Perguntas E Respostas 25: Emagrecimento e Pele

22 Jul

A Catarina perguntou via Facebook:

Boa noite, vejo muitas vezes o teu blog e sei que falas muito sobre cuidados de pele. Recentemente, sob indicação médica, foi-me dito que preciso de emagrecer uns bons quilos, cerca de 15 a 20. Às vezes vejo na TV casos de pessoas que emagrecem e depois a pele nunca mais volta ao sítio e estou com imenso medo que isso me aconteça. Podes dar-me algumas dicas? Será que é possível evitar isto? É que estou mesmo preocupada.

Perguntas e Respostas

Olá Catarina! Espero que a minha resposta te deixe mais à vontade e mais descansada, porque casos extremos como muitos dos que vemos na televisão são evitáveis na grande maioria das vezes.

Quando uma pessoa cresce e/ou engorda, a pele vai esticando progressivamente para poder cobrir o volume crescente do corpo da pessoa. Quando a pessoa emagrece, por vezes, a pele pode não acompanhar esse emagrecimento. Isto deve-se a vários factores, nomeadamente à quantidade de peso perdida, à velocidade desta perda (quanto mais depressa mais provável é ficar com a pele mais flácida), genética e idade (sendo que quanto mais idade tivermos, pior a pele reage). A pele é elástica até certo ponto, mas é mais fácil para a pele esticar do que “encolher”. Assim, o primeiro dado a registar é que a perda de peso mais gradual é menos agressiva para a pele.

Como já vimos, tudo tem a ver com a elasticidade da pele. Como promover esta característica e mantê-la? Bebendo água suficiente (o que vai ajudar à perda de peso) e aplicando uma boa dose de hidratação. Depois do banho e antes de ir para a cama ou depois do banho e antes de nos vestirmos de manhã, conforme o caso, é necessário usar um creme hidratante de qualidade ou um óleo corporal. Quanto a óleos, qualquer óleo de corpo que seja recomendado a mulheres grávidas para evitar estrias é uma boa aposta. Claro que quando uma senhora está grávida a preocupação é a oposta, são as modificações do corpo quando este aumenta de volume, mas como o objectivo é manter a pele elástica, o óleo vai funcionar da mesma maneira. No que diz respeito aos cremes hidratantes, o importante é o conforto. Não adianta comprar um creme para pele extremamente seca se é demasiado espesso e vamos acabar por não o usar – usa-se o mais hidratante possível contando que seja confortável. Entre leites (mais fluídos), cremes e “manteigas” corporais, a escolha é quase infinita.

A última dica que tenho para dar é o exercício físico. Vai ajudar na perda de peso, claro, mas também é bom para a pele. Primeiro porque ajuda a fazer com que o sangue e o oxigénio circulem melhor, o que resulta logo numa pele mais luminosa e macia. Depois, porque parte do volume que correspondia a gordura passa a corresponder a músculo o que não só ajuda a preencher como a dar uma base à pele que também está em processo de reajuste.

Espero que estejas mais à vontade com a ideia de emagrecer e boa sorte!

5 Respostas to “Perguntas E Respostas 25: Emagrecimento e Pele”

  1. mmsf03 Julho 22, 2013 às 5:12 pm #

    Tens toda a razão.. Basicamente a perda de peso deve ser gradual.. Eu encontro-me na mesma situação da Catarina e por muito que adorasse estar no meu peso ideal em 2as semanas já tracei um plano realista. Posso sugerir à Catarina que utilize o Myfitnesspal.com, para mim tem-se revelado uma óptima ferramenta porque o meu maior defeito a nível de consumo alimentar é a falta de controlo de porções, que neste momento está totalmente diferente. Em 2as semanas perdi 1.1 kg, sei que não é nada de fenomenal mas eu estou contente. Outra coisa que comecei a fazer a sério é exercicio. Muito importante! Neste momento estou numa de o fazer em casa e como tal comecei o Insanity da Beach Body. Aliando ao facto de estar a emagrecer estou a começar a notar o volume a diminuir, é um óptimo programa!! Desculpa pelo comentário longo Micky, é que estou super entusiasmada com isto da perda de peso e pronto, acabo por me entusiasmar a falar disso 🙂

    • mickysantos Julho 22, 2013 às 7:03 pm #

      Não tens nada que pedir desculpa, eu gosto de comentários longos heheheh Olha, outro site bom e que até tem receitas é o SparkPeople. E para fitness, se gostas ou gostarias de experimentar pilates, o http://www.blogilates.com/

      • mmsf03 Julho 22, 2013 às 7:30 pm #

        Quando acabar o Insanity vou ver esse, obrigada 😀
        E as receitas dão muito jeito yay

  2. Catarina Julho 22, 2013 às 9:39 pm #

    Micky muito, muito obrigada! Nem imaginas como já me sinto mais descansada.

    • mickysantos Julho 23, 2013 às 9:27 am #

      Fico muito contente, Catarina. Já sabes, quando precisares…! 🙂

Deixe uma Resposta

