ver já não está vivo. O cabelo que está na nossa cabeça cresce entre 1 a 1,5 cm por mês e cada pessoa tem um comprimento máximo ao qual o seu cabelo é capaz de chegar – há quem consiga deixar o cabelo crescer indefinidamente, mas há quem só consiga ter o cabelo até meio das costas, altura a partir da qual ele simplesmente não consegue crescer mais.

Cada dia, cerca de 50 a 100 cabelos caem naturalmente, sendo que na Primavera e no Outono este número aumenta. Isso é normal, é o ritmo a que o cabelo se renova e quando um cabelo cai, outro logo começa a nascer (noutra raiz). Cada cabelo crescerá em média durante 2 a 6 anos, depois ficará uns meses sem crescer e acabará por cair. Esta raiz ficará parada uns meses ou uns anos e depois lá dará lugar a outro cabelo. É a este processo todo que chamamos o ciclo do cabelo.

Quanto a tratar do cabelo, a essencial é a limpeza adequada com produtos que limpem mas não retirem o óleo natural e tão benéfico e essencial para um cabelo bonito e saudável. Nada de usar as unhas quando se lava o cabelo!!! Não convém puxar demasiado, ser demasiado agressivo com a toalha nem pentear quando o cabelo tem nós e está a resistir à escova. O condicionador/máscara não é essencial, mas certamente ajuda a ter um cabelo bonito. Para quem tenha o cabelo fino ou sem volume e ache que o condicionador “pesa” ainda que não chegue às raízes, há já condicionadores específicos para cabelo fino ou, em alternativa, devem aplicar o condicionar primeiro e só depois o champô.

Espero que tenham gostado! Querem ver mais sobre este tema aqui no blog? O próximo artigo será sobre mitos relacionados com o cabelo.

Anúncios

12 Respostas to “Cabelo – Informação Básica”

  1. Paulo Vasco Julho 29, 2013 às 1:45 pm #

    Adorei o artigo. Explicação sucinta e clara. Por outro lado, um tema que muito me interessa. Afinal, faço parte daqueles a quem o cabelo mudou com a idade: antes muito forte e agora com tendência à queda e fino; sobretudo nos períodos de grande ansiedade.
    Achei muito interessante a sugestão de utilizar o amaciador seguido do champô. A verdade é que nos 3 dias por semana em que utilizo champô antiqueda as pontas ficam impossíveis de pentear. Chega mesmo a ser doloroso. Se utilizar amaciador ou máscara, tal situação não se verifica mas, no dia seguinte, logo sinto o cabelo “sujo”. Vou experimentar a dica indicada. Continuação de bom trabalho!

    • mickysantos Julho 29, 2013 às 7:25 pm #

      Depois, por favor, diga-me se resultou consigo! 🙂

      • Paulo Vasco Julho 30, 2013 às 12:06 am #

        Vou testar já amanhã (hoje pois já passa das 24h). Se eu esquecer de relatar a experiência, isto porque ando assustado com os concursos de professores dado ser efetivo e agora já não saber se o sou (ou por qto tempo), pf recorde-me. Obrigado.

      • Paulo Vasco Agosto 3, 2013 às 3:18 pm #

        Notei uma ligeira diferença. Sem dúvida melhor do que aplicar os produtos na ordem inversa.
        Experimentei com champô antiqueda, sem textura cremosa, o que dificultou resultados plenos,
        Se possível, gostaria de ler um post sobre o Dercos Neogenic – um produto que, dado o preço, muitas resistências me oferece em comprá-lo.

      • mickysantos Agosto 3, 2013 às 3:25 pm #

        Oh, Paulo, ponha lá essa bola de cristal de lado! Estou a brincar 🙂 Estou a experimentar o Neogenic, estou a fazer o que espero chegar a ser o tratamento de 3 meses. Estou no final dos primeiros 15 dias e vou fazer uma espécie de fotodocumentário, mas, claro, ainda vai demorar. Naturalmente, as causas para cabelo ralo em homens e mulheres são diferentes e os resultados serão díspares, mas pretendo falar de tudo isso quando estiver pronta para publicar resultados (espero que os haja!!!!)

      • Paulo Vasco Agosto 3, 2013 às 3:37 pm #

        lol… Ai está o meu receio: que os não haja. O cabelo fica sempre tão “sujo” 😦
        O dermatologista aconselhou-me Folstim que numa época deveras complicada e com queda acentuada (como nunca tinha tido) resultou. Porém, falta-me densidade capilar buahhh
        Boa sorte com o Neogenic 😉

      • mickysantos Agosto 3, 2013 às 3:41 pm #

        Para já posso dizer-lhe que o cabelo fica “melado” apesar da marca dizer que não. Não ficaria se o cabelo já fosse em bastante quantidade e mais espesso, mas fora ele assim, não estaria a usar o produto, não é? Porém, nada que não se resolva com uma leve aplicação de shampoo seco. Para já, não lhe posso dar mais indicações, não tenho grande coisa para comentar ainda 🙂

      • Paulo Vasco Agosto 3, 2013 às 5:16 pm #

        Ups… ensine-me essa dica do champô seco quando fazemos tratamento antiqueda!!!
        A Micky tem muito para nos ensinar! Por exemplo, a análise da composição do produto 😉

      • mickysantos Agosto 4, 2013 às 9:59 pm #

        Não é nada de especial, Paulo, é só o uso de um bom champô seco ajuda a que o cabelo não fique com aquele aspecto sujo ou oleoso que resulta da aplicação de produtos sob a forma de ampolas, por exemplo. Mas, por acaso, deu-me uma excelente ideia: vou fazer um post sobre champô/shampoo seco!

      • Paulo Vasco Agosto 5, 2013 às 11:18 am #

        Obrigado pela partilha e o post que está a caminho.

  2. Cláudia Pereira Julho 29, 2013 às 10:30 pm #

    gostei muito, quero ler mais sobre este tema aqui 🙂

    • mickysantos Julho 29, 2013 às 10:31 pm #

      Obrigada, Cláudia! Fica registado o teu desejo! 🙂

      Fico muito contente que tenhas gostado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: