Perguntas E Respostas 16: Porque desidrata a pele?

12 Mar

A Ângela perguntou via e-mail:

Oi! Leio o teu blog muitas vezes, estou subscrita por e-mail e recebo os posts todos os dias. Surgiu-me uma dúvida recentemente, talvez me possas ajudar. Dizes sempre que a pele é um órgão e que precisamos de cuidar dela. Por exemplo, o coração e o fígado também são órgãos e não estamos sempre a tomar comprimidos para eles. Então porque é que temos que estar sempre a colocar creme? É só por estar exposta? Se sim, então porque é que só colocamos gotas nos olhos quando precisamos? Os olhos também estão expostos e também são órgãos…! Espero que a minha questão faça sentido e que não seja muito complicada de responder. Obrigada.

Perguntas & Respostas

Ângela,

Realmente, há questões mais fáceis, mas esta não é impossível de responder. Vamos por partes, começando por alguns conceitos básicos sobre a pele.

Sim, a pele é um órgão e, como órgão que é tem células. Estas células estão “coladas” umas às outras pela matriz intra-celular, que é mesmo uma espécie de cola. Para mantermos uma pele bonita e saudável precisamos garantir que as células e a tal “cola” estão em boas condições – para isso é preciso haver um equilíbrio entre a percentagem de água (que é o que mantém a matriz a funcionar e com bom aspecto) e de óleo (que é o que impede que a água evapore muito depressa, entre outras funções). Este é um equilíbrio delicado e que pode ser desregulado com muita facilidade porque a pele está sujeita a muitas variáveis como condições climatéricas (vento, frio, sol), hormonais (as hormonas regulam se a pele produz mais ou menos óleo, por exemplo), fumo, stress, poluição, álcool, dieta entre outras.

Os órgãos internos estão, em principio e se estivermos saudáveis, protegidos por vários elementos, entre os quais a primeira defesa do corpo humano que é precisamente a pele. Se a pele protege os outros órgãos, quem protege a pele? Pois bem, temos que ser nós, pela nossa própria vontade, a protegê-la. Quanto aos olhos, a questão faz todo o sentido! Afinal, são órgãos expostos às condições climatéricas e ambientais também! A questão é que não sofrem tanto com as variáveis que já mencionei e que a secreção que os mantém húmidos (e que reveste as lágrimas, por exemplo) é à base de proteínas e funciona de maneira totalmente diferente, não havendo propriamente um equilíbrio tão delicado a manter.

Espero ter explicado convenientemente e se restarem dúvidas, basta perguntar! Se eu não souber, vou pesquisar para ficar a saber e comunicar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: