Cuidados De Pele – Acne Parte II

11 Dez

Ontem já começamos com o tema, e eu prometi seguimento. Hoje continuamos a falar de acne.

Acne

Disse eu ontem que íamos falar de tipos de acne. Há dois grandes tipos, o não-inflamatório e o inflamatório. Dizemos que há acne inflamatória quando há mais do que 10 papúlas ou pústulas, sendo que se houver menos de 15 destas lesões é um caso ligeiro, entre 15 a 50 será um caso moderado e, com mais de 50, será um caso grave. Vou remeter-vos (outra vez, eu sei, eu sei) para o artigo sobre comedões e para o artigo sobre lesões secundárias para a eventualidade de alguma dúvida em termos de significado. Os tipos de acne são muitas vezes ligados, e com a sua justificação, à “gravidade” da situação. Assim, temos:

  • Grau I – Acne Comedogênica – apresenta todas as formas de comedões (ou seja, pontos negros e brancos), algumas pápulas (borbulhas) e raramente há pústulas (espinhas). É a acne não-inflamatória por excelência.
  • Grau II – Acne Papulopustulosa – comedões, papúlas e pústulas, mas tudo em moderação. Daqui em diante, todos os tipos são inflamatórios.
  • Grau III – Acne Noduloquística – É aqui que podem começar os problemas com cicatrizes. Neste grau além do que se apresenta no grau II, aparecem também nódulos e quistos.
  • Grau IV – Acne Conglobata – A tudo o que já se falou, juntam-se outras lesões ainda mais graves, sendo que todas as partes do corpo que têm glândulas sebáceas podem ser afectadas.
  • Grau V – Acne Fulminans – É muito raro, junta os graus III e IV e também causa reacções graves como febre, dores nas articulações e até alterações a nível de sangue.

Os tratamentos são diversos e dependem imenso do tipo de acne que se apresenta. Podem ser tópicos (para “colocar”) ou sistémicos (para tomar), mas o mais importante é sempre procurar acompanhamento médico. Salvo no grau I, não podemos esperar grandes melhoras, e melhoras duradouras, só com produtos cosméticos “comuns”. É mesmo preciso ajuda profissional e não há vergonha nenhuma em ir a um dermatologista – não é vaidade, é saúde!

Recentemente tem-se usado muito os tratamentos com retinoides, que reduzem a inflamação e e previnem a a formação de microcomedões que, como sabemos, dão origem a todas as outras lesões. Os efeitos secundários são a secura, a irritação e a fotosensibilidade. Vale lembrar que só se devem usar sob indicação médica e que não se deve usar nem durante o dia, nem durante a gravidez.

O dia-a-dia desta doença exige atenção, exige cuidados. Não basta tomar um comprimido mágico, não basta colocar o creme uma vez e pronto, acabou. Quem se quer livrar da acne precisa absolutamente de se comprometer com o tratamento que lhe foi prescrito e insistir, insistir, insistir. Pode-se usar base e corrector para esconder as lesões, contando que estes produtos sejam não-comedogénicos e que se preste atenção a se não há alergias.

Anúncios

3 Respostas to “Cuidados De Pele – Acne Parte II”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – 5 Mitos Da Acne | Invicta Maquiagem - Março 26, 2013

    […] vos disse muito do que sabia sobre acne (aqui a parte I e aqui a parte II), mas como sabem não resisto a quebrar alguns dos mitos comuns sobre a […]

  2. Cuidados De Pele – 7 Razões Para As Borbulhas Não Irem Embora | Invicta Maquiagem - Agosto 26, 2013

    […] aproveito para lembrar que mais informação sobre acne pode ser encontrada nos artigos Acne I, Acne II e Mitos Sobre […]

  3. Novidades – Photoderm AKN Mat SPF 30 / UVA 13 da Bioderma | Invicta Maquiagem - Agosto 28, 2013

    […] tem a pele oleosa  – para saber mais sobre acne, já referi esta semana, os artigos Acne Parte I e Acne Parte II bem como 5 Mitos Da Acne são muito modestamente recomendados por […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: