Cuidados De Pele – Cieiro

3 Dez

Pronto, pronto, cieiro é uma palavra um pouco feiosa, mas queilite (o nome cientifico  também é. Pior mesmo que o nome, só mesmo a sensação de ter os lábios secos devido ao frio.

O famoso lip balm Eos

O famoso lip balm Eos

O ar frio em geral e o seco em particular nunca é bom para a pele, e se esse ar vier sob a forma de vento, ainda é  mais prejudicial porque é a forma segura de secar e desidratar a pele. Normalmente queixamo-nos mais de cieiro nos lábios e o mais normal é pegar no batom de cieiro que como o próprio nome indica serve para o propósito. É este o nosso assunto do dia.

O ar invernal não é a única causa para este desconforto, para estas pequenas fissuras nos lábios que são tão dolorosas e que podem chegar a sangrar. Outras causas são a água, a própria saliva, o álcool e até alguns batons. A pele seca é muitíssimo menos elástica e, como tal, ao falar, sorrir ou comer, sentimos a pele a repuxar e a querer rebentar.

O lip-balm, batom de cieiro, bálsamo labial ou simplesmente hidratante labial tem como função principal proteger e hidratar os lábios. Os ingredientes principais são ceras especiais e, como tal, são muito eficazes a isolar os agentes que agridem a pele e para dar conforto instantâneo, mais até do que a hidratar.

Há bálsamos em batom e em pote, sendo que os últimos são menos práticos porque exigem o uso do dedo ou de um pincel para aplicar, mas também costumam ser mais emolientes e mais eficazes. Há bálsamos com e sem cor, com mais ou menos brilho e nisso a preferência é puramente pessoal, assim como no sabor e aroma. É uma questão de experimentar, já que cada pessoa tem os seus gostos. Eu, pessoalmente, gosto dos da The Body Shop, do EOS, do Leti Balm (venda em Farmácias) e do (polémico) Carmex, mas só o de cereja (também em Farmácias).

O batom de cieiro ou produto para o mesmo efeito deve ser aplicado antes de sair de casa, antes de dormir e sempre que seja necessário. Não vicia, ao contrário do que se diz; antes, habituamo-nos ao conforto que nos dá. Quanto a maquiagem, enquanto sentirem cieiro, não recomendo o uso de batons matte, dado que podem secar ainda mais os lábios.

Já sabem, é proibido arrancar as pequenas peles que ficam nos lábios e esfoliar os lábios antes de os hidratar não é nada boa ideia! Usar o creme de rosto nos lábios também não é recomendável porque a pele dos mesmos é muito mais fininha e tem necessidades específicas.

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Cieiro”

  1. Daniela Ribeiro Dezembro 4, 2012 às 9:34 am #

    Bom artigo =) mas é tao bom tirar as peles =P quando nao se tem nada para fazer =P

    • mickysantos Dezembro 4, 2012 às 1:07 pm #

      O que não é nada bom são as consequências de fazer isso! 😛 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: