Maquiagem – Habituar Ao Batom Colorido

17 Jan

A pedido (como eu amo pedidos!), venho hoje contar-vos sobre como se dão pequeninos passos para ganhar confiança para usar um batom de cor vibrante. Andar na rua e parar o trânsito ou fazer virar cabeças pode nem ser para toda a gente, mas se pensarmos nisso como o elogio que é, acreditem, fica mais fácil. Afinal, é bonito (como as minhas leitoras!) é para se ver.

Vermelho Mate Com Unhas A Combinar

Vermelho Mate Com Unhas A Combinar

Primeiro, aliás, primeiríssimo é manter os lábios em condições impecáveis. A esfoliação e hidratação são importantes, chamar a atenção para uns lábios menos do que perfeitos por descuido não é boa ideia e dá um ar envelhecido e desleixado. Claro que devemos cuidar sempre da pele dos lábios, mas agora é a altura ideal para começar.

Agora é escolher o batom a usar. O batom ideal deve ser bastante pigmentado (ter muita cor), deve ter o acabamento ideal (cremoso ou mate, como preferirem, mas bastante opaco e sem purpurina), deve ser de uma cor que vos faça feliz (independentemente de ficar bem ou mal, tem que vos deixar contente!) e deve ser de boa qualidade (se for mais caro, façam bem as contas, porque batom assim de cor forte dura muito mais do que os mais suaves). Voltando às cores, lembrem-se que a pele de tom amarelo pede uma cor mais quente e a pele rosada, uma cor mais fria. Assim que se encontre aquela cor que faz do mundo um lugar melhor – o batom tem esse poder – é mesmo esse que se deve usar.

Emma Stone... Acho eu! Será?

Emma Stone… Acho eu! Será?

Depois, é começar com passos pequeninos. “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, certo? O primeiro passo são os “lábios manchados” dos quais já falei mas que consistem em aplicar um bocadinho de batom no dedo e, depois, usar batidinhas leves para “manchar” os lábios. Assim que isso vos seja confortável e se habituem a usar esse look no dia-a-dia, passamos ao passo seguinte. O passo seguinte é misturar um bocado do batom com um gloss de que gostem mas que tenha pouca cor. Coloquem um pouquinho de batom nas costas da mão, coloquem um pouco de gloss mesmo ao lado e misturem com um pincel até ter um gloss colorido. Quanto mais batom, mais forte a cor do gloss. A receita é a mesma, usar até ser confortável.

Terceiro passo? É simples! Coragem nesta hora e toca a aplicar o batom directamente, sem misturas e sem paninhos quentes. Usar o pincel para dosear a cor, aplicando mais ou menos conforme for mais confortável vai ajudar. Com o tempo, em vez de “carregar” o pincel uma só vez e esbater a cor até ao infinito, já se usa mais um bocadinho e a cor já fica mais forte. Agora é ir por aí em diante, tendo o cuidado de suavizar as bordas para que não haja um contorno muito rígido.

Tantos batons tão lindos!

Tantos batons tão lindos!

Finalmente, a aplicação “de menina crescida”. Esta aplicação envolve lápis de lábios, a aplicação bem opaca do batom e a cor que vocês escolheram em toda a sua magnífica glória. Há um pequeno guia de aplicação para que a cor dure o dia todo que podem ver clicando aqui.

A dica extra que posso mencionar aqui é adaptar a restante maquiagem ao vosso batom colorido. Combinar o blush, não exagerar na sombra mas não esquecer a máscara de pestanas (cílios) e manter a pele bonita é sempre excelente ideia.

Ah, e é claro que se pode sempre começar com batons mais discretos e ir, progressivamente mudando para cores mais vibrantes como na imagem abaixo, cortesia da marca Brasileira Contém 1g. Isto é ideal para quem, além de querer uma cor chamativa, não está ainda habituada a usar batom; usa mais bálsamos e glosses (a eterna e épica batalha entre gloss e batom continua). Tem a desvantagem do investimento em vários batons, mas nada é perfeito!

Chegar Ao Vermelho De Acordo Com a Contém 1g

Chegar Ao Vermelho De Acordo Com a Contém 1g

Quanto aos comentários, acreditem que a maioria vai ser positiva. Aquele comentário negativo ocasional só pode vir de uma mulher invejosa ou de um homem que ainda não aprendeu a apreciar uma mulher bonita. Em ambos os casos, temo que a única solução seja ignorar e ter muita, muita paciência. Qualquer tom de pele, formato de rosto, formato e tamanho de lábios pode perfeitamente “aguentar” um vermelhão ou um rosa choque; o impedimento está nas nossas cabeças! E acreditem, usar batom de um tom forte vai só do hábito.

8 Respostas to “Maquiagem – Habituar Ao Batom Colorido”

  1. mmsf03 Janeiro 17, 2013 às 9:01 pm #

    Ai adorei este artigo! Vou seguir estes conselhos. Eu tenho um lipstain vermelho que é lindo mas tenho sempre a mania de esbater muito. Mas coragem, já não tenho 16 anos e temos que mudar um bocadinho de vez em quando. 🙂 Ao falares nos tons lembrei-me deste video: http://www.youtube.com/watch?v=jd_Qgcue3lU
    Obrigada pelo artigo!

    • mickysantos Janeiro 17, 2013 às 10:06 pm #

      Que bom que gostaste!!! O lip stain é uma excelente ideia. Eu não sou lá grande fã da Michelle Phan (blasfémia!) mas por acaso este video que mencionaste foi um bom trabalho da parte dela 🙂

      • mmsf03 Janeiro 17, 2013 às 10:30 pm #

        Eu gosto muito mais da irmã dela, faz cenas incriveis 😀 Vou seguir o conselho de comprar algumas cores… É uma das minhas felicidades, aqui podes comprar boas marcas por preços muito bons… E livros também… Eu depois dou-te o update da minha aventura com cores 🙂

      • mickysantos Janeiro 17, 2013 às 10:36 pm #

        Pois, é a vantagem de quem mora num país civilizado! Passo a vida a comprar livros pela Amazon.co.uk, os preços não têm nada a ver! Mas voltando aos batons, aí tens acesso a montanhas de Rimmel (que é uma marca que adoro) e também a Barry M, que tem coisas fantásticas. E Gosh, claro, que é quem fabrica o meu batom favorito do momento (Nougat, é um caramelo-pêssego). A Gosh há cá, mas se não estou em erro aí é muito mais em conta. Nem falo das marcas mais caras, claro! 🙂

      • mmsf03 Janeiro 28, 2013 às 12:31 pm #

        Rimmel e super barato mesmo!! Tenho comprado vernizes que secam em 60 segundos por 1£ 🙂 Olha comprei o Ruby Tuesday da Max Factor, estou apaixonada. Fica tao bem o tom 😀

      • mickysantos Janeiro 28, 2013 às 9:28 pm #

        Como eu gostava de ter Max Factor aqui… *suspiro*

  2. mmsf03 Janeiro 28, 2013 às 9:57 pm #

    Tens de me dar a tua morada que eu envio :p

Deixe uma Resposta

