Cuidados De Pele – Pêlos Encravados

21 Maio

Não é um tema assim agradável, mas quem nunca sofreu com pêlos encravados que atire a primeira pedra!

pelos encravados tratar previnir

Os pêlos de qualquer parte do corpo podem eventualmente encravar, mas isto é mais comum nas áreas onde o pêlo é mais grosso, nomeadamente barba (nos homens, claro), virilhas e axilas. Geralmente a depilação por cera ou lâmina agrava o problema, o que faz todo o sentido se formos ver porque é que o pêlo encrava!

Este fenómeno acontece quando o pêlo não sai correctamente do seu folículo, não fazendo o caminho correcto de dentro para fora da pele. O pêlo é gerado na raiz e depois vai crescendo pelo folículo, sendo guiado para fora da pele por uma fina camada de células, uma “bainha” ou um “forro”, uma espécie de tubo que o obriga a crescer na direcção correcta e a sair no sítio certo. Só que por vezes as coisas não correm da melhor maneira, e o pêlo não é guiado como devia e acaba por virar ou embarrar nas paredes do folículo, não passando assim para fora e, lá está, ficando encravado no sítio onde está. Depois a situação piora com o inchaço que surge e se já era difícil encontrar uma saída, assim ainda é pior e entra-se num ciclo vicioso.

Muitas vezes quando se usa cera na depilação, esta “bainha” sai com o pêlo, deixando o novo pêlo que vai nascer sem guia porque o pêlo pode renascer mais depressa do que uma nova guia se consegue formar. Assim, ele não sabe muito bem para onde ir e embarra nas paredes. Quando se usa a lâmina, porém, o que acontece é que a superfície do pêlo fica cortada em linha recta, em vez de ser biselada como o pêlo naturalmente é. Imaginem uma agulha e um fio: é mais fácil passar o fio pela agulha se tiver uma ponta mais fininha que entre melhor e que depois vá alargando ou é mais fácil passar o fio logo assim com a largura que ele já tem? É exactamente a mesma coisa aqui, a superfície fica cortada pela lâmina na grossura que o pêlo já possui, não deixando a tal ponta mais fininha – neste caso o pêlo pode ou não continuar a crescer com a orientação que tinha antes, sendo que se muda de direcção, encrava. Mas não, não é só a depilação que causa pêlos encravados – o roçar de roupa apertada ou rígida na pele, o roçar da pele entre si, os poros entupidos que não deixam espaço para o pêlo sair…

Já vimos a causa, a consequência é nossa conhecida, agora é só tentar arranjar a solução! Infelizmente não há milagres e isto só lá vai com paciência. A primeira coisa a fazer depois de identificar a causa do problema é evitar a todo o custo roupa apertada e em especial se for ou tiver grandes quantidades de fibra sintética (polyester, elastano, lycra).

Se o problema é devido à lâmina, não carregar tanto na mesma e cortar o pêlo no sentido do crescimento (e não contra, como é costume fazer) vai proporcionar um corte não tão rente que apesar de não tão bonito (pode deixar “sombra” nas peles mais claras) tem menos tendência a resultar em pêlos encravados. Usar a lâmina com um gel ou creme próprio e logo a seguir a sair do banho ou duche também ajuda. Se o problema se deve à cera, sugiro depilação definitiva (a laser, por exemplo) – se esta não for uma opção viável, então manter o local esfoliado (recomendo esfoliantes do tipo químico, em especial se já houver pêlos encravados no local) e hidratado regularmente (com o que quiserem, desde que vos seja confortável) vai ajudar a previnir futuros pêlos encravados. Convém ter cuidado especial com a esfoliação e o tipo de esfoliação na véspera de usar cera e no próprio dia, sendo que não se deve fazer para não sensibilizar a pele em demasia. Já agora, também não se deve usar hidratante no dia de fazer depilação a cera sob pena desta não conseguir aderir aos pêlos.

Se nada disto resultar se for só aquele aborrecido e solitário pêlo ali no meio, há sempre as compressas mornas que são um algodãozinho embebido em água morna (morna, tépida, quentinha, mas não quente), aplicadas 4 a 5 vezes ao dia por 4 a 5 minutos, seguida de um produto para tratar acne localmente – aquelas canetinhas ou esponjinhas que se usa quando se tem uma borbulha má, como um da Body Shop que já mencionei – estes produtos são anti-inflamatórios e também acabam por limpar a pele com alguma acção esfoliante química. Eu disse que era precisa paciência!!!

(Nem me acredito que acabei de escrever quase 800 palavras sobre um tema tão trivial…!!!)

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Pêlos Encravados”

  1. Ana Rita Bernardo Maio 21, 2013 às 1:14 pm #

    Gostei muito deste post! Já sofri com isso e agora já não sofro tanto. Uso um tónico da Skin Doctors que é o Ingrow go e ajuda bastante!

    Beijinhos*

    http://colorscanspeak.blogspot.pt/

    • mickysantos Maio 21, 2013 às 9:21 pm #

      Por acaso não conhecia, mas nada mais é do que um hidratante, anti-inflamatório e esfoliante 🙂 Acredito que resulte bem, tem tudo para resultar 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: