Artigo De Opinião – Saldos E Consumismo

3 Jan

Saldos! Aquela hora na vida em que se entra numa loja e se vê um batom que custa 30€ por 8 ou 10€ e ou se agarra bem o porta-moedas ou ele fica completamente anoréctico. Pelo menos comigo, é assim!

Saldos!

Saldos!

Eu sei que não parece, mas eu até sou bastante comedida nas compras em época normal. Lá porque sou capaz de passar horas em perfumarias a experimentar e ver novidades, não quer dizer que as compre todas! Sou resistente a quase todo o tipo de tentação nesta área e as compras por impulso andam pela hora da morte (excepto noutro dia quando comprei uma paleta de azuis sabendo perfeitamente que não uso azul… mas era tão bonita!). De qualquer das maneiras, acho que os saldos são uma boa oportunidade para experimentar coisas novas e até marcas novas, para comprar um “tesouro”, um item que geralmente nem compraríamos mas que é bonito e gostaríamos de guardar. Sim, porque maquiagem também se pode coleccionar!

Quanto ao consumismo e ao “onde é que está a crise?” perante um shopping cheio, entra aqui a minha opinião (ainda mais) pessoal. Não é bom gastar além do que se pode, não é bom entrar em dívidas, é bom tentar chegar ao fim do mês com qualquer coisa para poupar se se puder. Por outro lado, também não se pode ser tanto à terra nem tanto ao mar. É bom para todos nós que o dinheiro circule; claro que com peso e medida. Ao circular, o dinheiro gera impostos (o que é bom a longo prazo para que os impostos não aumentem infinitamente), garantem postos de trabalho (se os comerciantes tiverem dinheiro já não precisam despedir ou despedir tanto) e o dinheiro não fica preso no banco a render mais para terceiros do que para nós mesmos.

Como eu já disse, não sou apologista de gastar às cegas, mas um miminho para nós próprios ou para quem gostamos de vez em quando é bem vindo, não acho que devamos ser escravos das notícias que ouvimos.

Tenho o dito, relembro que são as minhas opiniões e estão, naturalmente, abertas a debate! Gostava de ouvir o que vocês acham!

6 Respostas to “Artigo De Opinião – Saldos E Consumismo”

  1. mmsf03 Janeiro 10, 2013 às 9:44 pm #

    Acho que tens toda a razão. Gastar o que não temos não pode ser. Mas de vez em quando um miminho sabe tão bem e sobe a moral. Principalmente nesta altura em que aí em Portugal tudo está tão deprimente, comprar uma coisinha abrilhanta logo o mês.

    • mickysantos Janeiro 11, 2013 às 12:49 pm #

      Sim, é isso mesmo! 🙂

      Obrigada pelo comentário!

      • mmsf03 Janeiro 11, 2013 às 9:49 pm #

        Agora lembrei-me da Pepa quer uma mala. Anda tudo revoltado com isto e eu não consigo perceber. Ah se fosse um Iphone era tudo muito lindo, agora uma mala Chanel? Blasfémia! Enfim.
        De nada, aproveito para te dizer que ao ler alguns artigos já me deste uma boa ajuda 🙂

      • mickysantos Janeiro 12, 2013 às 12:19 pm #

        Eu comentei o assunto no Facebook. Parece que só porque está mau de dinheiro também não se pode sonhar! A miúda disse que ia poupar para comprar, nunca disse que a ia roubar! Caramba, eu também estou a poupar para viajar, isso não faz de mim má pessoa! Oh, as pessoas são pequeninas de espírito, é tão triste|

        Já dei? Que bom, fico mesmo feliz! Não sei se já reparaste, mas de vez em quando respondo a questões de leitores, por isso se tiveres alguma questão, não hesites 🙂

      • mmsf03 Janeiro 12, 2013 às 11:09 pm #

        Até no jornal da noite já deu.. Pelo menos há publicidade.. Eu ando a juntar dinheiro para coisas que realmente também não são de primeira necessidade.. Mas vão me fazer bem feliz 😀 Se estiveres com ideias de visitar o Reino Unido é só avisares que eu posso ajudar… No que toca à Irlanda pelo menos :p se quiseres ir a Londres tens que ir a Camden Lock, amei.. E tenho umas amigas a viver lá elas tmb te podem fazer um roteiro eheh

      • mickysantos Janeiro 13, 2013 às 2:42 pm #

        Eu adoro Londres!!! Agora realmente gostava de conhecer o resto do país! Ai, ai, tanto sonho! 🙂 Mas sonhar faz bem à alma! 😀

Deixe uma Resposta

