Artigo De Opinião – Photoshop

14 Dez

Não me vou alongar assim muito neste assunto, mas, sinceramente, ontem, em conversa com uma amiga (a linda Cynthia do Wine Woman Travel), surgiu este assunto e achei que me devia debruçar sobre ele e contar-vos um bocadinho sobre o que eu acho. Vou tentar restringir-me ao máximo ao mundo da beleza e nem ir de encontro ao mundo da moda, vamos lá ver como me saio. Vamos também ver que tal me saio com artigos mais pessoais aqui no blog.

Photoshop

Primeiro, há em mim duas partes com opiniões diferentes: há a pessoa em si e há a amante de maquiagem (claro, porque ninguém reparou que eu gosto de maquiagem).

A pessoa em si (em mim?) sabe que a edição de imagem existe, sabe que é usada à exaustão, sabe que acreditar em tudo o que vê é um grande erro e sabe que nunca na vida vai ser como as meninas que aparecem nas revistas: nem elas se parecem com elas mesmas! Fotografia, maquiagem, photoshop… é tudo ilusão de óptica, nada mais. A edição de imagem não me incomoda, de todo. Talvez quando serve para propaganda enganosa (máscara de pestanas é exactamente aquilo em que estou a pensar – até é ridículo). Aprendi a não me deixar influenciar, ou a deixar-me influenciar muitíssimo menos, pelo que vejo e pelo que as outras pessoas querem que eu ache bonito e “perfeito”. Não vou dizer que me estou nas tintas ou que não sou vaidosa, porque estaria a mentir descaradamente, mas estou em paz com a distinção entre vida real e “vida fotográfica”.

Natalie Portman em publicidade para máscara Dior, publicidade essa que foi banida pelo excesso de edição de imagem. Podem ver o comentário de quem retocou a foto que diz que foram usadas pestanas falsas e que depo

Natalie Portman em publicidade para máscara Dior, publicidade essa que foi banida pelo excesso de edição de imagem. Podem ver o comentário de quem retocou a foto que diz que foram usadas pestanas falsas e que depois na edição se pintou uma a uma.

Há assim alguma controvérsia sobre a mensagem que se passa às adolescentes com tanta fotografia editada. Eu entendo plenamente essa preocupação, o meu sonho de infância era ser a Naomi Campbell (motivos óbvios impediram o sonho de escola primária), mas, na minha opinião, mais vale ensinar as jovens a gostarem de si e a entenderem que o Mundo está cheio de coisas que não são verdades e que é preciso crescer e aprender a lidar com elas porque depois ninguém nos passa a mão pela cabeça pela nossa ingenuidade, do que estar a ensiná-las a odiar uma indústria. Estou a falar no feminino porque é mais comum falar-se disto em relecção às meninas, mas os rapazes também passam por isto, que eu sei!

Já a amante de maquiagem em mim, sente-se dividida. Por um lado, fica aborrecida quando a maquiagem teve tanta, mas tanta edição que já nem seria possível eventualmente copiar um determinado look por não existirem produtos com aquelas características  Por outro, fica feliz por saber que erros de maquiagem podem ser retocados posteriormente – isto é mesmo egoísta e mauzinho da minha parte, mas já é para ser sincera, então é para ser mesma.

Fim de conversa: não me incomoda minimamente, entendo perfeitamente que pode incomodar outras pessoas, mas acho que é algo com o qual não é impossível viver em harmonia. E vocês? O que acham? Contem-me tudinho!

Quero acrescentar que estas são as minhas opiniões pessoais. Não quero estar a pregar nem a dizer às pessoas o que devem pensar. É só a maneira como eu vejo as coisas e queria partilhar isso convosco que me seguem diariamente.

4 Respostas to “Artigo De Opinião – Photoshop”

  1. Cynthia Dezembro 14, 2012 às 2:39 pm #

    Obrigada querida, estou orgulhosa ser uma inspiração para ti! Mas, não explicas, a segunda foto está verdadeiramente muito bem retocada, ainda parece a Natalie Portman! 😉 Bom trabalho! beijinhos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Novidades – NARS Spring 2013 Color Collection « Invicta Maquiagem - Janeiro 15, 2013

    […] diferente e/ou emocionante. Mas pior mesmo foi a imagem promocional, que valeu comentários à edição excessiva da imagem e à suposta magreza da modelo. Também se questiona o vestido que parece bem estranho, […]

  2. Inspiração | Invicta Maquiagem - Junho 29, 2013

    […] foto acima tem assim toneladas de edição de fotografia, especialmente na pele, por isso vou apenas falar no blush extremamente leve num tom pêssego e na […]

Deixe uma Resposta

