Cuidados De Pele – 6 Dicas Para Prevenir O Envelhecimento Precoce Da Pele

20 Maio

Desejar fervorosamente genes diferentes não consta desta lista, mas dado que a genética é a primeira e mais portante causa do envelhecimento precoce (da  pele e não só), se calhar até devia… Agora a sério, aqui ficam seis dicas para começar a por em prática o quanto antes! A maioria são hábitos saudáveis que devemos manter por toda a vida, mas nunca é demais lembrar!

jovem e idosa cuidados de pele começar cedo

  1. Proteger do sol – até 90% dos sinais visíveis de envelhecimento são devidos a ou agravados por pela exposição solar, em especial aquela que é desprotegida. Eu sei que é aborrecido, eu sei que não faz assim muito sentido usar protector solar se o nosso emprego é a uma secretária, mas acreditem, daqui a uns anitos ainda me vão mandar um e-mail a agradecer por eu ser tão insistente nisto. Ano passado mais ou menos por esta altura tivemos aqui no Invicta Maquiagem uma semana dedicada só ao tema da protecção solar, de modo que vou remeter-vos para esses posts – se ainda tiverem dúvidas, não hesitem em colocar! Os artigos que vos recomendo são: Fototipo, SPF UVA e UVB, Tipos e Ingredientes Comuns em Protectores Solares, Aplicação do Protector Solar, 7 Mitos e Questões Frequentes Sobre Protectores Solares  e ainda para quem tiver curiosidade, a História Do Protector Solar. 
  2. Largar o cigarro– sermões à parte, as rugas de quem fuma aparecem mais cedo e vão mais fundo dentro da pele. Primeiro pela movimentação dos músculos quando se fuma, desde a boca por razões óbvias até aos olhos que semi-cerram como um reflexo para evitar que entre muito fumo; depois pelos efeitos da nicotina, que incluem a diminuição da circulação efectiva de sangue na pele e finalmente porque um cigarro não tem só tabaco, tem outras substâncias que na verdade, ao serem queimadas, ainda fazem pior à pele.
  3. Moderar o consumo de álcool – O consumo intensivo de álcool desidrata e, como tal, retira a necessária elasticidade à pele. Além disso, quem bebe muito acaba por ter deficiências a nível de nutrientes que, entre outras coisas, fazem falta à pele – e, claro, já falámos de alguns! (sinceramente, ao fim de quase 450 artigos, há poucas coisas sobre as quais não falámos!). A alimentação saudável também cabe aqui neste ponto.
  4. Delicadeza –  Quando é para maquiar ou desmaquilhar, em especial os olhos, convém meiguice. Não puxar os olhos quando é para aplicar eyeliner, não “arrastar” e esfregar quando é para tirar a maquiagem, não mexer demasiado no rosto durante o dia… Todos estes pequeninos gestos juntos, ao fim de anos, fazem a diferença.
  5. Cuidar diariamente – Quando a repuxa, arde e escama, devemos prestar atenção. São sinais de que a pele está sequiosa e precisa de atenção extra. A pele seca fica mais enrugada, além de mais fragilizada. Todos os dias devemos limpar a pele de manhã e à noite, ainda que não usemos maquiagem. O hidratante adequado a cada pessoa é sempre imperativo independentemente da hora do dia e o protector solar deve ser colocado todas as manhãs.
  6. Não esquecer o resto do corpo – É fácil esquecer que o pescoço e o colo, bem como as mãos, muitas vezes denunciam mais depressa a idade de uma pessoa do que o rosto propriamente dito. As mãos estão muito expostas a agressões de todo o tipo, nomeadamente sabonetes e restantes detergentes muito fortes, mais sol e poluição e mais “trabalho pesado” – hidratação à noite é o mínimo que podemos fazer por esta parte do nosso corpo que nos permite fazer tanto! Quanto ao pescoço e ao colo, são também expostos como o rosto, mas nem sempre tão cuidados. Estão ou podem estar à vista, o que constitui ainda mais uma razão para a vaidade dar as caras e nos impelir a cuidar melhor. Quanto mais cedo na vida nos habituarmos a “estender” o que quer que usemos em cuidados de pele para, no mínimo dos mínimos, o pescoço, melhor! É sempre melhor e mais fácil prevenir do que remediar!
Anúncios

11 Respostas to “Cuidados De Pele – 6 Dicas Para Prevenir O Envelhecimento Precoce Da Pele”

  1. Paulo Vasco Maio 20, 2013 às 1:54 pm #

    Artigo que contribuí para a saúde pública e individual. Convém frisar, que o cancro de pele existe e bate-nos à porta sem avisar: assim aconteceu no meu agregado familiar, embora não tenha sido o de pele. Se aqueles que nos leem não tem dinheiro para o protetor XPTO à venda na farmácia ou perfumaria, utilizem os triviais dos hipermercados. O importante é prevenir!

    Para a autora: parabéns e obrigado por outro post cheio de valor.

    • mickysantos Maio 20, 2013 às 2:11 pm #

      Obrigada, Paulo. É sempre bom saber que tenho em si um leitor tão assíduo!

      • Paulo Vasco Maio 20, 2013 às 2:18 pm #

        Ciência, saúde e beleza (que é também saúde) escritas com conhecimento merecem toda a minha atenção.

  2. Paulo Vasco Maio 20, 2013 às 1:55 pm #

    Reblogged this on Sonhos desencontrados and commented:
    O envelhecimento é visível. O cancro de pele não… E que tal associar ambas as lutas pela sua saúde?

  3. mmsf03 Maio 20, 2013 às 5:25 pm #

    Uma pergunta. A Olay tem cremes anti-rugas consoante a idade. Por exemplo os cremes para mais de 40 anos funcionam às mil maravilhas para a minha mãe e para a minha sogra. Existe uma linha para usar a partir dos 25 anos. Eu uso hidratante de dia e de noite e suponho que seja o suficiente. Achas necessário a utilização deste anti-rugas que previne o aparecimento ou a hidratação diária (e nocturna) é o suficiente?

    • mickysantos Maio 20, 2013 às 6:00 pm #

      Ai, que já me vais meter em trabalhos com marcas de cremes anti-rugas impingidoras de coisas! Estou a brincar!

      Depende do teu tipo de pele (pele seca mostra mais sinais de envelhecimento do que pele oleosa), depende dos teus genes (se na tua família de ambos os lados as mulheres “envelhecem bem” ou nem por isso), depende do teu estilo de vida (se fazes algo que prejudica a pele como fumar, banhos de sol, muitas noites mal dormidas, etc.) e depende do que tu achas que deves usar!

      Normalmente recomenda-se que se comece a usar um anti-aging entre os 25 e os 30 anos (anti-aging, não é anti-rugas necessariamente), mas se tens cuidado contigo, se achas que a tua pele ainda está jovem e não tens nenhuma linha de expressão que te preocupe em especial e se te sentes confortável com o teu regime actualmente, eu acho que não precisas.

      Eu tenho 25 anos e uso um creme de olhos que tem propriedades anti-envelhecimento porque comecei a notar que a pele em torno dos olhos estava a dar sinais de cansaço, mas isso foi porque eu senti essa necessidade.

      Isto se calhar dava um post… Talvez depois de tudo explicado possas fazer uma melhor escolha!

      • mmsf03 Maio 20, 2013 às 8:21 pm #

        Sim pf, adorava! O que tenho usado tem-me servido bastante bem mas convém sempre saber 🙂 Obrigada como sempre pela resposta e por me explicares bem as coisas, e por me matares o tédio no trabalho 😀

      • mickysantos Maio 20, 2013 às 9:30 pm #

        Tédio no trabalho é do pior!!! :\

      • mmsf03 Maio 20, 2013 às 9:37 pm #

        Às vezes é inevitável mesmo… Assim ao menos tenho o que ler e pesquisar 🙂

  4. Susana Almeida Maio 21, 2013 às 9:29 pm #

    Aqui está um tema extremamente importante e que infelizmente as pessoas ainda não dão a devida importância! Seja Verão ou Inverno devemos proteger sempre a pele…Outro aspecto, que as pessoas desvalorizam, é o habito e se exporem nas horas de maoir risco solar e apesar dos grandes alertas nao vejo mudanças! Um dia mais tarde é que sofrerão as consequências e não foi por falta de aviso!

    • mickysantos Maio 21, 2013 às 9:33 pm #

      Obrigada pelo comentário, Susana! É bem verdade, ainda hoje estive numa formação em que também se falou de protecção solar e fiquei impressionada com os números no que diz respeito à percentagem de pessoas que não se cuida em relação ao sol!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: