Cuidados De Pele – Cremes De pH Neutro

12 Nov

É comum vermos e ouvirmos falar de cremes que são publicitados como melhores e mais seguros por terem um pH neutro. Mas afinal o que é isto e é mesmo benéfico para a pele?

Vamos começar pelo começo e passando o pleonasmo como já é costume aqui no Invicta Maquiagem. Chama-se pH, não se chama PH, Ph, ph ou outra coisa qualquer, e é, em pouquíssimas palavras, a medida do quão ácido é um líquido. A 25ºC, um pH de 7 é neutro. Se um líquido tiver, a 25ºC, um pH menor do que 7, então é ácido; se tiver um pH maior do que 7 a 25ºC, então é básico/alcalino.

O corpo humano tenta sempre manter um equilibrio ou, pelo menos, uma constância e um padrão. Quando esse equilíbrio ou padrão é quebrado, aparece um problema de saúde. Na pele, porque é o maior orgão do corpo humano, quando aparece um desequilíbrio, aparece um problema de pele. Isto também é verdade quando se mexe com o pH: uma pele demasiado ácida ou demasiado alcalina (seja por motivos intrínsecos – vindos de “dentro”- ou extrínceco – vindo dos produtos que lhe colocamos) abre a porta a problemas como pele demasido seca, acne inflamada, infecções fúngicas e bacterianas entre outros. A título de exemplo, um produto alcalino que usamos na pele é o sabão/sabonete e um produto ácido seria algo como o ácido hialurónico.

Assim, temos todo o interesse em, salvo indicação específica ou ingrediente específico, manter um pH bom para a pele. O que acontece é que o pH natural de uma pele saudável de um humano adulto não é neutro! Não é neutro no sentido de que não é 7 a 25ºC. O pH natural de uma pele saudável de um humano adulto é entre 4.5 e 6.5.

Quando vemos um produto que se diz de pH neutro, não é que ele nos faça mal porque 7 não é tão drasticamente diferente de 6.5 ou mesmo 5 ou assim; a questão é não convém pensar que um creme ou gel de banho ou seja o que for é automaticamente melhor porque tem um pH neutro! Há outras variantes a considerar na escolha de um produto de beleza ou higiene, mas, claro, é sempre uma mais-valia  ter a certeza que o produto não será demasiado agressivo pelo menos em termos de acidez.

Anúncios

4 Respostas to “Cuidados De Pele – Cremes De pH Neutro”

  1. Paulo Vasco Novembro 12, 2012 às 4:25 pm #

    Como é hábito: adorei!

    • mickysantos Novembro 12, 2012 às 5:10 pm #

      Obrigada, Paulo 🙂 Fico contente de poder contar sempre com os seus comentários 🙂

      • Paulo Vasco Novembro 12, 2012 às 5:49 pm #

        Não tem que agradecer. Eu é que muito gosto em até aqui vir aprender.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Pele Negra | Invicta Maquiagem - Junho 17, 2013

    […] de pele escura se queixam de pele demasiado oleosa ou pele demasiado seca. O facto de a pele negra ter um pH diferente da caucasiana também não ajuda, porque a verdade é que a maioria dos produtos de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: