Maquiagem – Como É Feito O Batom

26 Jul

O meu post sobre como é feita a maquiagem parece ter sido bem aceite e o tema é popular, de modo que resolvi elaborar um bocadinho! Hoje falamos mais um bocadinho de como é feito o batom – as imagens são cortesia da Bésame Cosmétics!

Formas de batom

Formas de batom

Tudo começa com as formas, é quase como um bolo! As formas mais “profissionais”, de produção em larga escala e as que se reconhece serem melhores são as de aço inox, mas também as há de acrílico. A escolha do aço inox tem só a ver com a durabilidade e resistência das mesmas e o acabamento mais perfeito que já dão aos batons, não é nada de outro mundo! As formas têm duas partes, que se vêm melhor na foto abaixo e que encaixam bem (para que depois não haja fuga do produto no passo seguinte). São cobertas com uma fina camada de óleo para que o batom desenforme bem quando estiver pronto – eu disse que era como um bolo!

Batom na forma

Batom na forma

Depois, há a o batom em si – o batom é feito de óleos e ceras que à temperatura ambiente são sólidas, mas que a quente são líquiadas! Não é preciso uma temperatura muito alta para ter o batom sob a sua forma líquida, basta ver como é fácil ver um batom a derreter um dia de mais calor. Aliás, se se aquecer demais, a fórmula perde as suas características e estraga-se. Assim, a “massa do bolo”, ou seja, o batom quente é cuidadosamente colocado na forma numa quantidade excessiva e a forma é batida numa superfície para que não haja bolhas lá pelo meio. Depois, a forma vai a arrefecer, geralmente numa sala refrigerada mas não propriamente tão fria como um frigorífico já que isso ia fazer com que o batom não resistisse bem à temperatura ambiente (que é o que temos quando compramos o batom e o levamos para casa!).

Batom antes de ser desenformado

Batom antes de ser desenformado

Em seguida, o excesso de batom é raspado, quando estiver quase frio. Isto dá um acabamento mais certo e direitinho, para que depois o batom caiba convenientemente na bala/tubo. Aquele buraquinho que vêm é feito propositadamente, para que depois o batom seja encaixado no mecanismo que faz com que o batom suba quando rodamos a base do tubo.

Batons a sair do molde

Batons a sair do molde

Quando o batom já está frio, basta tirar da forma (o bolo!), o que é facilitado pela camada de cera que se tinha aplicado no principio do processo ao molde. O batom acaba por fica a “descansar” mais um pouco fora da forma ou que não só ajuda ao processo mas também ajuda a ver se há imperfeições no batom como fendas, bolhas, etc. etc. Aproveito e solidarizo-me com quem quer que seja que tenha como função limpar as formas de batom – se alguma vez tentaram limpar batom de seja o que for, nomeadamente um espelho ou vidro, sabem que é das piores coisas!

Finalização De Batons

Finalização De Batons

E cá estamos nós, nos “finalmentes”. O batom leva com uma delicada (ou não) chama para fazer com que fique todo brilhante e liso por fora, com aquele aspecto de batom novo que dá vontade de trazer para casa! Daqui, arrefecem novamente e vão para as suas embalagens finais e depois para as lojas. O processo não é tão longo assim em termos de tempo, em 24 horas já temos um batom mais do que pronto para ser usado.

Então, gostaram desta pequena curiosidade?

Anúncios

6 Respostas to “Maquiagem – Como É Feito O Batom”

  1. Jackeline Monteiro Julho 26, 2013 às 2:57 pm #

    Nossa que máximo! Amei saber que é mais simples do que pensamos. bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    • mickysantos Julho 26, 2013 às 4:32 pm #

      Obrigada, Jackeline! Temos mesmo a mania de complicar coisas simples, imaginamos um processo super complicado 🙂

  2. Pulit4 Julho 30, 2013 às 5:26 pm #

    Que interessante! Nunca tinha visto nenhum blog a falar de como se faz a maquilhagem. Gostei muito =) Muah!

    • mickysantos Julho 30, 2013 às 6:52 pm #

      É um tema pouco falado, mas fico muito contente que tenhas gostado! Obrigada 🙂

  3. Lizza Agosto 14, 2013 às 10:31 pm #

    Adorei tudo que aprendi aqui. Muito obrigadapor divider seu conhecimento conosco. Gostaria de saber se existe uma fábrica que possa fabricar os cosméticos que gostaria de lancer no Mercado. Voce sabe de alguma? Abraços e obrigada.

    • mickysantos Agosto 15, 2013 às 10:31 pm #

      Olá! Não, não conheço nenhuma nem sei indicar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: