Álcool denat., ou seja, desnaturado, SD alcool, simplesmente álcool, etanol ou álcool etílico são nomes que vemos em muitos tipos de cosméticos e que, por vezes, pode até assustar um pouco. Vamos ver o que é, porque se usa e se é bom que o evitemos ou se é inócuo.
Primeiro, o álcool desnaturado. Este álcool é simplesmente álcool etílico normal ao qual foram adicionados componentes para o tornar muito amargo e é o mais comum em cosméticos. Porque ninguém quer ninguém a beber por exemplo perfume ou tonificante para fins recreativos (ou para outros fins quaisquer, vá) é necessário desencorajar o seu consumo humano. Claro que o facto de o álcool em bebidas pagar impostos mais altos que os cosméticos é também um incentivo grande para usar este tipo de álcool.
Porque o usamos? Por duas razões principais: (1) porque há ingredientes que só podem ser incluídos em produtos por nós usados se forem diluídos em solventes como o álcool e (2) para que o produto final evapore mais rapidamente não deixando um “filme” na pele.
A não ser que a pele seja seca ou sensível, o uso de uma quantidade pequena (10 a 15%) de álcool em produtos cosméticos não é grave e são percentagens dessa ordem que encontramos geralmente em tudo excepto tonificantes, fixadores para o cabelo (a “laca” ou espuma, por exemplo) e produtos anti-bacterianos. Caso a pele seja seca ou esteja desidratada, o uso de álcool pode ser prejudicial porque pode secar ainda mais a pele e caso seja ou esteja sensível, então pode ficar ainda mais sensibilizada.
Amei!!!
Obrigada, Mariana!!!