Cuidados De Pele – Produtos Anti-Bacterianos

25 Set

Ah, o som da controvérsia! Se por um lado são bons e úteis, por outro lado o abuso dos produtos anti-bacterianos por colocar um perigo para a saúde de todos nós.

Bactérias

Bactérias

Primeiro é preciso saber o que é exactamente um produto anti-bacteriano. De maneira simples, chama-se produto anti-bacteriano a qualquer produto que destrua ou iniba (impeça) o crescimento de bactérias. Onde são usados? São usado em tudo! Desde produtos para limpar o chão a produtos para limpar o rosto! Claro que são tipos diferentes e em concentrações diferentes, mas são anti-bacterianos na mesma. O que nos interessa aqui no blog são produtos para usar na pele, por isso é nesses que nos vamos focar.

O propósito de usar produtos anti-bacterianos no rosto é, regra geral, combater as bactérias que causam acne. A acne é causada pela oleosidade na pele e também pelo excesso de bactérias na mesma. Sem uma ou sem outra, não há acne. A questão principal é que a nossa pele tem bactérias próprias, que são boas para a pele. Quando usamos um produto anti-bacteriano acabamos com as bactérias más, mas também com as boas. Acabar com as bactérias más que ajudam a criar acne é bom, mas o maior perigo de acabar com as bactérias na nossa pele é que acabamos sempre com as boas também e assim abrimos espaço para que bactérias potencialmente prejudiciais tenham mais espaço livre para crescer. Muitas vezes as bactérias más para a nossa pele são mais resistentes do que as boas e, como tal, podem perfeitamente voltar mais depressa para a nossa pele depois de usarmos um anti-bacteriano.

Além do que já referi, é preciso que nos lembremos que o uso sistemático e excessivo de anti-bacterianos acelera também a evolução natural das bactérias, contribuindo em muito para que as bactérias se tornem mais e mais resistentes a tudo e mais alguma coisa. A conclusão aqui não é que os produtos anti-bacterianos são maus: é que devemos ter alguma moderação e bom senso. Bactérias são coisas normais, coisas do dia-a-dia e se algumas fazem mal, outras são boas (o caso do iogurte e da “flora normal” do nosso organismo). Enfim, os anti-bacterianos são produtos a usar só mesmo em caso de necessidade e nunca indiscriminadamente e por hábito.

Anúncios

7 Respostas to “Cuidados De Pele – Produtos Anti-Bacterianos”

  1. Jackeline Monteiro Setembro 25, 2012 às 1:37 pm #

    Eu não sabia que o uso em excesso era prejudicial. Ótimas dicas. bjs

  2. Paulo Vasco Setembro 25, 2012 às 7:13 pm #

    Excelente artigo.
    Há quase 20 anos atrás, sem saber e exagerando da limpeza e utilização destes produtos, desenvolvi uma das piores formas de acne: o nódulo cístico. Por isso, apelo aos leitores especial atenção para o conteúdo do post.

    • mickysantos Setembro 25, 2012 às 7:22 pm #

      Paulo! Já tínhamos saudades suas por aqui! Fico imensamente contente que tenha gostado do artigo. Acho que as pessoas não se apercebem do quão errada é a limpeza excessiva. Viver numa “bolha” não é bom para ninguém. Claro que a higiene é importante, mas tudo o que é demais, é moléstia como se diz! 🙂

      • Paulo Vasco Outubro 6, 2012 às 11:30 am #

        Eu estou sempre por aqui: recebo a newsletter do blogue 🙂
        Abraço

Trackbacks/Pingbacks

  1. Perguntas & Respostas #4: O Dia-a-Dia Da Pele Oleosa « Invicta Maquiagem - Outubro 29, 2012

    […] e, a não ser que seja recomendado pelo médico, não se deve usar um produto anti-bacteriano (aqui falo sobre o porquê). Claro que quem use maquiagem, deve retirá-la antes de lavar o […]

  2. Cuidados De Pele – Álcool Denat. « Invicta Maquiagem - Novembro 27, 2012

    […] tudo excepto tonificantes, fixadores para o cabelo (a “laca” ou espuma, por exemplo) e produtos anti-bacterianos. Caso a pele seja seca ou esteja desidratada, o uso de álcool pode ser prejudicial porque pode […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: