Maquiagem – Contratar Um Profissional

4 Abr

Mês que vem é o mês das noivas, e como tal resolvi falar deste assunto tão importante para quem vai ter um dia que se quer único. Hoje vamos dar uma vista de olhos sobre o porquê de contratar um maquiador para o casamento ou outra ocasião especial e sobre o que esperar de um profissional competente.

maquiador, maquilhador, profissional, trabalhar

Maquiador Profissionar

Um maquiador profissional é uma pessoa treinada para aplicar maquiagem de maneira não só bonita, mas também segura. Isto é, tendo em atenção a qualidade dos produtos aplicados e também a sua higiene.

Numa ocasião especial, a maquiagem não tem só que ser bonita. Tem que durar, tem que ser perfeitamente adequada à fisionomia e coloração de cada pessoa, tem que estar em conformidade com as condições ambientais e com o evento a que se vai… Por exemplo, num local onde vai haver fotografia com flash, um maquiador vai usar base sem SPF e sem brilhos para que a pessoa não pareça pálida e/ou oleosa na fotografia final!

Só uma pessoa com estudos e experiência pode ter atenção a todos os elementos envolvidos numa maquiagem que se quer perfeita. Um bom profissional tem ferramentas (pincéis e produtos) e sabe usá-los, respeitando as nossas preferências e gostos, mas melhorando o que nós, “leigos”, fazemos no dia-a-dia.

Se o evento especial for algo tipo um casamento, uma festa de 15 ou 16 anos, um noivado, etc. pode haver necessidade de ir a um teste. O teste acontece algum tempo antes do dia do evento e o maquiador e a cliente sentam-se e conversam sobre as expectativas e gostos da cliente, sobre o evento, sobre a roupa e penteado escolhido… Convém ir preparada para responder a questões sobre regime de cuidados de pele e, se for o caso, até levar fotografias de maquiagem que se goste para inspirar o maquiador que, em essencia, é um artista. Aí sim, o maquiador vai maquiar a cliente, anotar tudo o que usou e fez, bem como possíveis mudanças que a cliente queira, e guardar uma “cábula” para o grande dia.

Um bom maquiador deve demonstrar higiene. Por exemplo, pincéis que pareçam sujos, ambientes escuros, usar glosses e máscaras com os próprios aplicadores do produto, tudo isso são sinais de que a higiene pode não estar tão presente como se gostaria. Mais, vale sempre lembrar que um bom profissional não tem porque esconder o seu trabalho, e vai mostrar pronta e alegremente fotos de trabalhos realizados no passado – se somos bons a alguma coisa, temos orgulho nela, não é? Se não gostarem do trabalho ou deste e daquele produto, digam! Mas digam mesmo, por muito bom que  maquiador seja, ler pensamentos é muito complicado! Outra coisa a reter, e inevitável de mencionar, é o dinheiro. Um profissional que geralmente é freelancer (como os maquiadores) não vai ter problema nenhum em discutir preços – o preço pode até ser fixo, mas a pessoa não faz um grande mistério sobre ele. É preciso ser-se honesto e frontal nestas coisas para depois não haver surpresas.

Anúncios

3 Respostas to “Maquiagem – Contratar Um Profissional”

  1. Patrícia Abril 4, 2013 às 10:25 pm #

    Acho esta tua abordagem muito boa. As pessoas esquecem-se que um maquilhador estudou técnicas e produtos para fazer verdadeiras obras de arte, ou como tu dizes e muito bem, para aperfeiçoar o que nós, leigos, fazemos no dia a dia. Muitas vezes as pessoas pensam “ai não vou contratar nenhum maquilhador, isso é um luxo e vai fazer o mesmo que eu faço”. Não é bem assim. Dias não são dias e é claro que um maquilhador não vai fazer o mesmo trabalho que nós fazemos. Tenho a sensação de que a profissão de maquilhador é um pouco menosprezada, infelizmente. Beijinho boneca.

    • mickysantos Abril 4, 2013 às 10:31 pm #

      P’ra te ser sincera, enquanto a maquiagem tiver o estigma de ser só vaidade, de ser uma máscara que faz as pessoas serem falsas e de ser uma coisa inútil, os maquiadores vão continuar a ser menosprezados. É triste, mas é o que eu entendo por verdade. Obrigada pelo comentário, princesa 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem – Baile De Finalistas | Invicta Maquiagem - Junho 7, 2013

    […] isto for tudo informação a mais, podem sempre pensar em contratar um maquiador profissional. Sem querer desfazer mas já desfazendo, evitem aquela cabeleireira lá do quarteirão que por […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: