Cuidados De Pele – O Mito Dos Rectângulos

13 Maio

Quem seja menos atento no Facebook talvez ainda não se tenha apercebido do mais recente mito, da histeria em massa que isto envolve. Mas já que diz respeito a cosméticos e de uma forma até bastante técnica (oh, olhem a futura Farmacêutica a falar!), resolvi mencionar aqui. Antes de começar quero deixar claro que é um mito sem sentido positivamente nenhum, e passo a explicar.

significado riscas tubo creme facebook

A imagem apresentada e que anda a ser partilhada é esta aqui acima e o texto é o que se segue ou semelhante:

“Coisas a saber …

Sabe qual é o significado dos quadrados e retângulos na parte de trás de tubos (creme, pasta de dente, shampoo, etc)?

Já reparou que, em cada um dos tubos na parte de trás de um código é identificado? Pode ser preto, vermelho escuro, azul escuro, verde escuro ou outras cores geralmente escuras, e também em vermelho ou verde. O que é que este código diz?

Riscas escuras (ou retângulos) mostram que o produto é composto inteiramente por produtos químicos!

Os quadrados vermelhos mostram que o produto é cerca de 70%  químico e 30% natural.

Se for verde, o produto contém apenas ingredientes naturais, livres de produtos químicos!

Saber nunca ocupa lugar.

Com esta informação, cabe a si fazer as melhores escolhas.”

Há tanta coisa de errado com este texto que até estou sem saber por onde começar! Acho que vou começar por falar em “produtos químicos”. Tudo, absolutamente tudo é um produto químico ou mistura de vários químicos – a água, a comida, o computador que está à vossa frente, a mesa em que ele está assente… Pronto, já entenderam onde quero chegar! O que normalmente as pessoas chamam “produto químico” é um produto sintético – ou seja, fabricado em laboratório. Isto não quer dizer que seja mau, quer simplesmente dizer, na maioria dos casos, que é mais barato, mais eficiente e por vezes mais ecológico produzi-lo em laboratório do que andar por aí a esgotar recursos naturais não só para fazer o produto em si mas também para transportar a matéria prima até às fabricas, por exemplo. Há produtos sintéticos bons e maus, como há produtos naturais bons e maus (muitos venenos são de origem vegetal, por exemplo).

Quanto às riscas, vamos ver como é que são colocados os produtos dentro dos tubos. A empresa fabrica o creme, pasta de dentes, seja lá o que for o seu produto. Depois, fabrica ou compra as embalagens que vêm impressas com o nome da marca, o nome do produto, os ingredientes, código de barras e tudo mais que seja necessário. As embalagens vêm abertas em cima (ou seja, na parte que tem aquelas ranhuras) e é por lá que são cheias por uma máquina – essa mesma máquina que as enche ou outra, dependendo da fabrica, também as vai fechar. Só que a máquina não vê nem pensa! Para saber onde é preciso fechar a embalagem a máquina apenas reconhece um sítio de cor uniforme com uma risca de cor contrastante e é aí que fecha a embalagem e segue para outra. É daqui que vem este rectângulo ou risca ou como queiram chamar e a cor é simplesmente a cor mais contrastante com a cor original da embalagem de entre as que já foram usadas na impressão porque cada cor extra que se use custa mais caro. Na verdade, há ainda riscas brancas nas embalagens escuras impressas a branco e o texto não menciona isso.

Acho que a única parte que se aproveita deste boato é mesmo a parte do “saber nunca ocupa lugar”! Espero que estejam esclarecidos e que este artigo vos tenha ajudado!

Anúncios

10 Respostas to “Cuidados De Pele – O Mito Dos Rectângulos”

  1. mmsf03 Maio 13, 2013 às 2:02 pm #

    Eu quando vi isto no facebook perguntei à pessoa que partilhou se acha que os cremes são feitos de lágrimas de anjos e sonhos de bebés. Não me respondeu 😦
    Acho uma irresponsabilidade haver pessoas que partilham coisas deste género, cheguei a ver um (que me ri muito confesso) que basicamente indicava que se estivesse a ser assaltado no atm basta colocar o PIN ao contrário que a policia é alertada. A sério que me ri. Mas fico triste porque muita gente acredita nestas coisas. Mais uma vez parabéns por desfazeres mitos. Vou aproveitar para partilhar no facebook quando chegar a casa (que aqui no posto do work não acedo ao face lol).

    • mickysantos Maio 13, 2013 às 6:31 pm #

      Uhm… Claro que são feitos de lágrimas de anjos e sonhos de bebé – devias entrar num laboratório para ver como é que é!

      • mmsf03 Maio 13, 2013 às 9:39 pm #

        Já estive a ver uns estudos e videos.. Acho incrível!!

  2. Paulo Vasco Maio 13, 2013 às 2:49 pm #

    Um post muito importante!
    Obrigado

  3. Paulo Vasco Maio 13, 2013 às 2:50 pm #

    Reblogged this on Sonhos desencontrados and commented:
    De suma importância!

  4. Ana Cristina Maio 16, 2013 às 10:19 pm #

    Eu acrescentaria ao texto no facebook “a ignorância não é crime mas a burrice talvez devesse pagar imposto pois assim sairíamos rapidamente da crise!!!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: