Maquiagem – Lidar Com Sardas

24 Ago

Há quem adore, há quem odeie, mas todos concordam: as sardas podem causar um bocadinho de dúvidas quando é hora de aplicar a base. É mais fácil do que parece!

maquiagem maquilhagem freckles pin-up vintage

Claro que primeiro é preciso saber se querem esconder as sardas ou não. Eu gosto de ver, acho bonito e tenho pena de que as minhas sejam poucas e claras. Contudo, acho mesmo que cada pessoa é que sabe o que quer e há opções para todos os gostos.

Para quem queira assumir as sardas, o ideal é um creme hidratante com cor (gosto do You Rebel da Benefit ou o Studio Moisture Tint da MAC) ou uma base de cobertura leve (a Skin Finish da Bobbi Brown da qual falei ontem), de modo a uniformizar apenas um pouco o tom de pele entre as sardas. De seguida, com um bom corrector, podem corrigir alguma vermelhidão, imperfeição, olheiras ou até mesmo clarear uma sarda que seja mais escura do que as demais ou que pareça “fora de sítio”. O creme hidratante pode ser aplicado com as mãos, mas a base, ainda que de cobertura ligeira, deve ser aplicada com um pincel. O corrector tem mesmo de ser aplicado com um pincel apropriado e não demasiado grande para um maior controlo. Claro que esbater bem todos os produtos para não haver linhas demarcadas é de extrema importância. Podem usar um pó com pouca cor, se virem que é necessário para matificar a pele, mas evitem usar um produto quando não for necessário.

Para quem queira um meio termo, ou seja, esbater as sardas e não as eliminar completamente, pode usar uma base de cobertura média (a minha base favorita de todos os tempos é a Studio Tech da Mac, e vou recomendá-la. Infelizmente sou alérgica a esta base e não a posso usar, apesar de a idolatrar), ou então usarem uma base leve como o que falamos acima e usar um pouco de corrector bem esbatido apenas no centro da face. A verdade é que a maioria das pessoas olha para nós de frente e difundindo as sardas no centro (frente) do rosto, o efeito visual de quem olha para nós é equivalente a não esconder todas as sardas.

Para esconder tudo (por favor, reconsiderem!!!), a solução é mesmo uma base HD (a base HD da Makeup Forever, por exemplo) ou de cobertura total (a Rich Liquid da Illamasqua cobre positivamente tudo!), com um bom corrector para cobrir o que a base não conseguir esconder e, para fixar tudo e garantir que nada se move, um pó.

Dúvidas? Sugestões? Comentem! Adoro comentários!

7 Respostas to “Maquiagem – Lidar Com Sardas”

  1. Daniela Mendes Agosto 24, 2012 às 10:24 am #

    ola ola, finalmente um artigo de sardas. Seja bem vindo Sr. Artigo!!!!!! Sim, porque eu tenho sardas, e há dias em que gosto e outros que nem tanto, mas não sou radical. Uso sempre uma base média que deixa sempre ver as minhas sardas. Não tenho vergonha nenhuma!!!! Obrigada pelo artigo e continuação de boas “maquiagens”. Beijinhos

    • mickysantos Agosto 24, 2012 às 10:46 am #

      Obrigada pelo simpático comentário, Daniela! Acho ter sardas tão lindo!!!

  2. Catarina Elias Julho 20, 2013 às 8:33 am #

    Por vezes sinto-me a única pessoa no mundo que não gosta das suas próprias sardas… Mas não faço nada para as eliminar ou esconder, a base que uso disfarça um pouco mas continuam a ver-se de longe! 🙂

    Aproveito para te agradecer pelo óptimo trabalho que fazes, sempre adorei maquiagem mas nunca tinha “percebido” muito até ter conhecido este blog. Está tudo explicado com simplicidade e clareza e falas de assuntos que é raro referir. Obrigada!

    • mickysantos Julho 20, 2013 às 3:28 pm #

      Não, não és a única a não gostar das tuas sardas. É das tais coisas, nem sempre gostamos de tudo o que temos 🙂 Por exemplo, uma das minhas melhores amigas tem os lábios cheios, nada de exageros, mas mais sobre o cheio. Ela não gosta muito, e no entanto maior parte das mulheres quer ter os lábios mais preenchidos!

      Eu é que agradeço por leres e participares. Comentários como o teu deixam-me sempre felicíssima! Tento que este blog seja diferente dos demais e é bom saber que estou a conseguir 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Inspiração « Invicta Maquiagem - Outubro 7, 2012

    […] e penteadas mas são baste claras. É uma tendência que confesso gostar imenso! Depois, as sardas. As sardas que vêm aqui não são propriamente da modelo, foram “feitas” com maquiagem – […]

  2. Inspiração « Invicta Maquiagem - Janeiro 20, 2013

    […] nada complicada, mas eu acho-a bem bonitinha. Primeiro há uma base mesmo muito leve, como aliás recomendo a quem tenha sardas como esta  modelo. A pele foi “aquecida” com um nadinha de nada de blush pêssego ou […]

  3. Inspiração | Invicta Maquiagem - Julho 20, 2013

    […] no Invicta Maquiagem já falei sobre como lidar com as sardas do ponto de vista da maquiagem e acreditem que não é nenhum bicho de sete cabeças! De resto, a pele da modelo na fotografia tem […]

Deixe uma Resposta

