Cuidados De Pele – Idades Certas

18 Jun

Quantas e quantas vezes ouvimos (maior parte das vezes em publicidade de cosméticos) que aos 25 anos devemos começar a usar produtos para prevenir o envelhecimento? Mas será que é verdade? Será que no dia em que fazemos 25 anos a pele muda magicamente?

cuidados de pele prevenção rugas idade começar

Não, é claro que não muda como que por magia. Os 25 anos são apenas e só uma indicação, a média de idades em que as pessoas notam qualquer coisa a mudar na pele – isso e o golpe de marketing que é aproveitar aquele momento da vida em que o primeiro impacto da “vida real” atinge a maioria das pessoas que aos 25 anos pensa em sair de casa dos pais, talvez encontrar alguém especial e planear constituir família, lidar com o incerto início de carreira, ver os amigos já casados e com o último modelo de automóvel… Enfim, aquela idade frágil da crise do “quarto de vida”.

Eu sou da opinião de que, mais do que proteger do envelhecimento, devemos proteger das agressões e a verdade é que uma pele saudável e não agredida parece sempre muito mais jovem. Durante a puberdade e adolescência a pele passa por muito stress e modificações e devemos começar a prevenir mais activamente o envelhecimento assim que a pele estabiliza – aos 16, aos 18, aos 20, aos 25… Mais tarde do que isso, já é raro. É importante proteger a pele e tentar evitar as agressões repetidas porque uma pele agredida traduz-se na presença de mais radicais livres (sobre isso, falei aqui) e adequar o regime ao nosso tipo de pele: usar produtos para pele seca quando a pele é oleosa e vice-versa é o caminho certo para uma pele sob stress e que não é capaz de ficar regulada.

Prevenir o envelhecimento não é necessariamente usar cremes anti-rugas. É manter a hidratação, é não fumar, é dormir o suficiente e comer bem – claro que a genética desempenha um papel de extrema importância no assunto, mas até certo ponto é, sim, possível, ir contra o que a roleta da Natureza nos predestinou. Contudo, vamos concordar, somos seres humanos e os seres humanos vão para a cama com maquiagem um ou outra vez na vida, fumam (em segunda mão, que seja, ou então apanham com poluição), fazem noitadas em algum ponto da vida, apanham escaldões por mero acidente… Tudo isso acumula e dependendo da vida que se leva e como se trata a pele e a saúde, os sinais podem fazer-se sentir mais cedo ou mais tarde.

Os cremes anti-rugas ou de prevenção de rugas (mais ou menos a mesma coisa, mudam concentrações, um ou outro ingrediente) ajudam a pele a livrar-se das células que tem a mais (células mortas) e fazer com que a pele fique mais firme, seja pelo estímulo à produção de substâncias que têm esse efeito, seja por conter exactamente essas substâncias. Posto isto, começar a usar creme anti-rugas “cedo demais” não vai fazer com que as rugas aumentem assim como quem não quer a coisa! Pode é não ser adequado ao estado actual e necessidades actuais da pele e daí resultar que a pele pareça num pior estado ou parecer que o creme não funciona. Há cremes para primeiras linhas de expressão, para rugas profundas, para a pele na menopausa… Se realmente escolherem usar um anti-rugas, procurem aconselhar-se caso-a-caso.

Assim, o final de contas, é que devemos começar a usar produtos anti-rugas quando olharmos ao espelho e acharmos que precisamos deles. Se aos 50, 60, 70 anos acharmos que só há necessidade de hidratante simples e protector solar e não de anti-rugas… Seja! O que importa é gostarmos do que vemos e cuidar da saúde. Além disso, as rugas bonitas, aquelas que ganhamos por sorrir, viver e ser felizes, são medalhas de honra e podemos muito bem encará-las como tal. Pensem nisso!

Anúncios

4 Respostas to “Cuidados De Pele – Idades Certas”

  1. mmsf03 Junho 18, 2013 às 11:03 am #

    Concordo plenamente. Lembro-me de te perguntar e me teres dado esta opinião e desde aí tenho pensado e pelo menos para já a minha pele não precisa de anti-rugas, só da hidratação! De qualquer forma obrigada mais uma vez por um post informativo e interessante! A partir da próxima semana vou começar novamente a seguir o conselho do dormir bem, porque esta semana é para esquecer, acho que a minha pele aguenta uma semaninha :p

  2. Paulo Vasco Junho 18, 2013 às 11:40 pm #

    Totalmente de acordo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: