Perguntas E Respostas 13: Idade De Usar Batom

15 Fev

A Maria Cidália perguntou por e-mail:

Boa tarde! Outro dia encontrei os seus artigos sobre maquilhagem para Senhoras que já passaram dos 40 e gostei muito. Quando eu era mais nova gostava muito de usar batons muito fortes, cor de rosa, vermelho, alaranjado, entre outros. Agora que cheguei aos 50, deixei-me dessas cores. Há alguma idade certa para que deixemos de lado as cores de batom mais ousadas? O que é o certo?

Perguntas & Respostas

Olá Maria Cidália! Obrigada pela sua questão. Outro dia, ia eu de carro, vi uma senhoras dos seus 70 anos, no seu fato de treino vermelho escarlate e sapatilhas, a fazer o que suponho ser a sua caminhada diária. Andava em passo acelerado, de dar inveja a muita gente com metade da idade dela – o que me chamou também a atenção foi o facto de ela estar a usar um batom vermelho, mas tão vermelho, mas tão vermelho que rivalizava com os sinais do trânsito. Fiquei encantada. Determinei naquele momento que, se eu lá chegar, quero ser como ela quando for mais velha.

Tudo isto para dizer que não há idade para usar batom colorido. É possível que haja uma idade para começar, não é toda a menina de 15 anos que usa batom vermelho com confiança, mas não há uma idade a partir da qual se deva parar de usar estas cores. Há algumas adaptações a fazer, é bem verdade, e vamos ver quais são:

  • O tom de pele tende a mudar com a idade, normalmente clareia. O que ficava bem quando tinha 20 anos pode ou não ficar bem quando se tem 50.  É precisa alguma atenção e rever se aquela cor realmente é indicada.
  • Os lábios mudam também. É normal que afinem e as rugas aparecem. Uma nova técnica de aplicação pode ser necessária. Falei disso no artigo sobre maquiagem depois dos 40 dedicado aos lábios.
  • Um batom com mais brilho pode rejuvenescer todo o aspecto da pessoa, mas tende a esborratar mais e a ficar nas pequenas linhas dos lábios. Porém, um batom matte endurece a expressão e pode dar um ar menos “fresco”. Uma textura intermédia pode ser o ideal e vale a pena passar uns momentos a mais na loja de maquiagem à procura do batom ideal.

Sei que já leu os meus outros artigos sobre maquiagem depois dos 40, mas ficam aqui as ligações, para o caso de precisar refrescar a memória: maquiagem de olhos e introdução e maquiagem de pele.

Para finalizar, deixo aqui uma inspiração. Helen Mirren, nascida em 1945 é uns bons anos mais velha do que a Maria Cidália. O facto desta actriz usar batom colorido com tanta graça e elegância prova que é possível fazê-lo, independentemente da idade, que não é mais do que um número e vai do como nos sentimos.

Helen Mirren

Helen Mirren

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: