Cuidados De Pele – Água Termal

16 Jul

É a resposta para tudo. Pronto, exagero meu, mas ajuda numa imensidão de coisas desde a sensibilidade da pele quando se passa muito tempo no ar condicionado até àquele desconforto típico do muito frio ou do muito calor.

la roche posay termal thermal água water

Parece um bocadinho ridículo vender água numa garrafa de spray e cobrar bastante por ela só porque vem sabe-se lá de onde, mas não é bem assim. São águas com uma concentração de minerais muito alta e é por isso que ela é tão boa para cuidar da pele, limpando, tonificando, hidratando e acima de tudo, acalmando e protegendo a pele. Como o próprio nome já diz, estas águas vêm de estações termais que são especializadas em cuidados para a pele – cada estação termal está indicada para uma coisa, umas são melhores para pulmões, outras para o sistema digestivo, outras para a pele, etc. etc., sabiam? Porque esta água fica tão quente na sua fonte, os minerais nela são mais estáveis e funcionam melhor na pele, penetrando com facilidade e é por isso que ela é tão especial e diferente.

Voltando ao ciclo da água que todos aprendermos na escola, a água cai quando chove e alguma vai para o sub-solo. Lá pode passar décadas, sendo enriquecida. Cálcio, zinco (que é tão benéfico para quem sofre de acne por exemplo), selénio e magnésio são apenas alguns dos elementos que podemos encontrar nas águas termais mais comuns. Esta água é pura não só pela sua natureza mas também porque o processo de extracção é muito controlado e há a garantia de que se trata de uma água o mais pura e limpa possível, sendo que alergias e contra-indicações são raras.

Por vir num recipiente pressurizado, também fica sempre fresquinha o que é uma mão na roda quando queremos que os poros tenham um aspecto mais fechado e quando queremos mesmo é refrescar a pele. Para usar esta água basta pulverizar à vontade, a uma distância de cerca de um palmo, antes da outro qualquer produto de cuidado de pele ou depois, até mesmo a meio do dia mesmo por cima da maquiagem já que não interfere. Deve-se deixar secar ao ar sempre que possível, se bem que com temperaturas muito frias quando se está na rua não é aconselhável. Muitas marcas têm águas termais, mas as minhas favoritas até ver são a da La Roche-Posay e da Avène.

Querem um “segredo”? Apliquem depois da depilação a cera ou lâmina para acalmar a pele e vão ver como sabe tão bem o alívio! Ah, e aproveitem os tamanhos mini para levar em viagem, quando o ar condicionado deixa a pele numa lástima.

Anúncios

8 Respostas to “Cuidados De Pele – Água Termal”

  1. Jackeline Monteiro Julho 16, 2013 às 1:48 pm #

    Eu tenho essa água termal. Uso sempre. Acreditava que era bobagem, mas agora é indispensável. bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    • mickysantos Julho 16, 2013 às 3:00 pm #

      A minha mãe também usa a palavra “bobagem”, é tão lindinha!!!

      Mas a água termal é um daquelas coisas que achamos que não é nada mas faz muita diferença – como um tonificante por exemplo!

  2. Paulo Vasco Julho 16, 2013 às 5:05 pm #

    Duas dúvidas:
    – dado muito transpirar, incluindo pelo rosto, independentemente da estação do ano, como aplicar a meio da manhã e/ou tarde, sem remover o creme utilizado depois de barbear (não uso after shave!)? E no caso de se tratar de um BB cream?
    – pela leitura do artigo, agora que a pele do meu corpo está bastante sensível com a acidez do suor, para além do hidratante, este é um produto aconselhável?
    Obrigado.

    • mickysantos Julho 16, 2013 às 5:19 pm #

      Pode aplicar à vontade que não vai remover o hidratante nem o BB Cream, sendo que a água termal não se enxuga: seca ao ar. Além disso, vai ajudar na hidratação e protecção que o seu hidratante e/ou BB Cream já lhe dão. A água termal tem efeito mesmo sobre a pele maquilhada ou com creme, desde que não seja um creme oleoso ou um óleo (não me parece ser o seu caso pelo muito que já falámos).

      Sim, é um produto que pode ajudar e muito a acalmar a pele em qualquer situação, e também na situação que descreve. Não vai ter um efeito de redução da causa do seu problema nem o vai curar, mas vai sentir-se mais confortável e isso já é bom, certo?

      Espero ter ajudado e, já sabe, disponha 🙂

      • Paulo Vasco Julho 16, 2013 às 5:22 pm #

        Muito obrigado. Nova aprendizagem: pensava que a água termal era “removida” com um lenço de papel! Ups…

      • mickysantos Julho 16, 2013 às 5:24 pm #

        Pode ser, há muito boa gente que o faz e é melhor do que sair para a rua de rosto molhado no Inverno (dado que causaria cieiro quase instantaneamente), mas sempre que possível deve-se deixar secar ao ar.

  3. Susana Almeida Julho 16, 2013 às 7:29 pm #

    As minhas origens estão instaladas numa das muitas estações termais: São Pedro do Sul! Este é daqueles produtos que andam na minha listinha de futuras aquisições!

    • mickysantos Julho 16, 2013 às 7:32 pm #

      Nem é tão longe daqui do Porto (hora e meia, talvez menos?), mas nunca lá fui, admito. Mas acredita, águas termais são tão boas para a pele e confortáveis que é uma daquelas coisas que depois de nos habitarmos, já nem passamos sem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: