Cuidados De Pele – Pele Hormonal

27 Ago

É um assunto um bocadinho delicado e até admito que a descrição e o decoro tomaram parte na escolha do título. Hoje falamos sobre como lidar com a pele que está a sofrer com alterações hormonais  bruscas (seja devido “àquela altura do mês”, tratamentos de fertilidade, stress…). Este artigo diz especialmente respeito às mulheres, já que flutuações das hormonas sexuais nos homens não são tão frequentes.

Já sabemos que a beleza vem de dentro, e a beleza da pele vem literalmente de dentro: do que comemos. Com as flutuações hormonais vêm os “apetites” – aquela vontade de comer chocolate, de comer comida de plástico com molho de papel… Vocês sabem muito bem como é! Apesar de eu também gostar de guloseimas e lambarices  (se gosto!), quando o corpo já não se sente na melhor forma, estar a ingerir coisas que não são as melhores para o nosso bem estar não vai ajudar nada. Eu sei que não dá vontade, mas façam um esforço por comer frutas e legumes variados e em quantidade adequada, beber água suficiente e evitar o excesso de sal e açúcar. É mesmo muito importante para a pele!

Relaxar e tentar pausar para nos mimarmos também é importante. Uma máscara boa, um momento de descanso, uma noite bem dormida também fazem maravilhas pela pele e valem o esforço extra que às vezes temos de fazer para tratar de nós mesmas.

Depois é preciso ver exactamente o que as flutuações hormonais nos fazem. Deixam a pele seca? Desidratada? Ou mais oleosa? Com borbulhas? Mais vermelha?

Se a pele vos parece mais seca, primeiro determinem se está mesmo seca ou apenas desidratada.  Para abreviar, a pele seca tem falta de óleo, a pele desidratada tem falta de água: se a pele parece brilhante mas ainda assim repuxa ou está desconfortável, então está desidratada. Para a pele seca, um creme ou máscara com óleos na sua composição é o ideal. Para a pele desidratada, um creme hidratante de boa qualidade e que seja “oil-free” é a escolha acertada.

Se, por outro lado, a pele estiver a “armar-se” em oleosa e a dificultar-vos a vida, uma máscara de argila (própria para pele oleosa) vai ajudar se o caso for mesmo de necessidade extrema. Outras dicas são munirem-se de papelinhos absorventes de oleosidade e não irem a lado nenhum sem eles e/ou usarem o truque do leite de magnésia. Quanto a hidratantes, usem, mas usem um oil free que também seja matificante.

Para quem esteja a ter problemas com borbulhas, recomendo um stick com propriedades secantes. Gosto do Tea Tree Blemish Gel da The Body Shop e recomendo-o! Já sabem, nada de tentar rebentar ou espremer as borbulhas – não queremos marcas.

Quando as nossas hormonas não estão nos melhores dias, nós também não. Estamos mais sensíveis e é perfeitamente normal que um produto com o qual até nos damos bem deixe de funcionar ou provoque reacções às quais não estávamos habituadas. Neste caso, parar de usar o produto pode ser o ideal. Contudo, experimentar produtos novos nestas ocasiões não é aconselhável já que o resultado pode ser influenciado pela condição da pele.

Adoro os vossos comentários e respondo a todos! Já sabem, dúvidas, sugestões, opiniões, recomendações de produtos a testar… Estou sempre pronta para dois dedinhos (e bem mais!) de conversa convosco!

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Pele Hormonal”

  1. Filomena Agosto 27, 2012 às 10:28 am #

    Acho que o meu caso é mesmo das borbulhas a assinalar as flutuações hormonais, fora isso não noto grande alteração na pele.

    • mickysantos Agosto 27, 2012 às 10:35 am #

      Cada corpo funciona de modo diferente, mas acho que é sempre bom termos ideias sobre o que fazer nestas alturas 🙂 Obrigada por comentares!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: