Cuidados De Pele – Pápulas, Pústulas, Nódulos e Quistos

4 Dez

Lembram-se de um certo e determinado artigo sobre comedões, pontos negros e pontos brancos? Pois bem, hoje venho esclarecer a diferença entre pápulas, pústulas, nódulos e quistos, também eles associados ao acne (ou à acne, como queiram. O feminino é o mais correcto, mas o masculino é o mais usado). Sim, é, eu sei, nestas coisas nem é bom pensar não vão elas lembrar-se de aparecer, mas o saber não ocupa lugar, não é?

https://i1.wp.com/dermapproved.com/blog/wp-content/uploads/2012/01/Acne-Scarring-Pimple.jpg

Pápulas – São as chamadas borbulhas, elevações vermelhas e que são frequentemente dolorosas, mas que nunca têm mais do que 1cm de diâmetro.

Pústulas – Chamam-lhes espinhas, são “borbulhas” com conteúdo purulento (pronto, aquela “cabecinha” branca) e que também não têm mais do que um 1cm de diâmetro.

Foi uma coisa que sempre me confundiu muito, mas mesmo muito. Tal pessoa tem borbulhas, não sei quem tem espinhas e durante tempos infinitos eu não entendia a o que era o quê. 

Nódulos – São pápulas com mais do que 1cm de diâmetro, dolorosos e por vezes até quentes ao toque mas sem nenhum tipo de drenagem.

Quistos – São nódulos com drenagem purulenta. Por “drenagem” entende-se uma espécie de líquido, de soro, que algumas lesões têm. Parecem estar sempre húmidas de alguma forma, por assim dizer.

Sei que o artigo de hoje foi tamanho mini, mas tudo isto está a ser para que fiquemos com referências para um futuro artigo mais completo sobre acne! Já o estou a preparar e vamos falar do que é, quem atinge, os diferentes graus e até alguns estudos e avanços da medicina.

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Pápulas, Pústulas, Nódulos e Quistos”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Acne Parte I « Invicta Maquiagem - Dezembro 10, 2012

    […] entupimento dos poros, que acaba por levar a comedões, pontos negros, pontos brancos e também borbulhas e espinhas, entre outros, e normalmente quem tem acne tem-no no rosto, pescoço, costas e peito. Fácil, […]

  2. Cuidados De Pele – Acne Parte II « Invicta Maquiagem - Dezembro 11, 2012

    […] grave. Vou remeter-vos (outra vez, eu sei, eu sei) para o artigo sobre comedões e para o artigo sobre lesões secundárias para a eventualidade de alguma dúvida em termos de significado. Os tipos de acne são muitas vezes […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: