Perguntas & Respostas #1: Ordem De Aplicação

24 Set

Mais uma rubrica novinha em folha aqui no Invicta Maquiagem! Estão a gostar das novidades? Espero que sim! Tenho recebido alguma questões por e-mail e pelo Facebook e resolvi que era muito melhor responder aqui, onde toda a gente com dúvidas semelhantes pudesse ver. Estes vão ser artigos curtinhos, talvez repitam um bocadinho algum tema que já tenhamos abordado, mas tenho certeza que vão ajudar muitas pessoas com dúvidas por aí. Se tiverem dúvidas, perguntem! Tenho todo o gosto em responder a questões de maquiagem ou cuidados de pele. Vamos a isso?

A Joana perguntou via Facebook:

Olá Micky! Tenho uma dúvida. Falas de séruns e cremes… Li os teus posts, mas o que eu não percebo muito bem é qual a ordem pela qual devo aplicar os produtos. Há alguma “ciência”? Como pegar num produto e saber quando o devo aplicar? Obrigada!

E eu respondo:

Olá Joana! Obrigada por leres o Invicta Maquiagem tão atentamente. Com tantos e tantos tipos de produtos, por vezes pode ser um bocadinho confuso entrar numa perfumaria e saber exactamente como usar aquilo em que pegamos. Realmente há, sim, uma espécie de ciência. Regra geral, o produto com a consistência mais fininha deve ser aplicado primeiro. Normalmente, o produto menos espesso é o sérum, seguido do creme (de dia ou de noite) e, por fim, o protector solar. A não esquecer é o facto de que se vamos usar creme sem protecção solar e queremos aplicar protecção solar por cima, devemos deixar absorver completamente o creme antes de aplicar o protector solar.

Assim, da próxima vez que surgir esta dúvida, lembram-se: os produtos menos consistentes, vão primeiro. Os mais consistentes, vão por último! Fácil, não é?

5 Respostas to “Perguntas & Respostas #1: Ordem De Aplicação”

  1. Filomena Setembro 24, 2012 às 12:38 pm #

    Neste sentido, se quiser usar um primer com o meu BB cream, qual coloco primeiro?
    De memória, a consistência parece-me idêntica…
    Gostei da noção da consistência como referência para a ordem de aplicação ;o)

    • mickysantos Setembro 24, 2012 às 12:59 pm #

      Olá Filomena! O primer é, traduzindo, um primário. Alguns ajudam a melhor o aspecto da pele mas todos têm como propósito principal ajudar a fixar o cosmético com cor (base, BB cream). Assim, só faz sentido usar o primer por baixo da base ou BB cream. É uma daquelas coisas em que o senso comum super toda e qualquer ciência que possamos aplicar. A questão é que a maioria das formulações de BB cream serve de primer também dado a quantidade de silicone e outros fixantes. A não ser que sintas necessidade absoluta de um primer, não vejo grande razão para usares um com o teu BB cream. Já agora, qual estás a usar? 🙂

      • Filomena Setembro 25, 2012 às 1:13 pm #

        Actualmente estou a usar o da Garnier, mas acho que não tem efeito de primer. Ao fim da manhã já não tenho nada.
        Quando este acabar vou experimentar outro diferente.

      • mickysantos Setembro 25, 2012 às 6:32 pm #

        Eu não gosto nada do BB cream da Garnier. Sim, são só 10€, mas tem-se aquilo pelo qual se paga neste caso. Não me parece um bom produto, de todo! O da Vichy está para sair assim como o da L’Oreal, que me parecem escolhas de longe melhores (embora ainda não tenha experimentado nenhum dos dois). O da Sleek parece-me bom, apesar de cobrir bastante. O da Clinique e o da Estee Lauder são muito bons, mas bem mais caros.

      • Filomena Setembro 25, 2012 às 11:11 pm #

        Concordo sobre o BB cream da Garnier, é fraquinho.
        Gostei das sugestões ;o)

Deixe uma Resposta

