Perguntas E Respostas 21: Unhas Lascadas

6 Maio

A Mariana perguntou via Facebook:

Olá Micky, leio o teu blog porque gosto as explicações que dás das coisas mais cientificas e da maneira simples como explicas as coisas. Recentemente tenho tido um problema que é as unhas lascarem. Saem como se fossem camadas, não sei o que fazer! Será que sabes a causa para este problema?

Perguntas & Respostas

Olá Mariana! Obrigada pela pergunta – confesso que por vezes também sofro deste problema. Vamos então ver algumas causas possíveis:

  • Mudanças bruscas de temperatura – seja da temperatura ambiente seja por outras razões (usar água muito quente ou muito fria, por exemplo). A situação torna-se pior com o frio seco, que fragiliza mais as unhas, bem como a pele em geral. Se se suspeitar que esta pode ser a causa, um bom óleo de cutículas e unhas e/ou uma boa loção de mãos e unhas resolverá o problema.
  • Falta de nutrientes – a falta de proteína é uma causa apontada muitas vezes, mas em países desenvolvidos e no caso de pessoas com uma alimentação variada, o caso não se porá. Há outros nutrientes que podem estar envolvidos, nomeadamente a biotina, enxofre e vitamina B. Uma alimentação variada com legumes e fruta especialmente os que podem ser comidos crus é importante!
  • Alguns medicamentos – alguma medicação tem tendência a secar pele, unhas e cabelo e isso pode ou não vir descrito na bula (o papelinho dentro da caixa). Se for este o caso, convém referir ao médico que prescreveu o medicamento para que ele ou ela fiquem informados, mas não é nada que não se resolva com as mesmas medidas do primeiro caso acima mencionado.
  • Produtos de limpeza (e cloro) – são, regra geral, produtos muito abrasivos que sensibilizam as unhas. Mais, muitos envolvem passar muito tempo com as mãos dentro de água o que ainda faz pior! Usar luvas é imperativo e, claro, hidratar bem as mãos e unhas. Se não for de todo possível usar luvas, um truque que as nadadoras profissionais usam é passar vaselina nas unhas antes de entrar na piscina!
  • Vernizes de má qualidade – é inevitável falar do assunto. E quando digo má qualidade, não digo de baixo preço- há produtos em conta e bons! Os vernizes com “os grandes 3“, três substâncias que não nos fazem nada bem, favorecem o enfraquecimento das unhas. Vale a pena estar informado!
  • Má-formação da unha ou doenças da mesma – às vezes há uma unha, só uma, que tem problemas! Pode ser da formação da própria unha ou de algum trauma. A alimentação adequada e a hidratação podem ajudar, mas não há milagres. Se se tratar de um fungo ou infecção bacteriana, claro, é necessário tratar! Se a unha apresentar um aspecto diferente das outras (baça, branca ou acinzentada, deformada, porosa, etc.) além de lascar, é muito provável que se trate de algum tipo de doença ou infecção.

Espero ter ajudado e contribuído para umas unhas mais bonitas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: