Cuidados De Pele – Métodos De Depilação Não Definitiva

3 Set

A vasta maioria de nós já ouviu falar sobre todos estes métodos, mas resolvi escrever este artigo como uma espécie de referência, não vá ser o caso de precisarmos dele no futuro.  Hoje falo de métodos de remoção de pêlo que não são para sempre, ou de longa duração. Falo de métodos cujos resultados duram entre 1 dia a 4 semanas.

Lâmina

Lâmina

Lâmina – é, possivelmente, o método mais conhecido. A lâmina corta o pêlo à superfície da pele e, quando este cresce, parece sempre mais grosso: há pessoas nas quais o pêlo realmente fica mais grosso e forte, mas em outras é apenas ilusão de óptica dado que o pêlo é cortado num corte recto. Para evitar pelos encravados, podem cortar o pelo no sentido do crescimento do mesmo (apesar de isso afectar o proximidade do corte e a suavidade da pele no final) ou, então, usar uma lâmina que tenha só mesmo uma lâmina (as que têm quatro, cinco e por aí em diante esfoliam demasiado a pele e sensibilizam-na, tornando-a mais propensa a pêlos encravados. A verdade é que, mesmo com mais lâminas, não passamos o aparelho menos vezes na pele). Para ajudar ao processo e evitar cortes, espumas específicas ou um bocadinho de condicionador do cabelo na zona a depilar ajudam imensamente. Dura pouco tempo, mas é rápida, barata e indolor quando bem efectuada.

Aplicação de Creme Depilatório

Aplicação de Creme Depilatório

Cremes – Confesso que é o método que uso em “emergências”. Os químicos destes produtos destroem o pêlo e fazem com que este caia facilmente quando o produto é retirado. Apesar da possibilidade de alergias, é um método conveniente e rápido. O creme tem sempre um aromar peculiar e as instruções têm mesmo que ser respeitadas completamente, para evitar manchas, queimaduras e outros desconfortos.

Bandas de Cera Fria

Bandas de Cera Fria

Cera Fria – Já vem em bandas, arranca o pelo e é dolorosa. Não é recomendada para pele sensível e, quando mal aplicada, pode criar pelos encravados. Para evitarem isso, esfreguem as mãos uma na outra com as bandas no meio, separem ambas as folhas e apliquem, alisando a pele por baixo no sentido do crescimento do pêlo. Respirem fundo, puxem e rezem para partir o mínimo de pêlos possível! Podem gritar, eu deixo. Os resultados duram 2 as 4 semanas.

Roll On de Cera Semi-Fria

Roll On de Cera Semi-Fria

Cera Semi-Fria – É geralmente vendida em roll-on que é aquecido. Se não se usar uma máquina especial, é preciso ter cuidado para não aquecer a cera em demasia. Depois, basta aplicar em áreas não demasiado grandes, tendo o cuidado de o fazer no sentido do crescimento do pêlo. Com uma banda especial para o efeito, alisem no mesmo sentido e puxem no sentido contrário. Doi menos do que a cera fria e dura mais ou menos o mesmo tempo. Pessoas com pele sensível e problemas de circulação (varizes, derrames, etc.), devem evitar este método.

Cera quente no recipiente de aquecimento

Cera quente no recipiente de aquecimento

Cera Quente – O calor da cera aplicada no sentido do crescimento do pêlo ajuda a que este saia mais facilmente e com menos dor. É preciso todo o cuidado para não aquecer a cera em demasia, mas os resultados duram 4 semanas ou mais. É a mais indicada para zonas sensíveis (rosto, virilhas). É o único tipo de cera que deve ser utilizado em zonas com pele flácida.

Máquina Eléctrica

Máquina Eléctrica

Máquina Eléctrica – Basicamente consiste num rolo com pequenas pinças que arrancam os pelos. É doloroso e pode deixar hematomas (negras, pisaduras). É higiénico e conveniente, podendo até ser rápida em mãos experientes. Há modelos com um componente que deve ficar no congelador para que o frio atenue a dor. A maneira mais fácil de ajudar a depilação com máquina a ser mais suportável é puxar a pele para que esta fique bem esticada.

Amanhã veremos alguns métodos de remoção do pêlo de forma permanente ou de longa duração.

Anúncios

4 Respostas to “Cuidados De Pele – Métodos De Depilação Não Definitiva”

  1. Maria Setembro 3, 2012 às 4:21 pm #

    Gostei do post ❤

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Pêlos Encravados | Invicta Maquiagem - Maio 21, 2013

    […] o pêlo é mais grosso, nomeadamente barba (nos homens, claro), virilhas e axilas. Geralmente a depilação por cera ou lâmina agrava o problema, o que faz todo o sentido se formos ver porque é que o pêlo […]

  2. Cuidados De Pele – Creme Depilatório | Invicta Maquiagem - Agosto 27, 2013

    […] ao corpo a não ser que seja explicitamente dito o contrário no rótulo. Este é um método de depilação não definitiva, indolor e com resultados que duram entre 3 a 5 dias. Outro benefício é que removem o pêlo um […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: