Conversar Sobre Maquiagem 2 – Bárbara Brandão

14 Set

Para esta segunda entrevista convidei a Bárbara Brandão. A Bárbara é maquiadora profissional aqui na área do Porto e tem muito trabalho para mostrar. Desde noivas (muitas noivas!), publicidade, celebridades entre outros tipos de trabalho, parece que a Bárbara já fez quase de um tudo.

É uma pessoa inteligente, simpática e profissional. Tanto a Bárbara como eu esperamos que gostem desta entrevista e que nos dêm as vossas opiniões.

A Bárbara Brandão a trabalhar!

A Bárbara Brandão a trabalhar!

Olá Bárbara! Obrigada por teres aceite estar à conversa comigo e com os meus leitores. Sempre que posso, visito o teu blog e fico de olho no teu trabalho que, sinceramente admiro imenso. Então as “Extreme Makeovers” que fazes às noivas são de cair para o lado como se diz.

Quando é que se apercebeste de que o que gostavas mesmo era de maquiagem e de que ser maquiadora é uma opção de carreira?

O meu percurso é um pouco diferente. Eu comecei a estudar artes aos 14 anos, estudei pintura na Faculdade de Belas Artes mas cedo percebi que não era aquilo que queria fazer. Entretanto, nesta altura, fiz um workshop de caracterização assim totalmente ao acaso. A minha prima estava na organização, não tinham muitos participantes e eu decidi ir e adorei! Foi aí que descobri que podia enveredar por esta profissão, senti que tinha uma apetência especial para maquilhagem e caracterização. Não pensei duas vezes, saí da faculdade e fui estudar maquilhagem.

Podias falar-nos um pouquinho sobre a tua formação e o teu percurso profissional?

Entretanto fiz um curso, que hoje vejo que foi uma má aposta, que não me preparou para o trabalho. Sentia enormes dificuldades nas sessões fotográficas pois o meu conhecimento era muito limitado. Fui então tirar o curso da Antónia Rosa em Lisboa que superou todas as minhas expectativas e onde aprendi muito. Desde aí, e sempre que tenho oportunidade, vou fazendo formações na área da maquilhagem e caracterização porque aprendo sempre muito.

Começar a trabalhar foi difícil, numa altura em que não havia youtube, não havia facebook, eu não tinha contacto com os fotógrafos mas com o tempo fui-me afirmando, o meu trabalho foi falando por si e hoje já tenho clientes fiéis.

Então e marcas favoritas, tens? O que é que as distingue das demais?

Marcas favoritas? Pergunta difícil… eu gosto de escolher o melhor de cada marca, há algumas com as quais me identifico mais como a Sleek por ter imensa variedade de cores e preços acessíveis. Neste momento utilizo as bases da Revlon apesar de sempre ter preferido Chanel. Na Inglot sei que sempre que entro na loja me vou perder, na MAC idem idem, aspas aspas. Tenho um especial fascínio pela marca YSL, admito…

Há algum produto de maquiagem (seja um produto em particular ou apenas um tipo de produto) que aches que não dá para não ter?

Um produto imprescindível… podem ser dois? Corrector e máscara de pestanas. Para mim não faz sentido usar maquilhagem sem corrigir a zona das olheiras e as manchinhas do rosto, não é obrigatório usar base mas do corrector não abdico. E a máscara é o que nos vai dar um ar mais desperto, torna os olhos mais bonitos e levanta o olhar.

A dica ou truque de maquiagem mais útil de todo o sempre é….?

A melhor dica que eu dou às minhas clientes é que é imprescindível cuidar da pele, limpar o rosto e hidratar todos os dias! Por incrível que pareça há imensas mulheres que dormem sem retirar a maquilhagem, que não hidratam a pele e depois a pele claro que não tem bom aspecto, claro que a maquilhagem não fica perfeita. A primeira coisa que faço quando maquilho alguém é passar o dedo e sentir a textura da pele e só por aí vejo quais as suas necessidades e tento dar o que ela precisa.

Conta-nos um história engraçada, curiosa ou interessante que te tenha acontecido a cada uma e que envolva, de algum modo, maquiagem.

Como podes imaginar tenho imensas histórias para contar mas o que me deixa mais feliz é ir a casa das minhas noivas no dia do teste, sentir o olhar de estranheza delas porque eu não me maquilho e tenho um ar desleixado, quase que as ouço a pensar “é esta??” mas no final do teste, depois de conversar, depois de nos rirmos, depois de se verem bonitas isso passa e elas entregam-se completamente nas minhas mãos. Tenho muita sorte com as noivas que maquilho pois praticamente todas me dão carta branca.

Uma vez num teste de noiva esqueci-me dos pincéis em casa. Apanhei um susto, senti-me desastrada, estava a 5m e tinha tempo de os ir buscar mas resolvi rir-me da situação e aceitei o desafio. E consegui fazer a maquilhagem sem pincéis.

Mais algum comentário ou mensagens que queiras aqui deixar a quem, como tu e como eu, tenha uma paixão pela maquiagem e queira torná-la numa carreira?

Eu tenho imensos conselhos para dar a quem quer trabalhar nesta área, ainda há algum tempo escrevi um post no meu blog sobre a parte negativa desta profissão, mas como é óbvio tem muita coisa boa. É muito compensador fazer o que gostamos.

Basicamente aconselho quem quer começar a trabalhar nesta área a investir na formação. E quando falo em formação falo em formação a sério, com profissionais com anos de experiência, com conhecimento do que estão a ensinar, que realmente trabalhem na área. Hoje em dia já existem boas opções…

E depois é ir praticando, tentar encontrar as pessoas certas porque a partir do momento em que estás na equipa certa as coisas começam a acontecer. Temos de tentar manter sempre a mente livre, não olhar para os lados porque hoje em dia a concorrência é imensa, e tentar dar sempre o melhor de nós.

Obrigada, Bárbara! Fiquei muito feliz por teres aceite o meu convite. Adorei ter-te por cá. Quanto a quem nos lê, peço que nos deixem os vossos comentários e que não se esqueçam de visitar o blog da Bárbara e a sua página no Facebook

Deixe uma Resposta

