Cuidados De Pele – Formas Farmacêuticas

5 Nov

Afinal de contas, qual é a diferença entre uma pomada, um creme, uma loção, um gel e uma emulsão? Fica a referência.

Creme – Creme é uma mistura estável entre uma fase (parte) aquosa (ou seja, à base de água) e uma fase oleosa (ou seja, à base de óleo). São de viscosidade (“espessura”) média e porque a quantidade de água é significativa, são facilmente laváveis com água. O toque é agradável e não deixa muito resíduo.

Emulsão – É uma mistura estável entre água e óleo. Como sabemos, água e óleo geralmente não se misturam, e, como tal, para que isso aconteça, é necessário que seja adicionado algo à preparação para que a água e o óleo se misturem de maneira estável e mais ou menos permanente. Há muitas formas de emulsão, mas a definição geral é a mesma. A emulsão pode ser mais ou menos líquida, conforme.

Gel– Um gel é uma matriz de água que está dentro de um polímero. O polímero é um gelificante como agar ou uma gelatina especial que é evaporada rapidamente, ficando na pele um filme muito fino que quase não se sente. Assim, assegura-se que o princípio activo do gel é absorvido.

Loção – Uma loção é, por poucas palavras, um creme muito ligeiro, muito “fininho”, com uma composição muito mais rica em água do que em óleo e, claro, mais ainda em comparação com os cremes ditos “regulares”.

Pomada – Pasta espessa, opaca, que demora a ser absorvida e necessita de algum agente como um sabão ou sabonete para ser retirada totalmente da pele. A base das pomadas é geralmente untuosa (oleosa), sendo que é comum que esta base seja a vaselina ou a parafina. É raro encontrar pomadas nos cosméticos mais comuns do dia-a-dia; geralmente estão reservadas para fins mais medicinais por assim dizer. Ou seja, geralmente encontramos pomadas como veículos de medicamentos próprios para um determinado problema de pele mais específico.

Regra geral, um produto é posto à disposição numa ou noutra forma dependendo de como quem fabricou e testou o produto acha que ele vai resultar melhor e penetrar melhor na pele.

Anúncios

5 Respostas to “Cuidados De Pele – Formas Farmacêuticas”

  1. Paulo Vasco Novembro 6, 2012 às 10:49 pm #

    Adoro este tipo de artigos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Emolientes e Adstringentes « Invicta Maquiagem - Novembro 6, 2012

    […] o que quero dizer. Como esta semana já começou um pouquinho mais “técnica” com a explicação de formas farmacêuticas ontem (aqui), achei por bem seguir este fio condutor. Acreditem, é muito […]

  2. Perguntas & Respostas #5: Cabelo No Gloss « Invicta Maquiagem - Novembro 16, 2012

    […] tipo, os meus favoritos são Glossy Full Couleur da Makeup Forever (MUFE). São glosses em textura gel, diferentes dos outros e fluídos, além de terem um aroma levemente mentolado e darem uma […]

  3. Cuidados De Pele – Hidratante Skin Balancing Invisible Finish Moisture Gel – Paula’s Choice « Invicta Maquiagem - Janeiro 21, 2013

    […] é um hidratante diário para a pele normal, mista e oleosa. Esta formulação é um gel à base de silicone – de muito silicone – e não contém SPF. Foi feito para estimular […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: