Bobbi Brown – Makeup Manual (Livro)

16 Jun
Bobbi Brown - Makeup Manual

Bobbi Brown – Makeup Manual

Talvez não saibam, é natural, mas os livros são uma das minhas maiores paixões. A maquiagem vem em primeiro lugar, claro, mas não é nada  difícil imaginar que juntando maquiagem e livros, faz-se boa parte do meu paraíso. Infelizmente, livros de maquiagem são bastante caros: não só porque os livros em Portugal são caros em geral, mas também porque os livros de maquiagem têm muita cor e fotografia o que encarece sempre o produto final. Assim, resolvi de vez em quando, dar-vos uma palavra sobre livros de maquiagem porque é muito triste comprar um livro tão caro para no fim acabarmos desiludidos – pelo menos eu penso assim!

Não me vou alongar muito, se quisessem ler meio quilómetro de texto pegariam num livro (que gracinha adequada…) mas vou tentar não deixar nada de fora. A autora é uma das super-celebridades no mundo da maquiagem, Bobbi Brown. O premissa do livro, o objectivo, é ser um manual para toda a gente, desde quem não sabe nada até quem já é profissional nesta área. Há sempre algo a aprender, é bem verdade!

Como em tudo na vida em que se queira agradar a Gregos e a  Troianos, nunca se agrada completamente a nenhum dos lados. Há partes do livro em que uma pessoa que se queira só maquiar a si própria não tem interesse nenhum e há partes que se um profissional ainda não souber… bem… algo está muito mal! O livro começa por apresentar-nos a autora, dizer quem é e porque é Bobbi Brown um nome importante. Depois, fala-nos sobre como cuidar da pele, com dicas básicas sobre como reconhecer um tipo de pele até como tratar do mesmo com tipos específicos de produtos e ingredientes e até dicas de alimentação e estilo de vida para uma pele bonita. Entretanto, fala de ferramentas (pincéis, consumíveis, etc.) que há hoje disponíveis no mercado e que podem ser usados. Depois, claro, sobre a base, os tons, as cores, a teoria da cor, as texturas, como proceder com tons de pele ditos exóticos. É o capítulo com mais informação e não admira, já que Bobbi Brown é, entre outras coisas, conhecida pela pele perfeita mas ainda assim natural. De seguida, fala-se de olhos, com tutoriais com fotos passo-a-passo e bastante informação sobre cores e formatos de olhos e como trabalhar com isso. Depois vêm os tutoriais mais específicos, para jovens, para noivas, para isto, para aquilo… Em seguida dicas para profissionais desde conduta e etiqueta profissional até o que ter no kit e como construir o Portfolio. Para finalizar, História da Maquiagem, nomes importantes e directório de lojas das especialidade.

O Makeup Manual não é perfeito. As fotos e alguns looks deixam um bocadinho a desejar, como se tivessem sido feitos à pressão. Alguns dos tutoriais têm fotos fora de ordem de acordo com as descrições mas é possível que isso tenha sido corrigido numa edição mais recente do que aquela que eu tenho. A Bobbi Brown tem as teorias dela, a visão estética própria (que eu “adoro odiar”, confesso, mas que acabo sempre por não deixar de parte) e há coisas que se dizem no livro com as quais eu e tantos outros autores discordam. Onde eu quero chegar com isto é que um livro não é uma lei, são guias, são maneiras de certas pessoas fazerem certas coisas. Como eu já disse, parte do livro é dedicado a como construir uma carreira como maquiador e isto não tem interesse nenhum para o comum das pessoas a não ser por curiosidade de como as coisas se passam… na América! Por outro lado, também não é exaustivo o suficiente para um maquiador profissional fazer, sequer, um “refresh”. Posto isto, não me acanho nada de recomendar este livro a quem me pedir indicações sobre um bom livro de maquiagem e ele está, em toda a sua orgulhosa glória, na minha estante. Consulto-o com bastante frequência, diria.

O livro é grande, pesado, cheio de informação e não está traduzido em Português. Encontram-no na Amazon, na Wook, nos balcões Bobbi Brown e em outras livrarias, é relativamente fácil de encontrar para quem o quiser. Apesar de tudo, é um bom livro para se começar uma colecção, para se ter uma ideia de como tudo funciona, um panorama geral de tudo o que a maquiagem envolve: desde cuidar-mos da nossa própria pele e maquiarmo-nos até à História da maquiagem e dicas para quem é ou pretende tornar a paixão da maquiagem numa profissão.

Eu queria mostrar-vos fotos do interior, mas por motivos de direitos de autor isso não me é permitido. Encontram estas fotos por essa Internet fora, até mesmo na Amazon, pesquisando pelo livro. Vale uma olhadela, mesmo que não tenham interesse em comprar. Falando nisso… Há algum livro de maquiagem que me recomendem? Têm algum? Gostavam de ter? Comentem e digam-me, estou curiosa!

12 Respostas to “Bobbi Brown – Makeup Manual (Livro)”

  1. Anna Paula Ganter Junho 17, 2013 às 4:43 am #

    Oi Micky. Tudo bem? Gostaria de te pedir uma publicação, ou te dar esta sugestão. Gostaria de saber quais bons livros de maquiagem que foram traduzidos para a língua portuguesa. Sou brasileira e aqui quase não há boas publicações traduzidas. Será que em Portugal existem estas traduções? Obrigada! Anna Paula.

    • mickysantos Junho 17, 2013 às 10:21 am #

      Ola Anna Paula! Obrigada pelo comentário! O próximo livro que eu vou apresentar é o do Fernando Torquatto – ele é Brasileiro, o livro dele é excelente se bem que muito caro. Outros livros que estão publicados no Brasil em Português são o do Duda Molinos (eu não li o livro, não encontro aqui nas livrarias onde costumo ir, mas ele é excelente profissional e já vi boas resenhas do livro) e também o da Lauren Luke (chama-se Looks – A Maquiagem Das Celebridades Passo-a-passo). Também não li este último nem sei muito sobre ele, de maneira que não posso dizer se é ou não bom, sei apenas que ele existe. Em Portugal não existem muitos livros de maquiagem traduzidos, infelizmente… A mim não me incomoda, mas a verdade é que nem toda a gente é obrigada a fala Inglês, não é? Espero ter ajudado!!!

      • Anna Paula Ganter Setembro 9, 2013 às 8:30 pm #

        Oi, Micky! Só agora que vi tua resposta, obrigada. Estes livros brasileiros eu já adquiri, e são bons! Prefiro o do Duda Molinos… Já o da Lauren Luke eu não fiquei empolgada para comprar, achei as maquiagens de dentro do livro de baixa qualidade, sei lá…
        Eu sou maquiadora profissional e por isso perguntei se haviam publicações em Portugal, de livros originalmente em inglês, porque confesso que deixo a desejar nas traduções… risos.
        Se você souber de algum livro traduzido, se incomoda em me dizer o nome?
        Muito obrigada!!!
        Anna.

      • mickysantos Setembro 9, 2013 às 11:18 pm #

        Oh, então somos colegas!

        Avisarei, sim se souber de alguma coisa em Portugues. O livro da Rae Morris é em Inglês mas os tutoriais são todos com imensas fotos… Talvez valha a pena pedir emprestado em alguma biblioteca nem que seja só pelas imagens!!!

  2. Jackeline Monteiro Junho 17, 2013 às 1:36 pm #

    Eu amo mais os livros que maquiagem! rsrs
    Achei o livro muito interessante.
    Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    • mickysantos Junho 17, 2013 às 6:43 pm #

      Eu também gosto imenso de livros! Mas a maquiagem é a maior paixão!

  3. Ana Cristina Junho 21, 2013 às 11:50 pm #

    Ainda na semana passada andei a ver este livro no balcão da marca… agora ainda me arrependo mais de não o ter comprado… 😦

    • mickysantos Junho 22, 2013 às 2:30 pm #

      Há livros melhores, talvez venhas a ficar contente por não teres comprado este! Pensa positivo! 😉

  4. Anna Paula ganter Novembro 14, 2013 às 5:53 am #

    Oi Micky! Pois é, semana passada antes mesmo de ler sua resposta, eu estava procurando um livro dela (Ray Morris) para comprar na Amazon.com, mas estava esgotado. Aqui não encontro à venda os livros dela e a maior parte das pessoas nem sabe quem ela é. : / Vou continuar tentando! obrigada pela sugestão! abçs.

    • mickysantos Novembro 14, 2013 às 12:48 pm #

      Estou à espera de uns livros que encomendei, um deles por acaso até é em Português. Vou falar deles aqui no blog depois, por isso, fique atenta 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem by Fernando Torquatto (Livro d’O Boticário) | Invicta Maquiagem - Setembro 6, 2013

    […] a palavra escrita também nos ensina e muito! Já fiz aqui no blog um apanhado do que achei do livro da Bobbi Brown e ficou prometida a minha opinião sobre mais livros de maquiagem. Aqui está o novo livro nesta […]

Deixe uma Resposta

