Maquiagem – Maquiar Outras Pessoas

12 Out

É um bocadinho inevitável: quando se gosta de maquiagem e se tem algum jeito para o assunto, esta ou aquela amiga acaba sempre por pedir que a maquiemos para uma saída ou ocasião especial. Contudo, há algumas coisas a ter em conta! Este post não pretende transformar ninguém num maquiador profissional, apenas dar umas dicas para que tudo corra bem!


Primeiro, é preciso ver se a pessoa já tem alguma maquiagem no rosto ou se a pele está limpa a hidratada. Idealmente, a pele deve estar limpa e deve ter sido aplicado um hidratante adequado ao tipo de pele. Falando em tipo de pele, saber o tipo de pele da vossa amiga, perguntando-lhe para confirmar, ajuda e muito a seleccionar os produtos que vemos usar. Por exemplo, se ela tiver a pele seca, estamos mais à vontade para usar produtos em creme e iluminadores; se ela tiver a pele oleosa, podemos apostar nos produtos de longa duração ou em pó.

Depois, o melhor a fazer é fazer a aplicação da maquiagem de olhos primeiro! É que, assim, se algo correr mal e for preciso limpar ou se algum pó mais escuro cair, não se esteve a “perder tempo” com a maquiagem da pele só para depois ter que se refazer a mesma. Assim, há alguns cuidados que vale a pena mencionar.

As cores que nos ficam bem a nós e o estilo de maquiagem que nos fica bem a nós podem não ser as cores e o estilo que ficam bem à nossa amiga. Olhem bem para ela, procurem em revistas modelos com o mesmo tipo de rosto, olhos e cor de pele para ver o que melhor fica. A isso chama-se pesquisa e recolher inspiração!

Se as sombras e pincéis não pertencem à nossa amiga mas sim a nós ou a outra qualquer pessoa, há preocupações de higiene a ter em conta. Uma garrafinha de spray com álcool é o ideal para vaporizar as sombras de maneira a limpá-las. Eu disse vaporizar, não disse encharcar! O álcool seca rapidamente e depois podemos usar o produto. Isto serve também para blushes em pó e para sombras e blushes em creme. Já os pincéis devem ser lavados com água e champô e ser deixados a secar da noite anterior.

A máscara e todos os produtos que tenham um aplicador acoplado (eyeliner, por exemplo) devem ser os pertencentes a quem maquiam. É a maneira segura e higiénica mais simples. Isto é muito importante para evitar a transmissão de bactérias, vírus e infecções em geral. Acreditem, uma maquiagem linda não vale uma vida de preocupações e arrependimento por não se terem tomado os cuidados de higiene. No caso de lápis, a ponta pode ser mergulhada em álcool, os lápis afiados e, depois, passados por álcool novamente.

Passando à maquiagem da pele e começando logo pela base: é normal pensarmos que outra pessoa tem o mesmo tom de pele do que nós quando, na verdade, não é o caso. Mesmo que tenham quase a certeza absoluta de que a base é a indicada para a pessoa, testem antes. Há algumas dicas sobre como experimentar base aqui e que podem ser úteis! O mesmo vale, claro está, para o corrector. Aplicar com um pincel ou esponja é mais profissional e, na minha opinião, até dá mais jeito quando se trata de aplicar em outra pessoa.

Finalmente, chegando aos lábios! O batom pode e deve ser limpo com um lencinho de papel antes e depois da aplicação se não pertencer à maquiada. Aplicar com um pincel pode ser boa ideia se a cor for forte porque a precisão que temos ao aplicar em nós mesmos nunca é igual à que temos ao aplicar em outra pessoa. Já o gloss, à semelhança da máscara da qual já falei, deve também pertencer a quem está a ser maquilhado.

Espero que estas dicas tornem a sessão de maquiagem entre amigas mais divertida e mais segura!

Sinto que me estou a esquecer de algo. Quem dá uma ajudinha?

Anúncios

3 Respostas to “Maquiagem – Maquiar Outras Pessoas”

  1. Jackeline Monteiro Outubro 14, 2012 às 2:38 pm #

    Não sou maquiadora profissional, mas já “salvei” muitas amigas fazendo uma maquiagem para uma ocasião especial. Mas sempre peço para trazerem a base e o pó delas, pois o tom de pele é diferente. Sou muito branquinha e minhas amigas morenas, Mas o restante do material prefiro usar o meu. Obrigada pelas dicas.Bjs

    • mickysantos Outubro 14, 2012 às 7:37 pm #

      Fico contente por poder ajudar! 🙂

  2. Tauana Borges Fevereiro 15, 2014 às 6:36 am #

    Muitoo bom!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: