Outubro – Mês Da Prevenção Do Cancro Da Mama

2 Out

Nada a ver com o tema habitual daqui do blog, mas quero mesmo muito falar deste assunto. Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama. É um cancro que mata muito por todo o mundo. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. São motivos mais do suficientes para tocar no assunto e até escrever em cor-de-rosa, cor que simboliza a prevenção desta doença.

Não me quero alongar muito. Quero só e apenas pedir-vos que se informem e que ajudem a informar todos os que conhecem. Cancro da mama pode aparecer a qualquer pessoa: a mulheres, a homens, a jovens, a pessoas de idade mais avançada, de qualquer raça, de qualquer religião. 

O Auto Exame Da Mama

O Auto Exame Da Mama

O auto-exame da mama é de extrema importância. Quando o cancro é detectado a tempo, é possível sobreviver e com qualidade de vida! A imagem acima pode ser clicada para ficar um pouquinho maior e mostra os passos para se realizar o auto-exame de que vos falo.

Para mais informações, consultem os muitos recursos disponíveis na internet de fontes seguras como a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Lembrem-se de cuidar de vocês mesmos e de relembrar as pessoas que vos estão próximas! Eu sei que as coisas não estão fáceis e que nem toda a gente pode doar dinheiro para as pesquisas para a cura deste autêntico flagelo, para tratamentos e para tornar mais confortável a vida das pessoas que sofrem com o cancro de mama. Mas todos, sem excepção, podemos doar um momento de atenção, uma palavra, um bocadinho de tempo para nos informarmos.

Uma outra sugestão é que dado que o cor-de-rosa é a cor desta luta, proponho a quem quiser que use, pelo menos um dia neste mês, algo cor-de-rosa: uma camisa, uma gravata, uma blusa, um vestido, um verniz, um batom, um anel… De cada vez que olharem ao espelho, lembrem-se desta causa tão importante e de todas as pessoas que, não raras vezes por falta de informação, não foram a tempo de detectar os sinais a tempo.

Anúncios

5 Respostas to “Outubro – Mês Da Prevenção Do Cancro Da Mama”

  1. Paulo Vasco Outubro 2, 2012 às 1:30 pm #

    Excelente iniciativa.
    Partilhei a imagem no website destinado aos meus alunos http://profpaulovasco.weebly.com (espero conseguir concretizar o projeto!).
    Se possível, pode indicar-me o link da imagem?
    Obrigado.

    • mickysantos Outubro 2, 2012 às 6:39 pm #

      Olá Paulo! Obrigada. Estou mesmo agora a dar uma vista de olhos pelo seu site. O projecto parece-me fantástico! Se eu puder colaborar em alguma coisa, conte comigo! Ajudar a educar é sempre uma tarefa nobre. Encontrei a imagem aqui: http://www.portalvr.com/saude/dicas.php

      Espero que lhe seja útil! Achei a imagem e o texto simples e os desenhos agradáveis 🙂

      • Paulo Vasco Outubro 5, 2012 às 6:20 pm #

        Micky muitoooooooooooo obrigado.
        O tempo é um pouco escasso para o projeto, sobretudo estando eu a lecionar mat5 e 6 (novos programas) e cn6 (cujo programa adoro!). Como ensino num meio que não se destaca pela motivação para o estudo, assim como por parte da direção a motivação para o desenvolvimento de projetos destes é, em meu entender, nula (pelo menos muitíssimo diferente da que sempre tive em Manteigas, Trancoso e Seia; sendo que em nenhuma delas a mesma tivesse sido nula), é difícil abranger as diferentes áreas. Mas vou fazendo-o aos poucos. Admito estar a dar prioridade a matemática 5 porque, felizmente, tenho uma turma que colabora neste tipo de iniciativa. Por outro lado, penso que com os trabalhos que vou propondo, a aprendizagem da matemática torna-se mais apetecível. Muito trabalho do género efetuei em Seia mas no moodle e por mail. Assim, num website, sempre posso apoiar/estimular alunos que não tenham, por exemplo, explicador.
        Aceito de muito bom grado, a sua colaboração. Posso dizer-lhe que na turma F do 6º ano, por exemplo, na aula passada falei da sua máscara de mel com aspirina.
        Abraço enorme e renovo o meu mto obrigado.
        Por aqui continuarei a comentar, com o registo no wordpress mas estou no http://desilusao.weebly.com (o meu wordpress é um “backup” do meu antigo blogspot)

Trackbacks/Pingbacks

  1. The Red Lippy Project – Prevenção Do HPV | Invicta Maquiagem - Junho 14, 2013

    […] estivermos de boa saúde. Exactamente por isso é que já falei aqui do virus da Sida (Aids) e do Cancro da Mama além de, claro,  várias doenças de pele. Hoje falo-vos do HPV, um vírus que em última […]

  2. Outubro, mês Internacional da luta contra o cancro da mama | Invicta Maquiagem - Outubro 1, 2013

    […] Ano passado falei sobre este tipo de cancro  e até mostrei uma imagem sobre como podemos fazer o auto-exame – sim, podemos, homens e mulheres, de qualquer idade, de qualquer raça, de qualquer credo! Isto porque o cancro de mama pode bater à porta de qualquer um e quando o cancro surge, não afecta só a vida da pessoa doente, afecta a vida de todos quantos gostam dessa pessoa. É muito comum, não é uma doença rara que só dá aos outros, não é algo que se faz por merecer nem é uma maldição – é algo a que todos estamos sujeitos. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: